segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Gratidão - Maternal

A Cíntia preparou uma aula para que os evangelizandos percebessem que os recursos que recebemos a todo instante, são para o nosso crescimento e elevação, seja através de pessoas, situações e da Natureza. Desenvolvendo assim, um sentimento de gratidão a Deus e a vida, expressando-se em ações positivas no bem.

Iniciou com a música "Muito obrigado", que está no CD Evangelização em Notas Musicais 1 - FEB.

        Papai do Céu abençoa
        Toda essa grande alegria.
        Os amiguinhos que temos
        E o pão de cada dia

        Muito obrigado,
        Muito obrigado,
        Muito obrigado,
        Muito obrigado...

Indagou o que acharam da música?
Se sabiam sobre o que a música falava? Ela nos fala de um sentimento muito importante em nossa vida que vamos conversar hoje: A GRATIDÃO.

Contou a história da Nina, a tartaruguinha.


Após a historinha, dialogou com os evangelizandos sobre a gratidão.  Devemos agradecer as bênçãos de Deus todos os dias, pois o coração agradecido espalha a bondade e a alegria.

Explicou que Jesus rendia graças a Deus, auxiliando ao próximo. Quem ajuda as pessoas, as plantas, e os animais, revela respeito e carinho com a Criação de Deus.

Devemos ser bons com todos, Deus é infinitamente bom conosco em todas as ocasiões e devemos ser sempre gratos a Ele.

Em reconhecimento e agradecimento a esta bondade Divina, devemos trabalhar com alegria e cooperar de Boa Vontade com todos, pois assim estaremos servindo a Deus.

Como podemos agradecer? 
- A Deus podemos agradecer através da prece, do nosso trabalho, cuidando da Natureza e principalmente ajudando e procurando sempre ser útil a todos em nossas atividades.

- Ao próximo podemos agradecer, compreendendo, respeitando, ajudando, sempre com o amor que Jesus nos ensinou. Agradecer a todos que nos fazem o Bem: pais, irmãos, amigos, vizinhos, família, professores, etc..., através dos atos e da palavra mágica: OBRIGADO.

Quando estivermos impossibilitados de dizer o OBRIGADO, podemos realizar uma prece a Deus pedindo que abençoe aquela pessoa, enviando para ela bons pensamentos e muito carinho.

- A Natureza podemos agradecer, preservando e respeitando os bens naturais de nosso planeta, os animais e as plantinhas. Tudo é obra de Deus.

Atividade 1: Fixação do tema – Brincadeira “Passe o dado”
Colocar as crianças em círculo, enquanto cantamos a música as crianças deverão passar o dado. Ao parar a música, a criança que estiver com o dado deverá falar o que gostaria de agradecer a Deus.

Atividade 2:  Colagem - O que devemos agradecer a Deus.
Colocar dentro do coração com a palavra OBRIGADO, as figuras que representam: estudo, alimento, saúde, família, natureza, etc...









Bons Hábitos - Jardim

No sábado (25/08/18), enquanto a Carol escondia algumas figuras pela sala.






Eu fui com a turminha para a biblioteca, e fizemos nossa prece inicial lá. Eles adoraram da novidade.




Quando voltamos para a sala, a Carol pediu que os evangelizandos procurassem as figuras, utilizando uma lupa para ajudar.





Após encontrarem todas as figuras, coloriram. 

As figuras coloridas foram usadas na atividade seguinte, quando cada figura foi avaliada por eles, que decidiram se seriam coladas ao redor da carinha feliz ou da carinha triste.






segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Dica para ampliar uma imagem

Gente, essa postagem é para compartilhar com você uma dica de como ampliar uma imagem, pois muitas vezes precisamos de uma imagem grande e temos dificuldade. Essa forma é fácil demais!

As imagens não ficaram muito boas, mas se você clicar em cima delas, poderá ver melhor.

Usando o excel, o meu é o 2013. Você vai em exibição, zoom, vai estar em 100%.


 

 Você altera para 25%



Observe que as linhas e as colunas diminuíram muito.




Então você vai no menu e manda imprimir.




Vai aparecer a mensagem que não tem nada para imprimir, então você clica na seta para voltar para o documento.



Você pode observar que agora vai aparecer as linhas que formam as páginas do documento.



Você escolhe a imagem na internet, pode ser me preto e branco (para colorir) ou já colorida, copia e cola na planilha, ou pode inserir uma imagem já salva no seu computador. Observe que ela ocupa uma parte de uma página.



Então você aumenta a imagem, esticando para o número de páginas que desejar. Nesse caso eu escolhi 04 páginas.


