quarta-feira, 28 de março de 2018

ENEFE 2018 - Confecção "Tartaruga Mensageira"


Para a confecção da tartaruguinha, entregamos aos evangelizandos um fundo de garrafa PET pequena, já cortados e colados em um contorno de corpo de tartaruga cortado em cartolina verde. 

Molde


Os evangelizandos enfeitaram o casco e desenharam a carinha das suas tartarugas.





ENEFE 2018 - Jogo de tampinhas PET


Esse jogo é muito legal para fazer a reflexão de uma história. 

Usamos para refletir sobre a história "A Tartaruga Mensageira".
Na parte externa das tampinhas colamos imagens de Jesus e dos bichinhos da história, na parte interna, colamos números correspondentes às perguntas que seriam feitas. 



As tampinhas foram espalhadas na mesa, com a figura para cima, cada evangelizando escolheu uma tampinha e respondeu à pergunta correspondente. 




1- O que os habitantes da floresta descobriram que lhes causou medo?
2-  É errado o homem derrubar árvores para transformar em madeira?
3-  Quais os animais da história que queriam levar a mensagem ?
4- Porque todos riram da tartaruga?
5-  Você acha que foi legal cada um querer ser melhor que o outro?
6- O que motivou a decisão dos quatro serem escolhidos para levar à mensagem?
7- Qual foi o motivo da tartaruga levar a mensagem?
8-  Temos essa fé que a tartaruguinha teve?
9-  Por que vocês acham que os outros animais não conseguiram levar a mensagem ?
10-  Quais as habilidades da tartaruga que a fizeram alcançar o seu objetivo?
11- À que a tartaruga atribuiu à sua vitória?
12-   Porque os animais se espantaram quando viram a tartaruga chegar com pessoas amigas?
13-  É errado o homem derrubar árvores para transformar em madeira?
14- E nós? Você acha que somos iguais a esses personagens? 
15- Com qual personagem você se acha parecido?
16-  Nós também devemos ter confiança em Deus como a tartaruga?


Biografia de Jesus (Ênfase no AMOR, como 2ª Revelação) - Jardim

Com o objetivo de que os evangelizandos identificassem Jesus como o mensageiro da Segunda Revelação, reconhecendo nEle os exemplos de AMOR que devemos seguir em nossas vidas, aplicamos essa aula.


PRIMEIRO MOMENTO: JESUS E A SEGUNDA REVELAÇÃO

Iniciamos a aula falando sobre as revelações de Deus para seus filhos. 

Lembramos que Moisés nos trouxe a Primeira Revelação, ele veio nos mostrar que Deus é único, criador de tudo que existe no Universo, um Pai Bom e Justo, que ama todos os seus filhos.

Contamos que íamos falar sobre a Segunda Revelação de Deus, que foi trazida 1800 anos depois de Moisés por alguém muito especial, alguém que é o nosso amigo até hoje. Perguntamos "Será que vocês sabem quem é?", ouvimos, nem foi preciso estimular, pois imediatamente identificaram Jesus como o mensageiro da Segunda Revelação.

SEGUNDO MOMENTO: O QUE NÓS JÁ SABEMOS SOBRE JESUS?

Através de perguntas, verificamos o que os evangelizandos já sabiam sobre Jesus, deixamos que falassem, reforçando as respostas corretas, estimulando para que lembrassem o que já viram em anos anteriores e esclarecendo quando não souberam responder.

  1. Onde Jesus nasceu?
  2. Qual era o nome do pai de Jesus?
  3. E nome da sua mãe?
  4. Será que Jesus ajudava seus pais? Como?
  5. Depois que se tornou adulto, Jesus começou a viajar por muitos lugares, para levar a Revelação de Deus para as pessoas. O que Jesus veio nos revelar?
  6. Jesus precisou da ajuda de amigos para espalhar a mensagem de amor por todos os lugares. Como eram conhecidos esses amigos que ajudaram Jesus?
  7. Quantos eram os Apóstolos de Jesus?
  8. Jesus gostava muito de contar parábolas (histórias) para ensinar as pessoas que deviam amar. Quais as Parábolas de Jesus que vocês já conhecem?
  9. Qual a parábola que você mais gosta? (Perguntar a cada um)

Em relação às Parábolas, precisamos falar um pouquinho sobre cada uma, relembrando os pontos principais, estimulando a memória para que lembrassem do que já haviam visto. Foi um momento muito prazeroso, pois os evangelizandos ficaram muito interessados e felizes ao ver que algumas já conheciam, só não lembravam.

