segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Lei de Progresso - Esforço

Começamos a aula mostrando figuras de carros, roupas, pessoas, moradias de épocas diferentes.











Depois questionamos: O que vocês notaram que aconteceu? São todos iguais? Piorou ou melhorou? Por que? Fizemos com que chegassem a conclusão de que melhorou porque houve progresso. Perguntamos: Qual o nome que se dá a este progresso? Fomos dialogando para que chegassem a conclusão de que esse é o Progresso intelectual. 

Mantendo a mesma forma de diálogo, perguntamos que outro tipo de progresso também é necessário, fomos conversando, relembrando outras aulas até chegarmos a resposta: Progresso moral. Pedimos para darem exemplos: ajudar ao próximo, ir à evangelização, dividir os brinquedos, ser educado (palavras mágicas), cuidar dos animais e plantas, não falar coisas feias...

Aplicamos a atividade da escada, que eles adoram, desenhamos uma escada, com Jesus no alto e um boneco de cada lado da escada.



Pedimos que tirassem de uma caixa, um evangelizando de cada vez, um papel com uma atitude/situação. De acordo com a situação o boneco subia um degrau ou ficava parado. Segue abaixo as situações que foram utilizadas:

VOCÊ RESPONDEU MAL A SUA MÃE
FIQUE PARADO

VOCÊ PARTICIPA DO CULTO DO EVANGELHO NO LAR
SUBA UM DEGRAU

VOCÊ AJUDOU UM CEGO A ATRAVESSAR A RUA
SUBA UM DEGRAU

VOCÊ DEIXOU DE ESCOVAR OS DENTES DEPOIS DA REFEIÇÃO
FIQUE PARADO

VOCÊ TOMOU BANHO DIREITO E RÁPIDO, SEM DESPERDIÇAR ÁGUA
SUBA UM DEGRAU

VOCÊ EMPRESTOU SEU MATERIAL PARA O COLEGA QUE NÃO TINHA
SUBA UM DEGRAU

VOCÊ CUIDOU E CONSERVOU O LIVRO QUE PEGOU EMPRESTADO NA BIBLIOTECA MEIMEI
SUBA UM DEGRAU

VOCÊ ESPEROU O SINAL VERDE PARA ATRAVESSAR A RUA
SUBA UM DEGRAU

VOCÊ AVANÇOU O SINAL E QUASE FOI ATROPELADO
FIQUE PARADO

VOCÊ ESTAVA NERVOSO E DEU UM GRITO COM SEU IRMÃO
FIQUE PARADO

VOCÊ FEZ SUA LIÇÃO COM CAPRICHO
SUBA UM DEGRAU

VOCÊ AJUDOU SUA MÃE NA LIMPEZA DA CASA
SUBA UM DEGRAU

VOCÊ NÃO ARRUMOU SUA CAMA
FIQUE PARADO

VOCÊ RESPEITOU SEU PROFESSOR E AGUARDOU SUA VEZ PARA FALAR
SUBA UM DEGRAU

VOCÊ QUER SER FELIZ E ESTÁ SE ESFORÇANDO PARA MELHORAR SEU COMPORTAMENTO
SUBA UM DEGRAU

VOCÊ APRENDEU A LIÇÃO E VAI AJUDAR O COLEGA QUE ESTÁ COM DIFICULDADE
SUBA UM DEGRAU

VOCÊ PARTICIPOU DA LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA
SUBA UM DEGRAU

