Objetivo: Explicar que viver com moderação e simplicidade exige de nós uma consciência moral. Fazem parte dessa consciência alguns valores como humildade, equilíbrio, desapego e solidariedade. Também conceitos como economia e ecologia.
1 – O homem deve evitar os excessos de todo gênero.
2 – A simplicidade deve reger nossas vidas. É importante ajuntar virtudes no nosso espírito.
3 – Jesus deixou-nos exemplos de simplicidade e moderação.
4 – O uso dos bens terrenos é um direito de todos nós.
1° Momento: Página, Prece e Passe
Página de livro de abertura – GOTAS DE ESPERANÇA (um evangelizando lê) – nome sorteado na caixinha.
Prece
Passe
2º Momento: Caça palavras para descobrir o tema da aula.
Significado de Moderação: Comportamento ou característica de quem evita excessos, comedimento, prudência. Ação ou efeito de moderar, de atenuar, de diminuir o efeito de algo. Atitude de continuar na medida exata.
3° Momento: Leitura das questões 713 e 714 de “O livro dos Espíritos”
Após a leitura fazer a reflexão para que os evangelizandos compreendam que cabe a cada um de nós evitarmos os excessos de todo gênero.
Esclarecer que a simplicidade e a moderação ajudam-nos a ser mais felizes, pois são virtudes que nos permitem estar contentes com o que temos, selecionar os nossos hábitos e pensamentos, ter a tranquilidade da certeza de um futuro sempre melhor.
Lembrar que Jesus foi simples e moderado, desde o seu nascimento na manjedoura e que, por ser moderado, sabia como se aproximar dos que sofriam e dos que necessitavam de atenção.
Ressaltar que temos direito de usufruir dos bens terrenos, mas sempre com simplicidade e moderação, para evitarmos malefícios para a nossa saúde, para a sociedade e para a natureza.
4º Momento: Vídeo CONSUMO RESPONSÁVEL
Conversar sobre o que eles entenderam sobre o vídeo.
5º Momento: Dinâmica caça ao tesouro
Objetivo: Encontrar o verdadeiro tesouro para a humanidade.
Participantes: Máximo 10 alunos.
Tempo Estimado: Indeterminado
Material: Bilhetes (frases), copo de plástico, maça, lápis de escrever e papel, relógio de mesa ou de pulso (simples), manta, cadeira, vaso pequeno com planta, vassoura, sabonete liquido (ou em barra), luminária de mesa, Bíblia.
Descrição: O Evangelizador deverá, previamente, distribuir os objetos e substâncias na sala de aula e esconder as frases (dobradas em forma de bilhetes) debaixo deles.
Depois deverá fazer a seguinte explicação: " Nem sempre valorizamos objetos e substâncias de pequeno valor que contribuem para a manutenção da nossa existência aqui na Terra e atendem as nossas necessidades, a maioria dos indivíduos querem adquirir coisas de grande valor, pois desejam ter prestígio social e ficar ricos. No entanto, aqueles que pensam assim, comentem um grande equívoco. A riqueza material é passageira e o verdadeiro tesouro não é este.
Hoje vamos descobrir qual é o verdadeiro tesouro e o que realmente possui valor; para isto vocês deverão seguir algumas pistas.
"Neste momento, o Evangelizador sorteia um evangelizando para tentar encontrar o objeto ou substância e diz para ele a primeira pista (frase 1). Depois que o evangelizando encontrar, deve entregar a frase que estava escondida para um outro colega que será sorteado, e logo em seguida, deverá seguir o mesmo procedimento do anterior e assim sucessivamente, até que o último encontre o verdadeiro tesouro.
Obs.1: Se o evangelizando estiver longe do objeto ou da substância, o Evangelizador deverá dizer que está "frio", se estiver se aproximando, deverá dizer que está "morno", e se estiver bem próximo, deverá dizer que está "quente".
Obs.2: Coloque os objetos e substâncias distribuídos em cima do armário, das mesas , das cadeiras e no chão.
Pistas:Frase 1 - Este recipiente permite receber a água fluidificada. (Frase 2 - escondida debaixo do copo)
Frase 2 - Este elemento fortalece seu corpo físico. (Frase 3 - escondida debaixo de uma maça)
Frase 3 - Estes materiais permitiram a psicografia de Chico Xavier. (Frase 4 - escondida debaixo do papel, junto ao lápis de escrever)
Frase 4 - Este objeto ajuda a contar o tempo e ter disciplina. (Frase 5- escondida debaixo do relógio de pulso)
Frase 5 - Este material o protege do frio. (Frase 6 - escondida no meio de uma manta)
Frase 6 - Este objeto permite que você descanse. (Frase 7 - Escondida embaixo do pé da cadeira)
Frase 7 - Este elemento absorve gás carbônico e libera o oxigênio (Frase 8 - escondida embaixo do pequeno vaso de planta)
Frase 8 - Esta objeto ajuda a manter o local limpo (Frase 9 - escondida atrás da vassoura)
Frase 9 - Esta substância permite eliminar as sujeiras do nosso corpo. (Frase 10 - escondida debaixo do sabonete)
Frase 10 - Este objeto ilumina a nossa vida (Frase 11 - escondida debaixo da luminária de mesa)
Frase 11 - Olhe para baixo: Você encontrou o verdadeiro tesouro! (A Bíblia deve estar embaixo da luminária)Neste momento, você acende a luz da luminária e lê o trecho da Bíblia que está em 2 Timóteo 3:16: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver".
Comentário final: (...) A única riqueza verdadeira (tesouro verdadeiro) do homem é a que reside no patrimônio dos seus conhecimentos espirituais, aliados à prática da Lei do Amor e do Bem, sobre a face da Terra (1). A maior riqueza é aquela que se acumula no bem praticado (2). Fortuna, de modo algum, será apenas metal ou papel amoedado. É, sobretudo, valor do espírito, bênção da alma, luz do coração (3). Chegará o momento em que te surpreenderás mais rico que todos os ricos da Terra, porquanto entesourarás no próprio coração a eterna felicidade que verte do amor de Deus (4).(Fonte: 1 - Ação, Vida e Luz. A única riqueza. Espírito Emmanuel. Psicografado por Chico Xavier/ 2 - Viajores da luz. Domingos Pignatari. Psicografado por Chico Xavier / 3 - Endereços da paz. Ricos. Espírito André Luiz. Psicografado por Chico Xavier/ 4 - O Espírito da Verdade. Riqueza e felicidade. Espírito Emmanuel. Psicografado por Chico Xavier)(Baseada em autor desconhecido)
6º Momento: Aconteceu comigo...
Uma caixinha conterá o nome de todos os evangelizandos presentes no dia, e será sorteado o nome de um evangelizando. Eles contarão uma situação difícil ou uma situação em que ele agiu de acordo com os ensinamentos da aula. E conversaremos sobre o acontecido, reforçando no final sempre a importância de agirmos como Jesus agiria.
Música para a prece
Prece Final