sábado, 30 de março de 2019

A Turma Semente Agradece!

Esse ano nós estamos com um grupo de evangelizandos bem tímidos, que falam pouco e não se sentem a vontade nem para fazer a prece. Tivemos a ideia de fazer um pote da gratidão para a nossa turma. 

Passamos na padaria aqui perto e conseguimos um pote plástico com tampa. Colamos a frase "A Turma Semente Agradece!" e um coração com a palavra "gratidão". 



Cortamos muitos corações de diversos tamanhos e cores, colocamos em pote de sorvete.




Na hora da prece, cada evangelizando agradece por algo bom, escolhe um coração e coloca dentro do vidro. 

Fizemos assim hoje (30/03/2019), na prece inicial e na prece final, e deu muito certo. Fico muito feliz quando algo que planejamos funciona!

O legal é que no fim do ano os corações poderão voltar para o pote para usarmos ano que vem outra vez.


sexta-feira, 29 de março de 2019

Deus - Vivência 2º Ciclo

Iniciar com todos sentados em roda.

1- Atributos de Deus:

a) Perguntar aos evangelizandos se sabem o que quer dizer atributo e explicar se não souberem. Pedir que todos olhem atentamente para o colega do seu lado direito. Dar um tempinho e pedir que cada um diga uma boa qualidade de seu colega. E logo após, dizer para a turma que todas as qualidades que nós temos, são nossos atributos. E que Deus, Nosso pai, possui todas essas e muitas outras que não possuímos.

b) De um rolo de barbante, desenrolar uma grande parte dele. Unir as extremidades e arrebentar em outras partes e depois uni-las novamente em um nó, para que não ficasse apenas um nó de emenda no barbante. (Levar pronto para a aula) Dizer para elas que deverão encontrar o começo e o fim do barbante. Deixá-las procurar até descobrirem que não tem começo nem fim.

http://cooperecomjesus.blogspot.com/2010/09/dinamica-atributos-de-deus-deus-e-.html


2- Provas da Existência de Deus:

a) Pedir que imaginem, com os olhos fechados, que tem na mão um vasinho com terra e dentro uma sementinha bem pequenina. A sementinha começa a inchar devagarinho... sai da casquinha... com paciência surge a primeira folhinha... cresce... depois, com paciência aparece outra folhinha... Aos poucos cresce na terra a plantinha... E agora, bem devagar... eu coloco no chão, na minha frente, a minha plantinha...

b) Agora vamos imaginar que somos essa plantinha: Criar com todo o grupo uma vivência corporal que represente a germinação e o crescimento de uma semente. Os gestos devem ser lentos para representar as etapas do desenvolvimento. 


http://evangelizacao-infantil.blogspot.com/2011/05/aula-bem-aventurados-aqueles-que-sao.html


3- Os três reinos:

a) Vendar os olhos de alguns evangelizandos e pedir que toquem em algumas coisas: uma pedra, uma flor, um bichinho (de preferência uma tartaruga por precaução), um colega, e outras coisas... e depois explicar:

A matéria inerte (imóvel), que constitui o reino mineral, só tem em si uma força mecânica. As plantas, ainda que compostas de matéria inerte, são dotadas de vitalidade (fluido vital). Os animais, também compostos de matéria inerte e igualmente dotados de vitalidade, possuem, além disso, uma espécie de inteligência instintiva, limitada, e a consciência de sua existência e de suas individualidades. O homem, tendo tudo que há nas plantas e nos animais, domina todas as outras classes por uma inteligência especial, indefinida, que lhe dá a consciência do seu futuro, a percepção das coisas extra materiais ne o conhecimento de Deus. (O Livro dos Espíritos. Questão 585. Allan Kardec).
Obs: Sob o ponto de vista moral o homem pertenceria ao 4º reino.

(Adaptação: Fonte: http://www.passatempoespirita.com.br/.../dinamica-os-tres-re.../)

b) Levar para a aula um pouquinho de areia (bem pouquinho para cada um), um pouco de capim ou folhas (para cada um), um cachorro ou outro bicho e também uma figura humana, recortados em cartolina. Os evangelizandos deverão colocar essas coisas na mesa e por cima uma folha de papel ofício. Essa atividade é a técnica de sombreamento que consiste em passar o lápis grafite ou giz de cera deitado, em cima da folha ofício e aparecerá o que está embaixo.