VOCÊ NÃO REVIDOU A OFENSA QUE O COLEGA TE FEZ
SUBA UM DEGRAU

VOCÊ ACEITOU A PROVOCAÇÃO DO COLEGA E PARTIU PARA BRIGA
FIQUE PARADO

VOCÊ COMEU SEM ANTES LAVAR AS MÃOS
FIQUE PARADO

VOCÊ DESPERDIÇOU O LANCHE
FIQUE PARADO

VOCÊ CONTROLOU SUA VONTADE E NÃO RESPONDEU MAL AO COLEGA
SUBA UM DEGRAU

VOCÊ CONTROLA O HORÁRIO E PROCURA SEMPRE CHEGAR CEDO À AULA
SUBA UM DEGRAU

VOCÊ AGRADECE A DEUS PELA SUA VIDA, PELA SUA SAÚDE
SUBA UM DEGRAU

VOCÊ PROCURA BRINCAR SÓ COM COISAS BOAS
SUBA UM DEGRAU

VOCÊ PROCURA VIGIAR SEUS PENSAMENTOS E TROCAR SEMPRE OS MAUS PENSAMENTOS PELOS BONS
SUBA UM DEGRAU

VOCÊ RESPEITA OS MAIS VELHOS
SUBA UM DEGRAU

VOCÊ PARTICIPA DAS AULAS COM INTERESSE E RESPEITO
SUBA UM DEGRAU

VOCÊ SEMPRE ESQUECE DE FAZER A PRECE ANTES DE DORMIR
FIQUE PARADO

VOCÊ RESPEITA A NATUREZA
SUBA UM DEGRAU

Como estávamos com sete evangelizandos em sala, optamos por não dividi-los em dois grupos. Fizemos um  semicírculo e cada evangelizando por vez tirou da caixa uma situação e moveu um boneco, a cada rodada o evangelizando movia um boneco diferente.









Conversamos sobre o progresso, explicando que cada um progride no seu tempo, e no final, todos tem o mesmo destino: a perfeição e a felicidade. 



A nossa evolução e a velocidade com que nos melhoramos depende muito do esforço que fazemos para modificar as nossas atitudes e os nossos pensamentos. Evolui mais rápido quem se esforça mais para praticar o bem sempre. Quem escolhe praticar o mal, fica parado, não progride, não evolui. Essa atividade dá uma noção muito boa de evolução para os pequenos, pois conseguem visualizar como a prática do bem nos ajuda a evoluir.

Para finalizar, entregamos 1/2 folha de papel A4 com um coração e pedimos que desenhassem atitudes que simbolizassem progresso intelectual e/ou moral (coisas que eles já façam ou que passarão a fazer). Nossa turma adora desenhar!







segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Atividade: Disciplina com Amor - 2º Ciclo (9/10 anos)

A Deise Nunes aplicou a seguinte atividade para fixação do tema Disciplina com Amor.

Disponibilizou para os evangelizandos estrelas e pegadas, fixou um cartaz na parede com a imagem de uma família, foi citando algumas situações do dia a dia para que individualmente avaliassem se já haviam aprendido (realizavam sem dificuldade) ou se estavam em processo de aprendizagem (ainda tinham dificuldade para realizar). No primeiro caso, colavam uma estrela no cartaz, e no segundo, as pegadas (que ela cortou em formato de coração).

O cartaz ficou assim:

  
Exemplos de situações:Faço minhas lições de casa; Coloco a roupa suja no local apropriado; Durmo no horário determinado por meus pais; etc.

Disciplina com Amor - Chico Xavier

A Deise Nunes, evangelizadora do 2º Ciclo (9-10 anos), optou por trabalhar a passagem da vida do nosso querido Chico Xavier com Emmanuel.




Para ilustrar a história, ela utilizou figuras, vejam abaixo:





Segue abaixo o texto tirado de "O Consolador"

Chico Xavier e a disciplina

Educar é ensinar hábitos salutares e dignificantes.  

Sabedor disso, Emmanuel, mentor espiritual do saudoso Chico Xavier, na primeira conversa que manteve com esse extraordinário médium espírita, exigiu três procedimentos que ele deveria seguir regiamente. 

Chico, para cumprir esse pedido, perguntou ao amigo.  

– Emmanuel, qual é o primeiro dos procedimentos?   

Resposta: Disciplina.  

Chico passou a policiar seus pensamentos para evitar os deslizes comuns do ser humano. 