Ao mandar imprimir, a impressão irá dividir a imagem em 04 páginas. 






Depois de impressa, basta cortar as sobras e montar a sua imagem em tamanho grande. 

Eu achei o máximo!

Pequeníssimos Seareiros do Encontro de Trabalhadores do CEM


Apresentamos o tema escrito numa cartolina e lemos para eles. Perguntamos se sabiam o que quer dizer "seareiros" e explicamos o significado dessa palavra inserida na frase-tema do encontro. 


Seareiro - aquele que cultiva uma seara.
Seara - agremiação; grupo de pessoas que seguem os mesmos princípios morais.

Mostramos uma imagem de seara. 



Perguntamos se lembravam-se o nome de algum trabalhador citado quando ainda estavam no salão principal junto com os adultos.

Nossos Seareiros!


Pequenos e Pequeníssimos

Usamos silhuetas humanas cortadas em papel pardo, para representar os trabalhadores encarnados e cortadas em papel sulfite branco para representar os trabalhadores desencarnados. O evangelizando citava o trabalhador, recebia uma silhueta e colava na seara.







Fazemos comentários sobre os patronos do nosso grupo, Sr. Elviro e Sra. Hilda, que foram trabalhadores da casa e agora estão desencarnados e foram escolhidos porque, o Sr. Elviro foi evangelizador e implantou a Mocidade em nossa casa, e a Sra. Hilda porque foi evangelizanda dele e depois se tornou evangelizadora também.

Depois contamos a história "A Formiguinha Orgulhosa" usamos as imagens dos personagens presas em nossas blusas.

Após a história, fizemos perguntas para verificar o entendimento da história. A pergunta foi direcionada a um evangelizando, que respondeu, escolheu uma figura  e colou no cartaz.


Perguntas:
1. Como Fifi gostava de se sentir? – Ela gostava de se sentir importante.
2. Fifi achava que carregar folhas para abastecer o formigueiro era uma tarefa importante? – Não, ela achava que era uma tarefa comum demais.
3. Fifi achava a tarefa de organizar as folhas importante? – Não, ela achava que era uma tarefa muito chata.
4. O que Fifi pensava que acontecia quando ela não ia fazer suas tarefas? – Fifi achava que teria outra formiga para fazer a tarefa dela.
5. Por que Fifi achou que a tarefa de sentinela era uma tarefa importante? – Porque todos poderiam vê-la ao entrar ou sair do formigueiro e ela ainda poderia dar o alarme em caso de perigo.
6. Fifi gostou de ser sentinela? – Não, ela logo achou chato ficar parada sem ter muito o que fazer.
7. O que aconteceu quando Fifi dormiu? – Fifi sonhou que o formigueiro era atacado pelo Tamanduá e que a formiga rainha ficava zangada com ela.
8. O que Fifi aprendeu com o seu sonho? – Fifi aprendeu que quando assumimos uma tarefa, temos que ser responsáveis, pois toda tarefa é importante.
9. Fifi mudou? – Sim, ela se tornou responsável, não falta mais sem avisar e até realiza outras tarefas no formigueiro.

Figuras usadas

Cartaz finalizado

Apresentamos a letra da música "A Formiguinha (faixa 7 do CD Evangelização em Notas Musicais 1 - da FEB)" colada em 1/4 de papel pardo.



Ouvimos a música algumas vezes, a partir da segunda vez pedimos que os evangelizandos cantassem a música enquanto ouviam e depois pedimos que cantassem mais algumas vezes sem que a música estivesse tocando.

Entregamos ¼ de papel A4 para cada evangelizando e pedimos que se desenhassem. 





Quando terminaram, colocamos sobre a mesa várias imagens referentes ao que diz a letra da música: formiguinha trabalhando, formiguinhas trabalhando juntas, crianças praticando ações que demonstrassem fraternidade.









Deixamos que escolhessem, mas pedimos que dissessem o motivo da escolha, então colaram ao redor da letra da música montando um cartaz, depois que o cartaz estava montado, colaram a si mesmo no cartaz, nesse momento a evangelizadora explicou que, como Seareiros da Verdade, devemos trabalhar, ajudar e ser fraternos como a música nos ensina.



Brincamos com o jogo da memória "Em que Posso Ajudar?"

Perguntamos o que entenderam do estudo apresentado. Se conseguiram perceber a importância de cada de nós na seara de Jesus.


Explicamos que uma de nossas transformações é lembrar que a limpeza do ambiente é de uma só pessoa mas a conservação é todos e que devemos praticar essa ação renovadora e voluntária. 

Como ainda sobrou um tempinho, pedimos para desenharem o que mais gostaram de fazer.