4- Vamos criar?

Vários cartões que cada um poderá escolher e dar a resposta depois de ler (atributo de Deus, prova da Sua existência, pertence aos três reinos). A pergunta estará escrita atrás da palavra DEUS:

1- É imutável.
2- Sal de cozinha.
3- Surgimento de novos planetas.
4- Grupo dos mamíferos.
5- A Água dos oceanos.
6- É onipresente.
7- A flora de uma região.
8- A cura de uma doença após tratamento.
9- As paredes de uma casa.
10- Conhecimento infinito.
11- Dias e noites.
12- Plantas aquáticas.

Vivência sobre a Existência de Deus – 1º Ciclo

Recordar a aula passada

Mostrar o cartaz "Deus Criador" - Léon Denis- Espiritismo e Arte 

MOMENTO CRIATIVO (música ambiente com som da natureza)
Conversar com eles, falando que agora chegou o nosso momento de demonstrar nossa gratidão a DEUS, cada um vai pensar em algo que gostaria de agradecer, se quiserem fechar os olhos..., pensem em algo que vocês estão sentindo, agora vamos pensar nas cores dessa gratidão. 

Ela tem cor? Vocês conseguem imaginar as cores. Aguardar...

Distribuir as telas feitas de papelão. Vamos pintar com as cores que vocês pensaram, na criação de Deus, na beleza da natureza.  

Vamos tentar, vamos criar... afinal somos todos filhos de DEUS CRIADOR!

Levar uma caixa com pincéis, guache, algodão, cotonetes, para que eles escolham como pintarão suas telas. Deixar livre, dando um tempo e observando e coordenando esse momento.

Recolher as telas feitas.

Deus - Vivência Maternal


INÍCIO

Começar recapitulando a aula através do cartaz que foi feito em sala, explicando que a criação de Deus se trata de tudo que homem não pode criar, como a natureza , por exemplo. Que as criações são divididas em 3 Reinos (Mineral, Vegetal e Animal), explicando o que compõe cada um.

INCENTIVAÇÃO

Música Deus Criador (Tia Vilma )

VIVÊNCIAS

Dividir as mesas por atividades distintas (Oficinas).
Cada criança escolherá a atividade que deseja fazer e poderá fazer outra se quiser, desde que termine a que se propôs a realizar. 

Oficina 1: Maquete
Disponibilizar pequenos pedaços de isopor para cada um e materiais diversos (Sólidos) que compõem os 3 reinos.

Ex: Flores sintéticas, animais de plástico, pedras feiras de papel amassado, pedaços de papel azul para confecção de água, bonecos de plástico etc.

Oficina 2: Colagem
Disponibiliz folhas A4 para cada um e materiais diversos (sólidos que permitam colagem e imagens) que compõem os 3 reinos.  

Oficina 3: Massinha
Disponibilizar 2 cores de massinha. Criação livre, mas estimular que façam coisas que compõem os 3 reinos.

OBS: Cada atividade contará com a ajuda de 1 evangelizador para atender a criança em suas dificuldades, mas lembrando sempre que a criança irá criar, tudo terá que ser feito de acordo com a vontade e o desejo dela, sem interferências.

quinta-feira, 28 de março de 2019

ENEFE 2019 - Pote da Gratidão

Cada confraternista recebeu no primeiro dia de ENEFE o Pote da Gratidão.





Havia um momento do dia reservado para a gratidão, nesse momento, cada um deveria escrever algo que gostariam de agradecer e depositar no pote. No último dia explicamos que eles deveriam dar continuidade a essa prática em casa, reservando um momento para agradecer.



ENEFE 2019 - Meu Porto Seguro é...

Trabalhar o sentido de família para a evolução do espírito e que é através da reencarnação que atingimos esse objetivo e que Jesus é nosso porto seguro para onde somos levados por nossos familiares. 

Entregar aos evangelizandos uma folha de papel oficio colorido e ensinar como se faz uma dobradura de barco. Logo após os evangelizandos  escreverão seu nome no seu barco e de quem faz parte de sua família . 

Todos os barquinhos serão colocados em um cartaz com a imagem de Jesus.