Passado algum tempo, perguntou novamente. 

– Emmanuel, a primeira eu já me conscientizei dela. Vou procurar segui-la. Qual é o segundo procedimento? 

Resposta. Disciplina. Chico não discutiu. Aumentou sua vigilância no tocante ao pensamento.  

Após longo tempo, voltou a perguntar:

– Qual é o terceiro procedimento? 

Resposta: Disciplina. 

Concluiu Chico que a luz divina que deveria iluminar seus dons era a disciplina como fator e procedimento imprescindíveis para que ele pudesse trabalhar na divulgação do Cristianismo à luz da Doutrina Espírita sob a orientação de Emmanuel.

Disciplina com Amor

Ao longo do ano, temos Momentos de Convervência, que é quando trabalhamos o mesmo tema em todos os setores do DIJ (Berçário, Evangelização Infantil, Mocidade e Família), como em nossa casa temos também o ESDE e o EADE que acontecem no mesmo horário que as atividades do DIJ, esses cursos também adotam o mesmo tema para o estudo.

Iniciamos nossa aula verificando qual o entendimento dos evangelizandos em relação à palavra “disciplina”.


Explicamos que a disciplina é um ato de amor conosco. Quando somos crianças, os adultos que convivem conosco nos ajudam a desenvolver a disciplina, criando rotinas que nos ajudam a organizar melhor o nosso tempo e a agirmos sempre da melhor forma para que nos sintamos bem e para que o ambiente onde estivermos funcione da melhor forma.

Para que entendessem melhor, contamos a história do Pedrinho e do Toninho, dois amigos que têm a mesma idade, moram na mesma rua, estudam na mesma escola, mas a rotina do Pedrinho é bem diferente da do Toninho, o Pedrinho é muito disciplinado com seus horários, compromissos e atitudes. Já o Toninho, não se importa muito com nada que faz. Vamos ver como é o dia deles? 

Usando figuras, mostramos como acontece a rotina diária de cada um.


Todos os dias o Pedrinho acorda cedo, lava o seu rosto, toma um delicioso café da manhã e depois vai brincar com seus amigos. Enquanto isso o Toninho continua dormindo.



Por volta das 10hs, Pedrinho vai para casa, toma seu banho e assiste um pouco de TV. É nessa hora que Toninho acorda, ainda cheio de sono escova os dentes e vai direto jogar videogame.



Ao meio-dia, Pedrinho almoça, escova os dentes, se arruma e vai para o colégio, mas Toninho continua ligado no videogame. A aula começa uma hora, e Pedrinho chega sempre no horário na escola, já o Toninho, almoça depressa e vai correndo para a escola, chegando sempre atrasado. 



Na sala, os amigos também se comportam de forma diferente, Pedrinho presta atenção na aula e faz todos os trabalhinhos que a professora passa. Toninho passa a aula toda fazendo bagunça e perturbando os outros colegas.
Voltam para casa juntos e quando eles chegam, Pedrinho toma banho e logo faz a lição de casa, aproveitando tudo que aprendeu naquele dia e que ainda está bem fresquinho na memória. E o Toninho? Bem, o Toninho liga o computador e vai jogar.



Quando são oito horas, Pedrinho janta e escova os dentes, Toninho, contrariado, toma um banho, come alguma bobagem e com dificuldade tenta fazer a lição de casa, tem que ser tudo bem rápido para poder voltar a jogar. 
Dez horas Pedrinho se prepara para dormir, faz sua prece e dorme. Toninho fica jogando até adormecer diante do computador.



Perguntamos: Quem vocês acham que aproveitou melhor o dia? Por quê? 

Comparamos as opções dos dois amigos e refletimos com eles, mostrando que a disciplina é muito importante para a nossa evolução espiritual. 