Fizemos o relato de algumas passagens da vida de Jesus, usando figuras, que já tínhamos impressas, que foram usadas em aulas de anos anteriores, para ilustrar esses momentos.

TERCEIRO MOMENTO: JESUS, O NOSSO HERÓI

Ainda com auxílio das figuras, falamos que Jesus possuía o superpoder, perguntamos se sabiam que superpoder era e com alegria ouvimos o AMOR!
Contamos então que:
  • Suas mãos emitiam o superpoder do amor que curava (mostramos figuras de Jesus curando),
  • Seus olhos, com o superpoder do amor, conseguiam enxergar dentro dos corações e ver o que cada um tinha de melhor, por isso Jesus não julgava ninguém, não tinha preconceito, Ele aceitava as pessoas como elas eram (mostramos a figura de Jesus com a mulher adultera)
  • Sua boca falava com o superpoder do amor e acalmava os corações aflitos e Seus ouvidos, ouviam com o superpoder do amor, ouviam atentamente, compreendendo o que o outro queria dizer (mostramos figuras de Jesus conversando com as pessoas)


Reforçamos que Jesus foi o ser mais perfeito que habitou o planeta Terra até hoje.


Ouvimos a música 


Ele é o herói da minha vida,
Ele é o caminho e a saída
Quem lhe seguir sem temor,
Vence os problemas com amor
Ele é o herói das criancinhas
E também das formiguinhas
Está em todo o lugar, até nas ondas do mar
Ele vai e vem (sssuuu), está nos vagões do trem (piuí)
No coração da Terra e no meu também

Quem é o meu herói? (Jesus),
Quem é o seu herói? (Jesus)
Só pode ser Jesus o nosso herói

Quem é o meu herói? (Jesus),
Quem é o seu herói? (Jesus)
Só pode ser Jesus o nosso herói

ATIVIDADE: COLORIR
Entregamos um desenho de Jesus para colorirem.


Jesus e a Segunda Revelação - Maternal

Aula da Cíntia Machado.


Incentivação: Começar relembrando que a primeira revelação foi através de Moisés com os 10 mandamentos. (Mostrar fotos)

Dizer que a após muito tempo da vinda de Moisés a Terra, Deus achou que já era a hora do povo receber uma segunda revelação.

Vocês sabem o que é revelação? Revelar é contar algo que ninguém sabe.

Quem será que trouxe a segunda revelação de Deus? Mostrar uma foto coberta e tirar pequenas partes até que adivinhem quem é (Jesus). 



Desenvolvimento: 



Jesus foi crescendo e se tornou um ótimo filho, ajudando Maria e José com muito amor. Logo cedo se mostrou muito sábio e saiu a pregar ensinando a todos a vontade de Deus.

E o que Ele revelou? O amor de Deus em todas as suas ações para com todos. Aconselhando, curando, afagando e amparando.

E resumiu os 10 mandamentos de Moisés em 2 mandamentos
   1- amar a Deus sobre todas as coisas.
   2- amar o próximo como a ti mesmo.

Quem é o nosso próximo? Todas as pessoas.

Escrever cada mandamento em um coração bem grande e colar os dois em cima dos corações dos 10 mandamentos (feito na aula da primeira revelação) demonstrando que ele engloba todo o resto, porque quem ama a Deus e o próximo, não pratica todas aquelas coisas. Não mata, não rouba e etc.

Dizer que por isso, por essa grande revelação, Jesus é o nosso herói.