ENEFE 2019 - "Tangram" Família

Explicar que o tangran é um quebra-cabeça chinês composto de 7 peças. Explicar que eles montarão uma adaptação desse quebra-cabeça, pois o nosso possui mais peças. As peças coloridas deverão formar um coração. 

Os evangelizandos deveram ficar atentos, pois teremos mais peças do que precisamos. Entregaremos um quabra-cabeça para que cada um monte o seu.

Os evangelizandos deverão perceber que, mesmo as peças se encaixando, a montagem correta é a que forma a palavra FAMÍLIA. Essa montagem é a que todas as peças possuem características/definições de família.

Com o quebra-cabeça montado, esclarecer que família é mais ou menos assim: várias peças que ao se unirem formam algo com algum sentido. 




quarta-feira, 27 de março de 2019

Autoconhecimento, Perfeição Moral e Reforma Íntima


OBJETIVO: Os evangelizandos deverão entender que o autoconhecimento é indispensável ao progresso do Espírito e que, portanto, devemos nos examinar constantemente, para descobrirmos de que modo podemos nos melhorar. Deus nos criou para chegarmos à perfeição e somente com o autoconhecimento e com a reforma íntima alcançaremos a perfeição moral.


1º MOMENTO: DESCOBRINDO AS NOSSAS QUALIDADES


Entregar a cada criança um papel quadriculado para que façam um acróstico com seu nome e com as suas maiores qualidades. Apresentar o seu próprio acróstico para que eles vejam o exemplo:




2º MOMENTO: SOMOS LOBOS OU SOMOS OVELHAS?

Aplicar a Dinâmica “Balões e Palitos”: Pedir a todos para ficarem de pé, formando uma roda. Entregar a cada evangelizando uma bola de soprar e um pedaço de barbante. Pedir que encham a bola e que amarrem no cós da roupa, na parte de trás. 

Quando todos estiverem com as bolas amarradas, entregar um palito e uma bala para cada um explicando que o palito deve permanecer em uma das mãos e a bala na outra mão. Nós vamos contar até 30, após esse tempo, quem continuar com a bola sem estourar poderá comer a bala.

Iniciar então a contagem. O esperado é que o grupo saia estourando uns as bolas dos outros. Porém, a ordem não foi essa, pois se todos permanecem em seus lugares, sem estourar as bolas dos outros, todos poderiam comer as balas. 

Questionar: Por que correram para estourar as bolas dos outros? (Lembrar que em nenhum momento foi dito que deveriam estourar a bola dos outros).

O que representa a bala? O prêmio, a conquista de algo bom.

E o que representa o palito? Nossas tendências, a violência, a disputa.

Quando fizemos o acróstico com o nosso nome, vimos que todos nós possuímos muitas qualidades, com essa atividade podemos perceber que também possuímos defeitos. Para nos tornarmos pessoas melhores devemos nos esforçar por transformar em virtudes. (apresentar a definição de qualidade, defeito e virtude)

Apresentar a “Régua da Perfeição Moral”. De um lado um lobo que representa todas as nossas dificuldades, os nossos defeitos, as nossas tendências ruins; do outro, a ovelha que representa as nossas virtudes, as nossas conquistas morais.

Com uma figura humana fixada na régua com um clips, para que possamos movimentar para um lado e para o outro. Mostrar e explicar que durante nossa existência, estamos algumas vezes mais próximos do nosso lobo, e outras, mais próximos da nossa ovelha. Precisamos nos esforçar para ficar mais tempo próximos da ovelha. 

O que precisamos fazer para nos tornarmos uma ovelha realmente?  (Lembrar da página de preparação). 

Usar alguns slides para finalizar a aula.









O grande filósofo Sócrates, que viveu em Atenas alguns séculos antes de Cristo, disse “Conhece-te a ti mesmo.”




Santo Agostinho, no Livro dos Espírito, nos orienta como podemos nos conhecer.








3º MOMENTO: CONCLUSÃO

Para Deus o que importa é o que somos por dentro, por isso devemos começar nossa reforma íntima o mais cedo possível. Temos que superar as imperfeições, transformando-as em virtudes. É uma tarefa individual e um compromisso de cada um consigo mesmo, e que ninguém pode fazer pelo outro. Mas à medida que vamos analisando nossos pensamentos e atitudes, com a finalidade de errar menos e evoluir, seremos mais felizes. 

Por exemplo: quem costuma falar mal dos outros deve aprender a ver os pontos positivos em seus companheiros de jornada; aquele que costuma reclamar, deve se esforçar para agradecer tudo o que tem e reclamar menos; quem costuma mentir, deve se determinar a falar sempre a verdade. 

Deus criou todos Espíritos para chegarem à perfeição. Somente por meio das próprias experiências e das próprias conquistas é que cada um de nós vai chegar a essa perfeição.

terça-feira, 26 de março de 2019

ENEFE 2019 - Costurando Esperança

Iniciar perguntando o que é caridade para eles. 

Após as respostas apresentar o vídeo Costurando Esperança - Ursinhos de pelúcia para crianças doentes https://www.youtube.com/watch?v=gF8_-F0ts2k

Fazer a reflexão dizendo que caridade é o amor em ação e pode ser praticada por todos, que o amor em ação são atitudes no bem e basta você querer e agir.

Levar recortes de TNT vermelho em formato de coração colados e com uma pequena abertura para ser colocado o enchimento. A logo com o tema do ENEFE 2019 foi colada no centro de um dos lados do coração. Os evangelizando encheram e fecharão com cola de silicone. 

Obs.: não é adequado entregar uma agulha para as crianças visto que essa costura pode ser substituída por colagem.


Os evangelizandos foram orientados a dar a almofada para alguém que não estivesse bem, para que assim como o menino no vídeo, ajudasse em sua recuperação.

ENEFE 2019 - Coração que Ama, Mãos que Trabalham

Exibir o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=72hu5TZe29w e fazer uma reflexão, perguntando aos evangelizandos o que mais chamou a atenção deles. 

Comentar que Jesus nos ensina que devemos fazer pelo outro, aquilo que desejamos que o outro nos faça. E esse aprendizado começa em nossa casa, junto a nossa família.

Entregar aos evangelizandos 1/2 folha colorida A4 para que façam o contorno das mãos, recortem e escrevam ou desenhem em 1/4 de papel A4, o que fazem de bom, voluntariamente, para o outro. Colar o que desenharam/escreveram na mão e depois, com as mãos finalizadas, montar um cartaz.



segunda-feira, 25 de março de 2019

ENEFE 2019 - Maria de Magdala

Trabalhar com a técnica "Colcha de Retalhos" feita com pedaços coloridos (20x15cm) de TNT. Contando uma parte da vida de Maria de Magdala, da sua história, a cada dia. E ir colando gravuras em tamanho menor, representando a parte contada no dia.



Explicar que nossa vida é feita de muitas partes, como uma colcha de retalhos, mas que ao final, quando tivermos nos melhorado, com encarnações de muito trabalho no Bem, tudo fica perfeito. 

1ª parte (domingo - quando refletimos sobre nós mesmos)

Contar sua vida de luxo, festas, sem se incomodar com nada e nem com ninguém. Mas conforme os dias de sua vida foram passando, começou a surgir uma inquietação, um vazio… E Maria foi em busca Daquele, de quem já ouviu falar que acalenta os corações sofridos, quando soube que chegou à cidade. E percebe que agora sua vida tem um sentido, após ouvir suas palavras amorosas em casa de Simão Pedro. Volta para casa modificada, renovada em seus sentimentos e aspirações e passa a viver como o Mestre lhe disse. 

2ª parte (segunda - quando refletimos sobre família)

Após a morte do Mestre, Maria passa a viver mais intensamente os seus ensinamentos, buscando crianças órfãs para amparar, acolhendo os velhos, cuidando dos doentes, aconselhando mulheres. Vive uma vida de pobreza mais rica de amor e fé. 
Que transformações os ensinamentos de Jesus ajudaram Maria de Magdala a viver uma nova vida?


3ª parte (terça - quando refletimos sobre sociedade)

Maria, em sua jornada junto aos leprosos que vieram ver Jesus, sem saber que Ele havia morrido. Ela resolveu ficar com eles e todos os dias subia a uma pedra e lhes falava do amor do Cristo, um dia, ao ver-se leprosa também passou a dizer:-Meus irmãos, nós os leprosos,… quando desencarnou Jesus foi buscá-la. E a colcha estará pronta, feita de partes de sua vida.