Com a ajuda dos evangelizandos, fomos colando as figuras, enquanto refletimos, no final a ilustração da nossa história ficou assim: 



Explicamos que enquanto somos pequenos, nós temos o papai, a mamãe, a vovó, ou seja, uma pessoa adulta, que nos ajuda para que possamos criar uma rotina com disciplina, por isso é tão importante seguirmos as orientações que recebemos deles, assim vamos habituando-nos a sermos disciplinados. Como somos espíritos que trazemos muitas imperfeições de outras vidas, temos a tendência de nos acomodarmos e continuarmos repetindo os mesmos hábitos e erros das vidas passadas. A disciplina nos ajuda a nos orientarmos melhor em nossas vidas e nos ajuda a nos sentirmos mais seguros. Ela nos ajuda a vencer nossas imperfeições, fazendo aparecer as nossas qualidades morais, aprimorando o nosso espírito.

Precisamos lembrar que é nossa família que nos ensina com amor, muitas vezes precisamos fazer coisas que não gostamos mas que são necessárias para o nosso bem: ir a escola, escovar os dentes, tomar banho, vir à evangelização. Mas com a ajuda da nossa família que tanto nos ama, nosso aprendizado fica bem mais fácil.

Utilizamos um Jogo da Memória como forma de fixar o aprendizado.

Finalizamos a aula com Desenho Livre, nossa turminha adora desenhar e pintar.

Desenho Livre - Disciplina com Amor

Entregamos a cada evangelizando ½ folha A4 com a figura abaixo para que desenhassem dentro do coração uma atitude que já realizam diariamente e que demonstre a disciplina com amor.





Jogo da Memória - Disciplina com Amor

Para a atividade do Jogo da Memória, imprimimos as figuras abaixo:






Colamos em E.V.A. para ficar bem firme e cortamos:






Antes de começarem a jogar, mostramos cada par e falamos sobre cada atitude, correspondentes à disciplina ou à falta de disciplina, assim os evangelizandos se familiarizaram com as imagens. Embaralhamos as figuras sobre a mesa e pedimos que encontrassem os pares opostos. 






A atividade pode ser repetida outras vezes, se os evangelizandos quiserem.

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Evangelização é Sol nas Almas

No dia 13/07/2017, eu tive a oportunidade de participar de um lindo trabalho de divulgação da evangelização, foi realizada em nossa casa, o Centro Espírita Miguel, uma palestra, na reunião pública de quinta-feira, que acontece às 14h30. O estudo da tarde teve como objetivo fazer com que o público presente compreendesse que o conhecimento adquirido pelo espírito imortal no processo de evangelização é luz que ilumina a estrada que o leva à perfeição. 

O estudo foi dividido em três partes:


Primeira parte: O que é evangelização e qual a sua importância para entendermos que somos espíritos imortais? - O desenvolvimento foi feito pela companheira Verônica Carvalhal


Segunda parte: Vivência do evangelho, ela que faz luz é o sol. - O desenvolvimento foi feito pela companheira Deise Nunes.


Terceira parte:  Que sol é esse que a evangelização traz? - O desenvolvimento foi feito por mim, e é essa parte do estudo que vou disponibilizar para vocês.


O ponto de partida do nosso estudo foi escolhido pela Dirigente do DIJ, Míriam Baptista, que escolheu a frase da Amélia Rodrigues: "A Evangelização Espírita é Sol nas Almas."




Essa foi a primeira vez que apresentei um estudo em uma reunião pública, nossa casa estava cheia e apesar de nervosa, estava confiante, pois senti a presença de muitos amigos, encarnados e desencarnados, vibrando para que o trabalho alcançasse o objetivo estabelecido. 

Para entender que Sol é esse que a evangelização nos traz, começamos falando primeiro da simbologia da LUZ, pois a luz é um símbolo do desenvolvimento espiritual usado ao longo dos milênios. 



No século IV a.C., Platão usou a luz como símbolo da verdade que nos liberta da escuridão, ou seja, representando o conhecimento que nos tira da ignorância.