Colocar a música "Herói" e ensiná-los a cantar.


Ele é o herói da minha vida,
Ele é o caminho e a saída
Quem lhe seguir sem temor,
Vence os problemas com amor
Ele é o herói das criancinhas
E também das formiguinhas
Está em todo o lugar, até nas ondas do mar
Ele vai e vem (sssuuu), está nos vagões do trem (piuí)
No coração da Terra e no meu também
Quem é o meu herói? (Jesus),
Quem é o seu herói? (Jesus)
Só pode ser Jesus o nosso herói
Quem é o meu herói? (Jesus),
Quem é o seu herói? (Jesus)
Só pode ser Jesus o nosso herói

ATIVIDADE 1: 

Colocar os evangelizandos em círculo, enquanto cantam a versão da música “Escravos de Jó”, um evangelizando deverá andar externamente pelo círculo com uma bola na mão. Quando a música terminar, ele deverá colocar a bola no chão atrás do amigo. A evangelizadora dirá uma atitude e o amigo “sorteado” deverá dizer se a atitude narrada pela evangelizadora condiz ou não com os mandamentos “amar a Deus sobre todas as coisas” e “amar o próximo como a ti mesmo”. Seguir a brincadeira até que todos os evangelizandos respondam.

Música:  Jesus nos ajude sempre a pensar
             Tira, põe, deixa ficar,
             Meninos e meninas fazem
             Zigue – zigue - zá!
             Meninos e meninas fazem
             Zigue – zigue - zá!


ATIVIDADE 2: COLORIR

Entregar a cada evangelizando uma folha com desenho para colorir.



segunda-feira, 19 de março de 2018

Personalidade Feminina 1ª Revelação - Maternal

Aula da Cida Soares, que começou com a música Moisés, que podemos encontrar no CD 2 Evangelização em Notas Musicais, música 13 - disponível para download no site da feb (http://www.dij.febnet.org.br/evangelizador/material-de-apoio/evangelizacao-em-notas-musicais/) .

MOISÉS
Letra e Música Vilma de Macedo Souza

UM DIA, LINDA PRINCESA
VIU NO RIO UM CESTINHO,
DENTRO DELE UM BEBEZINHO
NUMA MANTA ENROLADINHO

E POR SALVÁ-LO DAS ÁGUAS
DEU-LHE O NOME DE MOISÉS
ELE CRESCE NO PALÁCIO,
COMO PRÍNCIPE É EDUCADO.

MAIS TARDE, JÁ VELHINHO,
RECEBE LÁ NO SINAI,   (BIS)
OS DEZ MANDAMENTOS,
LEI DE DEUS, O NOSSO PAI.

Depois foi o momento que a Princesa visitou a turma.





Atividade para colorir


Finalizando com a encenação do momento em que a Princesa encontrou o cesto com Moisés.

Personalidade Feminina 1ª Revelação - Jardim

Aula da Carolina Higino. Ela iniciou a aula mostrando a imagem abaixo no tablet.



 E fez perguntas, como:

1.           Quem é o menino na imagem?
2.           Por que ele está dentro de um cesto?
3.           De quem é o dedo que ele está segurando?
4.           O que a princesa fez quando encontrou Moisés?
5.           Quem é a menina na imagem ao lado de Moisés? Alguém lembra o nome dela?
6.           O que Miriam sugeriu quando a filha do Faraó encontrou o bebê?

7.           Para que Moisés foi educado pela princesa?

Depois foi o momento da visita da princesa para a entrevista, sorteamos as perguntas entre os evangelizandos, ajudamos com a leitura.









Após agraceder a Princesa pela visita, a Carolina explorou um pouco mais a história, tendo como base Êxodo 2:1-10.

"A filha de Faraó desceu ao rio Nilo para tomar banho. De repente, viu o cesto. Chamou uma das suas servas: ‘Vai buscar aquele cesto.’ 
Quando a princesa abriu o cesto, viu um belo menino. O pequeno Moisés estava chorando, e a princesa teve pena dele. Não quis que ele fosse morto.
Então apareceu Miriã. Miriã perguntou à filha de Faraó: ‘Quer que eu vá buscar uma mulher israelita como babá para o neném?’
‘Quero’, disse a princesa.
Miriã correu depressa para contar isso à mãe. Quando a mãe de Moisés chegou à princesa, esta disse: ‘Tome o menino e cuide dele para mim, e eu lhe pagarei.’
Assim, a mãe de Moisés cuidou de seu próprio filho. Depois, quando Moisés já era mais crescido, levou-o à filha de Faraó, que o adotou como seu próprio filho. Foi assim que Moisés passou a ser criado na casa de Faraó."

Falou da importância da princesa na vida de Moisés, que tinha a missão de libertar o povo hebreu e lembrar a todos que só existe um único Deus, que é Pai de todos nós, um Pai bom e justo.

Distribuiu figuras para colorirem.

Ligar os pontos e colorir

Colorir



A Princesa Egípcia, mãe adotiva de Moisés

A Cíntia Machado foi a escolhida ara representar a nossa Princesa.



Ela se caracterizou e visitou cada uma das turmas. A Joelma Farias fez as perguntas que seriam feitas pelas turmas, uma entrevista.


1- Você sempre tomava banho nesse rio?
Sim, sempre tomava banho nesse rio e adorava, nós egípcios usávamos muito suas águas para beber, pescar e irrigar a terra.

2-Qual era o nome desse rio? Ele é muito fundo?
Rio Nilo, ele é muito extenso é um dos maiores rios do planeta, atravessa vários países além do Egito.

3- Você não achou estranho, um cesto dentro do rio? O que você pensou?
Sim, achei muito esquisito aquilo e logo fiquei muito curiosa para saber
o que tinha dentro dele.

4- Como você encontrou o bebê, dentro do cesto, ele estava sem roupa?
Não! Pelo contrário, ele estava todo enroladinho em uma manta, bem protegido do frio.

5- Por que você o tirou do rio?
Fiquei com muita pena dele, segui meu coração e resolvi levá-lo para casa lhe dando o nome de MOISÉS.

6- Esse nome, Moisés tem algum significado?
Sim, significa "SALVO DAS ÁGUAS"

7-Você não ficou na dúvida em adotar esse bebê hebreu?
Não! Só vi um bebê precisando ser protegido, tive certeza que deveria cuidar dele.

8- Você logo confiou na pessoa que te indicou uma ama/mãe de leite?
Sim! Senti que aquela moça hebreia falava a verdade, e se ela conhecia alguém, porque não aceitar. Eu não tinha como amamentá-lo

9- Como era Moisés quando era pequeno?
Ah... Ele era um menino muito alegre, inteligente, carinhoso, educado e que sempre respeitava a todos

10-Você tinha receio de Moisés resolver sair do palácio, para viver com o povo hebreu?
Sim, porque sabia que ele era um presente enviado pelos deuses... mas que a qualquer momento poderia ir embora.

11- Então, você no fundo sabia que seu filho adotivo, era uma pessoa especial?
Sempre soube que ele seria um grande homem, com uma grande missão.

As perguntas foram sorteadas pelos evangelizandos, que fizeram a entrevista, foi um sucesso!!!

MATERNAL



JARDIM



PRIMEIRO CICLO





SEGUNDO CICLO




Atividade em sala

Atividade em sala

Atividade em sala

TERCEIRO CICLO




Personalidades 2018

Quando fechamos o programa de 2018, nossa companheira Joelma Farias deu a sugestão de trabalharmos uma figura feminina vinculada a cada uma das Três Revelações. Cada uma sendo caracterizada por uma evangelizadora e visitando todas as turmas. A personalidade faz o fechamento de cada Revelação, como se fosse um resgate de tudo que vimos a respeito.

1ª Revelação - A Princesa Egípcia, mãe adotiva de Moisés




2ª Revelação - Maria de Magdala




3ª Revelação - Amelie Gabrielle Boudet