Como atividade, entregar uma parte colorida de TNT e um desenho, representando a passagem da vida de Maria de Magdala, contada naquele dia, para que colem (uma parte por dia) e formem também uma colcha. 

ENEFE 2019 - Música Cativar

Um dos evangelizadores lerá a letra da música que deverá estar fixada no mural. 





CATIVAR
(Grupo Arte Nascente)

Uma palavra tão linda já
Quase esquecida me faz recordar
Contendo sete letrinhas e
Todas juntinhas se ler cativar

Cativar é amar
É também carregar
Um pouquinho da dor
Que alguém tem que levar

Cativou disse alguém
Laços fortes criou
Responsável tu és
Pelo que cativou

Num deserto tão só
Entre homens de bem
Vou tentar cativar

Viver perto de alguém

Os evangelizandos estarão sentados em almofadas, num tapete para ouvir a música e cantar junto. 




Logo após propor a seguinte atividade:

Fixar um cartaz na parede com relógio que terá escrito dentro dele "A hora é agora!".




Dispor sobre a mesa, corações de cartolina colorida, com ações cristãs para cativar o outro, que estarão escritas em tiras de papel presas aos corações:

Escolha um amigo e abrace, 
Aperte as mãos de alguém, 
Pergunte se alguém precisa de algo?, 
Pergunte a alguém se está tudo bem?, 
Pergunte se alguém quer ajuda?, 
Agradeça dizendo obrigado!
Cumprimente alguém,
Cante essa ou outra música cristã,
Diga para alguém "Confia! Vai dar tudo certo!",
Diga para alguém "Quando você precisar estarei aqui", 
Diga para alguém "Me preocupo com você",
Diga para alguém "Você está tão bonita/bonito hoje!" 

Pedir aos evangelizandos que escolham um coração, leia o que está escrito e realize a ação proposta. 

Após a realização, os corações serão colados em volta do relógio, no cartaz.



ENEFE 2019 - Jesus, Marta e Maria

Contação da história com auxílio de figuras.





Em Betânia morava (e isto não é história inventada, mas verdadeira) uma família muito querida de Jesus, formada por três irmãos: Marta, Maria e Lázaro.

Era nessa casa graciosa, de pedra caiada, cheia de flores e uma figueira plantada, que Jesus se hospedava, quando suas peregrinações o levavam àquela região.

As duas irmãs - ah! as duas irmãs - tinham temperamentos bastante diferentes. Talvez pela responsabilidade de ser a mais velha e se colocar, às vezes, como mãe dos irmãos, Marta era muito asseada e ordeira, cumprindo com dedicação as obrigações da casa. E Maria, sempre pensando longe, o que se percebia por seus olhos sonhadores estarem sempre voltados para um ponto além das coisas visíveis.

Marta até compreendia que a irmã fosse assim, esperando que o avançar da idade lhe botasse algum senso prático na cabeça. Porém, quando as tarefas da casa aumentavam, Marta se irritava com a atitude de Maria, o que levava a desentendimentos...

Certo dia, depois de muito andar pelas estradas da Samaria e da Judéia, Jesus foi visitar as duas irmãs que, como sempre, o receberam prazerosas e hospitaleiras.

Marta, ainda insatisfeita com os arranjos que dava ao ambiente doméstico, andava para lá e para cá, quanto mais agora, que um visitante tão caro chegara.

Maria, porém, deixou de lado tudo que estava fazendo para sentar-se perto de Jesus e ouvi-lo falar. Não era algo que fizesse por querer, mas quando estava diante do Mestre, nada podia ser mais importante que sua presença.

Jesus compreendia os anseios de seu coração, e suas palavras caíam-lhe como gotas de chuva sobre campos ressequidos.

- Senhor - interrompeu Marta - fale com minha irmã! Diga a ela que me ajude. Será que ela não vê o quanto eu trabalho?

- Marta, Marta... - respondeu Jesus - por que te preocupas tanto? Tu queres pôr tua casa em ordem para receber-me, e reconheço o teu zelo, mas já me recebestes em vossos corações.

Enquanto Marta refletia sobre suas palavras, o Mestre prosseguiu, ternamente:

- Observa que Maria, em sua juventude, acaba de ficar com a parte mais importante deste momento, e que o que ela escolheu jamais lhe será tirado, e ficará com ela para sempre.

Depois,fazer a reflexão e explicar que faremos uma apresentação, no último dia de ENEFE, que foi baseada nessa história. E que ninguém é obrigado a participar da apresentação, só irá se apresentar quem quiser, mas que seria muito legal se todos participassem.

Corpo, Perispírito e Espírito - Jardim

A aula do dia 23/03/2019 foi da Carol. Foi baseada na aula disponível em: https://evangelizaresaberamar.blogspot.com/2013/04/corpo-perispirito-e-espirito.html



1 MOMENTO:

Perguntamos: Qual a primeira coisa que fazemos quando acordamos? Escutamos as respostas.

Abrimos os olhos, espreguiçamos, bocejamos, lavamos o rosto, escovamos os dentes..., tomamos café da manhã.

Tudo isso fazemos porque estamos vivos e somos sadios.

Vamos provar que estamos vivos?

Todo mundo respirando.
Enchendo os pulmões
Inspira...
Expira...
Inspira...Expira...

Estamos vivos?
Pra ter certeza vamos colocar as mãos no peito, no rumo do coração.
O que sentem?
Tum, Tum,tum...
Parece que sim não é?

Isso tudo nos prova que estamos vivos no nosso planeta terra.

Mas tem uma coisinha mais que nos faz ter certeza que estamos vivos, existindo nesse planeta: Nosso pensamento!

Se eu pergunto a vocês o que viram durante o caminho de casa até aqui o que vocês me dizem? (ouvimos cada um)

O que fizeram pra lembrar de tudo?
Pensaram!

Isso mostra que vocês estavam bem vivinhos pois além de respirar, bater o coração, pensam! (Diferente das plantinhas e dos animaizinhos que são vivos, mas não pensam como nós...)

2 MOMENTO:



Mostrar a eles um vidro que tenha uma boca larga, no lugar do perfume, usamos água com essência.

Questionar “O que tenho aqui?” Um perfume. Sintam seu cheirinho (deixar cada criança cheirar).

Nós somos como esse vidro de perfume. O cheirinho, é o nosso espírito. É quem realmente somos. Capazes de pensar, de raciocinar sobre o certo e o errado.

Esse líquido que carrega o cheirinho para que ele possa ficar guardado no vidro, é o nosso perispírito. É ele que nos envolve para tomarmos forma do nosso corpo.
E esse vidro, é o nosso corpo. É ele quem guarda o nosso espirito e nos mantem firmes aqui na terra.

Levar outros dois vidros diferentes, passar o líquido do vidro original para outro vidro, pedir que cheirem novamente, verificar com os evangelizandos se o perfume mudou, repetir com o outro vidro. Reforçar que somos espíritos, independente do corpo que estamos, seremos sempre o mesmo.

Devemos cuidar bem do nosso corpo, pois ele é importante para nosso espirito.

Falar sobre os cuidados que precisamos ter com o nosso corpo.

Do mesmo jeito precisamos cuidar dos nossos pensamentos porque também podem prejudicar nossa saúde.

3 MOMENTO:

Mostrar um saquinho. Encher ele com flores com palavras escritas: amor, bondade, paz, carinho, solidariedade, gentileza...

Ele vai ficar cheio porém leve.



Em outro saquinho, exatamente igual ao anterior, colocar algumas pedras escritas ódio, tristeza, mágoa, inveja... O saquinho não ficou cheio, mas ficou pesado...



Assim somos nós. Quando enchemos nossa alma de bons sentimentos, ficamos completos porem leves, em paz.

Se guardarmos dentro de nós sentimentos ruins, ficamos pesados, oprimidos. Estamos fazendo mal a nós mesmos.

Por isso crianças, vamos cuidar bem dos nossos pensamentos, dos nossos sentimentos, da nossa saúde. Assim estaremos fazendo o bem aos outros e a nós mesmos.

4 MOMENTO:

Desenho espírito, perispírito e corpo.
Utilizar um molde por trás do papel e passar giz de cera deitado para simbolizar o espítito/perispírito. Na parte do corpo, colocar o molde na frente e fazer o contono para que depois eles possam se desenhar.


Molde para impressão


Molde feito com uma capa plástica, dessas que usamos para encadernação.