segunda-feira, 29 de julho de 2019

Lei de Conservação - Jardim

Sábado (27/07/2019) a aula foi aplicada pela Angela, que começou falando sobre conservação, verificando qual o entendimento os evangelizandos tinham do assunto, e concluindo que é a Lei de Conservação que nos ensina a cuidar do corpo físico, do corpo espiritual, do meio ambiente e do próximo.



Colocou sobre a mesa um cartaz dividido em duas partes: CUIDADO e NÃO CUIDADO, orientou aos evangelizandos que deveriam colar no cartaz as figuras que foram disponibilizadas, identificando de que lado iriam colar e explicando o porquê de estar colando naquele lado do cartaz. 




Aplicou a brincadeira da batata quente, usando um pote em forma de coração, que foi passado entre os evangelizandos, quem estava com o pote ao fim da música, respondia primeiro a pergunta e depois todos respondiam também.

1. Você arruma seu quarto?
2. Você vai ao médico?
3. Você faz prece em casa antes de dormir?
4. Um amigo seu caiu na sua frente, você ajuda ou ri dele?
5. Quando você faz a prece, você pensa em Jesus?
6. Você gosta de comer frutas? Quais?
7. Você come toda a comida?
8. Você deixa a mamãe cortar suas unhas?

9. Você gosta de vir para a escolinha? Por quê?



Pediu para que escolhessem um bombom, mas só poderiam abrir para comer quando ela autorizasse. Explicou que precisamos trabalhar em nós o desapego, que também é importante no próprio cuidado, pois às vezes precisamos nos desfazer de coisas que gostamos para o nosso próprio bem, logo depois pediu para que trocassem de bombom com o coleguinha do lado.




segunda-feira, 22 de julho de 2019

Lei da Reprodução - Jardim

A aula desse sábado (20/07/2019) foi da Carol.

1º MOMENTO: O que é reprodução?

Falar sobre o que é reprodução. A lei de reprodução é uma lei natural, ou seja, uma lei de Deus, que serve para dar continuidade à vida na Terra.
Abordar que todos os seres vivos se reproduzem (pessoas, animais, plantas, etc)

2º MOMENTO: Construir cartaz

Levar imagens de plantas, pessoas e animais para que os evangelizandos pintem.





















Depois montaremos um cartaz com essas imagens e os evangelizandos puderam desenhar para deixar o cartaz ainda mais rico.

Lei da Reprodução - Maternal

A aula desse sábado (20/07/2019) da Cíntia Machado.

1º MOMENTO: Contar a história "O Retorno de Chuvita", com o auxilio de figuras. 

2º MOMENTO: A reencarnação faz parte de uma das Leis de Deus que estamos estudando: A Lei de Reprodução.

Quem sabe o que é reprodução? Seres adultos se unem e geram novos seres.
Alguém sabe onde mais essa Lei pode ser observada? Animais, plantas...
É uma Lei de Deus que ajuda a perpetuar a espécie, ou seja, permitir que continue existindo.

Falar da importância das pessoas, plantas e animais nas nossas vidas.
O que nós podemos fazer para ajudar que os seres continuem existindo? Falar do cuidado e respeito. Pedir para que citem atitudes de carinho com familiares.

3º MOMENTO: Cartaz - Expor as figuras com os filhotes separados para que façam a correlação. Depois colaremos na cartolina formando um cartaz. 







4º MOMENTO: Pintura e Jogo da Memória - Entregar aos evangelizandos figuras de famílias diversas para que pintem. Posteriormente serão cortadas para se tornarem um jogo da memória.






5º MOMENTO: Massinha.








segunda-feira, 15 de julho de 2019

LEI DO TRABALHO – COLABORAÇÃO OU OBRIGAÇÃO? - Jardim

Preparamos a aula desse sábado (13/07/2019) com o objetivo de fazer os evangelizandos compreenderem que o trabalho é uma Lei Divina, todos nós podemos trabalhar, pois qualquer ocupação útil é trabalho, e no nosso dia a dia temos a oportunidade de trabalhar colaborando com pequenas tarefas domésticas. E também que as tarefas da casa e as do Centro são obrigação de toda família/frequentadores, e ao realizá-las, estamos demonstrando amor e  cuidado que pela família e pela Casa Espírita.

Iniciamos a aula explicando que íamos falar sobre uma das Leis Morais, a Lei do Trabalho. Se o trabalho é uma Lei de Deus, então todos nós podemos trabalhar. Sabemos que os adultos trabalham, perguntamos "E vocês que são crianças, vocês também trabalham?" Ouvimos as respostas, fazendo intervenções sempre que necessário.

Continuamos explicando que nós moramos com nossa família em uma casa ou em um apartamento, o auxílio que damos, realizando pequenas tarefas, é chamado de COLABORAÇÃO, mas se pensarmos bem, é uma OBRIGAÇÃO, um dever de contribuir para o bem comum.

Na família o AMOR está presente nas pequenas ações do dia a dia e colaborar com as pequenas tarefas, é também uma forma de demonstrarmos o nosso amor e o nosso cuidado com a nossa família.

As tarefas da nossa casa são obrigação de toda família, não só dos adultos e dos irmãos maiores. Todos da família devem contribuir, pois as tarefas da casa fazem parte do amor e do cuidado com a família. Por isso, não existe tarefa de menino e tarefa de menina, as tarefas da casa são responsabilidade de todos que fazem parte da família.

As tarefas devem ser adequadas a idade dos membros da família, mas todos podem colabora, fazendo o que adequado para sua idade, colaborando com o outro e conservado o que o outro fez.

Apresentamos o PowerPoint “Como posso cuidar da minha família?

Explicamos que o Centro Espírita também é nossa casa, é a nossa Casa de Oração, muitos chamam o Centro Espírita Miguel de Casa de Miguel e até mesmo de Lar de Miguel. Assim como na nossa casa, as tarefas do Centro são obrigação de todos que fazem parte da família Miguelina, todos podemos e devemos contribuir, pois as tarefas daqui também representam o nosso amor e o nosso cuidado com essa casa que nos acolhe e tantos benefícios nos traz. 


Apresentamos o PowerPoint “Como eu posso trabalhar no Lar de Miguel?

Ouvimos a música COLABORAÇÃO (Vilma de Macedo Souza), pedimos que ouvissem com atenção, depois cantamos todos juntos. 


Cada um faz um pouquinho
Logo tudo fica pronto

Cada um dá um tiquinho
Logo o pouco fica tanto

Cada um limpa um bocado
E logo está tudo asseado

Um estende ao outro a mão
Como amigos, como irmãos

Um estende ao outro a mão
Como amigos, como irmãos



ATIVIDADES:

Dobramos folhas de papel A4 de cores diferentes, em formato de casa, os evangelizandos foram orientados a desenhar o que eles já realizam no CEM que representa servir com amor, alguns pediram para fazer colagem com figuras que procuraram em livros. Colamos o nome do centro no telhado e em cima do desenho "Eu sirvo com amor quando...". O Resultado foi esse, lindo!















Entregamos a folha de atividades para realizarem em casa, pois a atividade anterior demorou bastante.