Santo Agostinho, no início da idade média, no século V d.C., nos disse que a verdade está dentro de nós, precisamos buscá-la em nosso interior, pois quando alcançamos o conhecimento da verdade, somos iluminados por uma luz divina.



No Antigo Testamento no livro Gênesis (1:3-5) “E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas”

É a partir da luz que tomamos consciência da treva. Quando o conhecimento é desperto em nós passamos a enxergar a treva, que até então não era percebida. Somente quando separamos a luz das trevas, é que temos consciência de que estávamos imersos na treva e percebemos a necessidade de nos iluminarmos, passando a não aceitar o que antes era natural. O conhecimento não nos permite mais agir como ignorantes, nos tornamos responsáveis pelos nossos atos, assumimos as consequências de cada uma de nossas ações. 


No Novo Testamento Jesus nos fala: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”.João 8:12

Jesus representa o farol que ilumina o nosso caminho com Seus ensinamentos e com Seus exemplos, nos mostrando que se seguirmos os Seus passos chegaremos à perfeição. 


Vivemos hoje em um mundo conectado, as informações chegam de todas as partes da Terra em tempo real e entram em nossas casas.



Recebemos uma avalanche de informações, escândalos de todas as ordens, perdemos nossa fé, perdemos nossa esperança, ao mesmo tempo nos encontramos em uma correria desenfreada, correndo atrás dos tesouros do mundo: sucesso, prazer, poder e uma felicidade que, como nos diz o Evangelho, ainda não é deste mundo, mundo de provas e expiações, mundo em processo de transformação, por isso tantos escândalos. Diante desse quadro vem um sentimento: Frustração



Essa frustração provoca doenças no corpo (estresse), doenças na alma (depressão) e muita aflição. Mas nesses momentos de aflição, em que nos sentimos doentes de corpo e alma, fracos de esperança é fé, mais do que nunca precisamos recorrer às LUZ que nos guia. 



Essa LUZ é a Doutrina do Cristo, que é:

  • Luz irradiante, que nos ilumina e iluminados propagamos essa luz ao nosso redor;
  • Farol incandescente, sempre nos iluminando por mais longe que nós estejamos dele, e quando precisamos, basta seguir em sua direção, que nos indicará o caminho a ser seguido;
  • Sol de imensurável grandeza, pois ainda não somos capazes de medir, não conseguimos perceber a grandeza dessa Luz que a Doutrina de Jesus irradia em nós.


Surge então a questão: "Será que estamos dispostos a andar conforme os ensinos do Cristo?" Falamos sobre tudo o que Jesus nos trouxe, sobre seus exemplos, sobre seus ensinos, mas ainda é muito difícil praticar tudo isso, pois exige grande esforço de nós, exige renúncias.


Jesus nos disse "... quem me segue não andará em trevas...", pois não basta estudar, conhecer, divulgar os ensinamentos do Mestre, precisamos acompanhar Jesus, praticar Seus ensinamentos, seguir Seus exemplos, somente assim sairemos das trevas. Precisamos seguir verdadeiramente os passos do Mestre agindo como ELE.



Jesus é a Luz do Mundo. ELE veio iluminar a humanidade, veio iluminar cada um de nós, veio nos convidar a mergulhar nas trevas que habitam em nós em busca da nossa luz interior.



Divaldo, no livros "O Homem Integral" nos fala "... considerando-se a origem espiritual do indivíduo e a Força Criadora do Universo, nele permanece o germe de religiosidade aguardando campo fecundo para desabrochar." Esse germe da religiosidade é a Centelha Divina que todos nós possuímos, é aquela voz da nossa consciência que nos alerta quando infringimos as Leis Divinas.

Divaldo continua "... A força primitiva e criadora nele existente como uma fagulha, possui o potencial de uma estrela que se expandirá com as possibilidades que sejam facultadas, Bem direcionada, sua luz vencerá toda a sombra..." . Essa centelha divina é uma fagulha, mas possui potencial de estrela, como o Sol, o Sol nas nossas Almas.

Conclusão: