quarta-feira, 31 de maio de 2023

RESIGNAÇÃO - Jardim

 

OBJETIVO: Os evangelizandos devem compreender que: devemos ter uma atitude positiva de resignação diante do que não pode ser mudado; devemos buscar a melhor solução para resolver o que pode ser modificado, pois temos a opção do bem e do mal sofrer, só depende de nós.

Fonte de pesquisa:http://evangelizacao-infantil.blogspot.com/2011/05/aula-resignacao.html

 

AMBIENTAÇÃO E PRECE INICIAL – Todos juntos no salão principal

DESENVOLVIMENTO DA AULA

HISTÓRIA: Contar que Joaquim e João são dois irmãos. A mamãe prometeu que, no domingo, toda a família ia fazer um passeio muito agradável. Eles poderiam tomar banho de mar, ir ao parque de diversões, andar no carrossel e fazer muitas brincadeiras. Os meninos esperavam felizes o dia de domingo. Na madrugada de domingo caiu um temporal muito forte. Pela manhã a chuva continuava e... não puderam fazer o tão sonhado passeio.

Mostrar a figura abaixo e continuar.


 Joaquim reclamou, chorou, gritou de tristeza e raiva.

João também ficou triste, mas não reclamou, nem chorou, nem berrou. Ficou pensando como poderia divertir-se naquele dia de chuva, mesmo dentro de casa.

 

REFLEXAO: Conversar com os evangelizandos, perguntando:

– Quem foi o mais inteligente? Por quê?

Explicar que João aceitou o que não podia mudar. O nome dessa qualidade que João tem é resignação. Resignação quer dizer aceitar com calma o que não pode ser mudado (no caso, a chuva). Mas o menino não deixou de pensar como poderia melhorar a situação. Assim devemos sempre fazer.

Usando as imagens selecionadas, perguntar se gostam ou não de fazer o que está na imagem, quando a resposta for negativa, perguntar se podem deixar de fazer, para as que podem, buscar a melhor forma para resolver, e para as que não podem, dar a opção de aceitarem sem reclamar ou ficar reclamando, aborrecidos e chateados, perguntando qual dessas opção é a melhor? Qual a atitude resignada que devemos ter?

 

Ler

Levar um tombo

Levar uma bronca


Ganhar presente

Ir a um festa

Realizar o Culto do Evangelho no Lar

Vir à evangelização todos os sábados

Ir à escola

Escovar os dentes

Ir ao dentista

Tomar sorvete

Brincar no pula-pula

Tomar banho

Ser vacinado

Se alimentar de forma saudável (frutas e legumes)

Ir ao médico

Ficar doente


ATIVIDADE: Apresentar situações do cotidiano dos evangelizandos para que eles encontrem uma solução. Estimulá-los a indicarem mais de uma solução, para que sintam que há sempre boas opções para melhorar as situações.

SITUAÇÕES:

1 – Sua mãe comprou pra você um sorvete de casquinha. Se o sorvete cair no chão, você não poderá mais tomá-lo. O que você pode fazer para evitar que isso aconteça? Ouvir as respostas, depois questionar - E se o sorvete cair, como você vai reagir?

2 - Você ganhou dois reais, mas gostaria de comprar um brinquedo que custa cinco reais. O dinheiro que você tem não dá para comprar o brinquedo que você quer. O que você pode fazer? 

3 – Sua tia veio te visitar e trouxe uma lata com seus biscoitos favoritos mas só que você acordou com muita dor na barriga. O que você faz? 

4 – Seus amiguinhos da escola vieram passar o dia na sua casa, vocês tinham combinado de brincar de pique na pracinha, mas só que começou a chover, e agora? 

5 – Seu álbum de figurinhas está faltando só uma para você completar, seu amigo tirou repetida justamente essa que falta pra você, mas ele disse que não pode te dar, pois vai trocar com outro amiguinho por uma que ele não tem. Qual a sua reação? 

6 – Você não gosta de acordar cedo e tem que acordar muito cedo amanhã, pois sua família vai viajar. Vai passar na TV aquele desenho que você está esperando pra ver um tempão, mas sua mãe mandou você ir dormir. O que você faz? 

7 – Você ficou doente, para ficar bom o médico orientou sua mãe a fazer um suco de beterraba pra você beber todos os dias, mas você detesta beterraba, e agora? 

8 – Na hora do recreio você quer jogar bola, mas seu amigo quer jogar totó. Qual é sua atitude? 

9 – Você combinou com seu amigo que iam jogar totó e depois jogariam bola, mas quando acabaram a partida de totó, o sinal tocou avisando que o recreio tinha terminado. Como você reage? 

10 – Você chegou da escola e viu que sua mãe tinha feito aquele bolo que você adora. Na mesma hora você diz que quer um pedaço, mas está na hora do almoço e sua mãe não deixa você comer. Qual a sua reação? 

 

PRECE FINAL

RESIGNAÇÃO - 3º Ciclo

1º MOMENTO: Ambientação no Salão principal.

 

2º MOMENTO: Prece, passe e água fluidificada. 

 

3º MOMENTO: Dinâmica em grupo para descobrir o tema da aula.

Recortar a palavra R E S I G N A Ç Ã O e pedir para que os evangelizandos, descubram qual o tema da aula. Pedir para eles colarem as letras no quadro, formando a palavra.

 


4º MOMENTO: Contar a História de Jó como exemplo de Resignação.

 

História de Jó.

 

Jó era o homem mais rico da região em que vivia. Possuía milhares de ovelhas e camelos, centenas de juntas de bois e jumentos, uma imensa propriedade, sete filhos, três filhas e grande quantidade de empregados.

Era considerado um homem bom, justo e temente a Deus.

A fé de Jó foi severamente testada quando o mal o atingiu de diferentes formas.

Num mesmo dia, sua propriedade foi invadida e saqueada, seus rebanhos foram roubados, seus empregados assassinados e seus filhos e filhas morreram quando a casa desabou sobre eles, em meio a um vento muito forte vindo do deserto.

Jó se entristeceu profundamente, prostrou-se no chão e orou.  Não se revoltou. Reconheceu que tudo o que tinha havia sido dado por Deus e que o Senhor achara por bem tirar tudo dele. Dessa forma, afirmou sua fé e mostrou resignação à vontade do Pai.

Entretanto, as problemáticas continuaram. Ele teve o corpo coberto de chagas. Era a temida lepra. Sua esposa, atormentada pela dor, disse que ele deveria amaldiçoar Deus e morrer.

Contudo, Jó permaneceu firme em sua fé. A esposa, revoltada, o abandonou.

Sozinho, isolado, Jó foi visitado por três amigos que, em vez de consolá-lo, tentaram convencê-lo de que Deus o estava castigando por seus muitos pecados.

Jó discordou deles, reafirmou sua fé na Bondade e Justiça Divinas e ainda orou ao Senhor para que não punisse seus amigos.

Por sua fé inabalável, por sua paciência em tudo suportar, após algum tempo, o Pai Celeste lhe permitiu a restituição da saúde, curando-o da lepra. Depois, Jó conseguiu reaver, e duplicado, todos os seus bens.

Tornou a se casar e teve dez filhos, concluindo sua vida, anos mais tarde, em felicidade.

 

Fonte:https://www.segs.com.br/mais/mensagens/372212-mensagem-paciencia-de-jo

 

5º MOMENTO:  Explicação do Tema

 

Quando a gente vai para uma Casa Espírita; estuda; assisti Palestras e chega mais perto de Jesus, faz com que a gente tenha fé, e essa fé nos guia, nos dá força e determinação.  Ela nos leva a trabalhar à nossa evolução, nos faz crescer, nos ajuda nos momentos de aflição, porque vivemos num Planeta de provas e expiações. 

Todos nós passamos por momentos de aflição, e a fé nos dá essa resignação, que tanto precisamos.

Ter fé é guardar no coração aluminosa certeza de Deus !!!!

A falta de resignação poderá trazer rebeldia que, trará para nós uma intranquilidade.

Temos que aceitar o que não podemos mudar, tentando no entanto, agir para amenizar as consequências, amenizar os sofrimentos.

A pessoa resignada não é covarde, mas alguém que compreende a existência da vida terrena.

Jesus passou por todo aquele sofrimento: foi humilhado, torturado.  Mesmo assim, Ele não se revoltou, não duvidou da misericórdia e nem da sabedoria de Deus. Jesus aceitou morrer na cruz. 

Ele orou e disse à Deus:  "Não seja feita a minha, mas a Tua vontade"

Fonte:  https://youtu.be/0Vv8zHtdf3A

 


6º MOMENTO:  Dinâmica de Grupo

Mostrar aos evangelizandos fotos com situações felizes e outras não.  Perguntar quais são as fotos de pessoas resignadas, e separá-las para que cada grupo crie uma história.  Depois, um evagelizando de cada grupo contará a história na frente de todos.

 

7º MOMENTO: Música e Prece final.

https://youtu.be/G-efLlqe_vs



FRATERNIDADE - GEEAL - Aula Virtual

Durante as reuniões públicas temos um grupo, em nossa casa, que evangeliza as crianças de 03 a 11 anos, é o GEEAL - Grupo de Educação Espírita André Luiz. 

No período em as atividades da nossa Casa Espírita estiveram suspensas, as aulas eram on line. Ainda estamos em modo remoto nas reuniões de sexta-feira a noite.

Confiram o trabalho lindo da equipe do GEEAL!

As aulas são transmitidas pelo canal do Centro Espírita Miguel.

https://youtube.com/channel/UCKVWmzFM0F_j18kMyHYpKww


Segue o link da aula 21/2023

https://youtu.be/sCbADdNZXMk




CORAGEM - 3º Ciclo

 


1º Momento: Prece, passe e água fluidificada

 

2º Momento: Descobrir o tema da aula a partir da letra da música Coragem Moral

https://youtu.be/vfvf6wr8WOo

 


3º Momento: Exposição o tema e reflexões (cada evangelizando lerá um parágrafo p/ refletir) – 50 min

• Embora muitos entendam coragem como intrepidez(destemor), ousadia, bravura, o cristão sabe que a verdadeira coragem é a de exemplificação do bem e do amor em quaisquer circunstâncias.

• Aprendemos com Jesus que o mais corajoso não é o mais valente, mas aquele que mais ame, até mesmo aos seus adversários.

• Coragem é firmeza, energia, frente aos problemas que nos desafiam e, como os maiores problemas para o cristão se encontram sempre no campo do Espírito, tenhamos sempre a coragem de enfrentar as dificuldades do caminho, com vistas à nossa melhoria e edificação espiritual.

 

A coragem do indivíduo é sempre avaliada pelas suas resistências morais.”

(Joanna de Ângelis no livro “Tesouros Libertadores” psicografado por Divaldo Franco.)


O que isso quer dizer? Quanto mais evoluídos menos medo iremos ter. Porque estaremos “preparados” para passar pelas provas e aflições.

Pessoas corajosas geralmente são aquelas que já passaram por grandes dificuldades na vida. Como por exemplo, uma mãe que teve um filho que desencarnou, ela já aprendeu que nada é para sempre e não tem mais apego com pessoas e bens materiais.

Por conta disso, tem mais aceitação se alguém lhe deixar sozinha. Porque ela já enfrentou isso na sua vida e tem coragem de enfrentar novamente, pois já compreendeu.

Por isso o espiritismo insiste tanto que tenhamos conhecimento sobre a vida. Porque irá nos dar força e coragem para continuar.

 

• Coragem, sim, para entender os que não nos compreendem, orar pelos que nos perseguem, bendizer aos que nos maldizem e amar em espírito e verdade os irmãos que se dizem nossos inimigos.

Oração da Serenidade de São Francisco de Assis

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir umas das outras".

 • Coragem é exemplificar a honestidade quando ninguém nos vigia, defender o irmão ausente quando vítima da injúria, praticar a caridade quando o mundo nos conclama ao comodismo, trabalhar quando as forças se façam diminuídas, enfim, coragem de viver o cristianismo a cada instante, para libertação nossa e dos que nos cercam.

• O espírita, com o conhecimento da imortalidade da alma, da lei de Causa e Efeito, e da Infinita Misericórdia de Deus, é alguém que deve demonstrar coragem frente aos embates da vida, exemplificando serenidade e confiança mesmo nas horas de adversidade.

Joanna de Ângelis explica ainda que temos reservas morais. Por exemplo, algumas vezes achamos que nunca iremos conseguir superar tal desafio em nossa vida. Mas quando ele realmente acontece, estamos de prontos para compreender e vencer esse desafio, surge uma força e coragem interior que não tínhamos noção que existia. Mas de acordo com nossas experiências nós temos.

Mas se for o caso de ainda não termos conhecimento e capacidade de superar alguma prova em nossa vida, somos poupados de passar por tal situação.

• Busquemos o verdadeiro sentido da vida física na Terra e jamais nos faltará a coragem de vivê la com amor, trabalho e desprendimento, estudo e edificação para que o Reino de Deus se estabeleça entre os homens e a Humanidade se encaminhe para o plano de regeneração a que nos destinamos.

• O cristão sabe que corajoso é aquele que antes de demonstrar ser forte é capaz de se negar a uma briga, por saber que a violência só gera violência, sendo, às vezes, melhor não termos as mãos a usá-las para apontar uma arma contra nosso semelhante.

• Corajoso é também aquele que, enfrentando a si mesmo, aceita o mundo criado por ele em vidas passadas, procurando modifica-lo através do trabalho edificante e do respeito a si mesmo e ao próximo.

• É preciso ter coragem para enfrentar os problemas do cotidiano, quaisquer que eles sejam, pois, na realidade, eles são consequências de nossas atitudes menos felizes nas vidas passadas, ou então testes necessários à nossa própria evolução.

• Antes de tudo é preciso ter coragem para superar nossas próprias fraquezas, lembrando as palavras do Cristo ao chegar o momento de interromper sua missão entre nós, aproximando se do instante em que seria entregue aos homens, humilhado e escarnecido: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. (João 16:33)

• Como espíritas é importante lembrar sempre que a pessoa corajosa evita revidar uma ofensa, briga ou agressão, como também ponderando em bases de amor, sabe desfazer os desafios das pessoas e, permanentemente, luta contra suas próprias fraquezas.
https://www.uemmg.org.br/cofemg/area-de-infancia-e-juventude/conteudo-programatico/livro/6-conduta-espirita-vivencia-20

 

4º Momento: Dinâmica - Medo de Desafios – 10min

Objetivo: Aumentar a coragem diante dos desafios da vida e erradicar o medo.
Participantes: Indefinido. Tempo Estimado:10 min.
Material: caixa, chocolate e aparelho de som.
música  utilizada:   https://youtu.be/ge-bEug37b4



Descrição:  Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o chocolate e um bilhete: COMA O CHOCOLATE! Pedir à turma que façam um círculo. O evangelizador segura a caixa e explica o seguinte: - Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida, vamos brincar de “batata quente” com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja, ninguém vai poder ajudar o colega, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa (é importante que o evangelizador fale de maneira a despertar nos evangelizandos um certo medo do conteúdo da caixa, dizendo que pode ser uma tarefa extremamente difícil ou que poderão ficar com vergonha de fazer).
Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a música for interrompida (o evangelizador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa. É importante que o evangelizador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem... Depois de muito suspense quando finalmente o evangelizando abre a caixa encontra a gostosa surpresa

Comentário: A verdadeira coragem é demonstrada pela maneira como se enfrenta a batalha da vida, no seu dia-a-dia. (...) A coragem nasce na fé que sabe o que deseja e se empenha para consegui-lo. Enfrenta os obstáculos sem enfraquecer-se e resiste ao tempo sem perder o valor.
Raciocina antes de agir e permanece iluminada pelo ideal, enquanto se mantém no campo das lutas. Demonstra a tua coragem, agindo sempre com acerto e equilíbrio.

(Vida feliz. Cap. 174. Espírito Joanna de Ângelis. Psicografado por Divaldo Pereira Franco)
https://www.passatempoespirita.com.br/products/dinamica-medo-de-desafios/

 

5º Momento: Vídeo da música Coragem e Fé

https://youtu.be/orAVgCSb5-o

 


Prece Final

sexta-feira, 26 de maio de 2023

COLABORAÇÃO NO LAR - Maternal

OBJETIVO: Passar para os evangelizandos que a colaboração no lar é uma tarefa importante que precisamos realizar com disposição e boa vontade, pois, esses pequenos serviços resultam em benefícios para todos como harmonia e felicidade. Mostrar que as crianças (assim como eles) também podem colaborar com as tarefas de casa.
 
1º Momento:
- Música de Cacá Rezende Olá e Chamadinha com a Lata da Alegria
 
2° Momento:
- Música, Prece Inicial e Água Fluidificada
 
3° Momento: Atividade 1
Atividade que trabalha a lateralidade, coordenação motora, os comandos e afetividade. Fazendo os evangelizandos entenderem que precisamos das mãos para nos ajudar e que a colaboração faz parte dessas tarefas.
 
Link: https://www.instagram.com/reel/CqoxwcIMOAV/?igshid=NTc4MTIwNjQ2YQ==
 
4° Momento: Atividade 2
 
Deixar a sala desarrumada com cadeiras de pernas pra cima, vários lápis espalhados pela mesa, bolas de papéis jogadas pelo chão.  
Perguntar: Vocês notam algo de diferente na salinha?
A medida que eles forem identificando e respondendo vou solicitar a ajuda deles para juntos colocarmos a salinha em ordem. Depois, agradeço a todos pela ajuda e explico que o tema da aulinha é COLABORAÇÃO mostrando a importância da ajuda de cada um.
 






 
5º Momento – Música Colaboração de Vilma de Macedo
 
6º Momento: Teatro
 
Onde os evangelizandos serão os próprios personagens. Reforçando o tema, faremos cenas do dia a dia em casa com seus pais e as diversas maneiras de colaboração no lar.
 
Elenco: Tia Andreia, tia Fernanda, e os evangelizandos.
 
Reflexão
 
Perguntar aos evagelizandos se eles entenderam que mesmo sendo crianças eles podem colaborar com as tarefas de  casa e que cada um fazendo um pouco todos se ajudam.  Jesus com seus exemplos nos mostra  que devemos cumprir nossas tarefas  com muito amor, dedicação e respeito. Que a colaboração é fundamental e trás harmonia em nosso lar.
 




7° MOMENTO: Atividade 3
 
Num cartaz em formato de casa, faremos a colagem de figuras indicando algumas tarefas que podemos colaborar e praticar em nosso lar.










8º Momento – Colorir




9º Momento – Música e prece final.

quinta-feira, 25 de maio de 2023

CORAGEM. - Jardim

Objetivo: Distinguir CORAGEM força interior para enfrentar dificuldades, de ousadia em arriscar a vida sem motivo justo.

 

PRIMEIRO MOMENTO: Prece com todos reunidos no salão principal.

 

SEGUNDO MOMENTO: Como vocês estão? Conversa com os evangelizandos.

 

TERCEIRO MOMENTO: Através do diálogo, ajudar os evangelizandos a compreenderem que, coragem não é pôr a vida em risco inutilmente, dar exemplos: colocar o dedo na tomada, soltar pipas em local com fios elétricos, enfrentar as ondas do mar, atravessar a rua quando o sinal estiver verde para os carros, etc. Explicando que nesses casos e falta de responsabilidade com a própria vida, que é o maior presente de Deus.

 





QUARTO MOMENTO: Utilizando brinquedos, contar a história de uma zebra que estava com seu filhote, quando um leão as avistou. Ela escondeu o filhote em uma moita e subiu em uma montanha muito íngreme. Como não conseguia alcançá-la, ficou aguardando que ela descesse. Após muito tempo, percebendo que a zebra não iria descer, o leão foi embora. A zebra então desceu e com seu filhote voltou em segurança para junto da manada.

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QUINTO MOMENTO: Conversar com os evangelizandos sobre a história.

 

SEXTO MOMENTO: Atividade Criativa.

Usando massinha de modelar, os evangelizandos irão criar dois ou mais personagens, poderá ser pessoas ou animais, e irão inventar uma pequena história em que um dos personagens age de forma corajosa.

 

Enzo (6 anos): Dois irmãos foram viajar para outro planeta, um irmão saiu da nave. Ele encontrou um monstro, ele começou a escalar o morro para fugir do monstro, ele ficou sem saída, o outro irmão pegou um machado e matou o alienígena.

 

Maria Eloá (6 anos): Minha mãe ia ao supermercado, o ladrão estava roubando todas as lojas, e ela chamou a polícia.

 

Giovanna (6 anos): Estava no parquinho brincando, e teve medo de subir no brinquedo, depois subiu e não teve mais medo.

 

Heithor (6 anos): Uma mãe minhoca e o filho, de repente um besouro e um caracol para comer o filhote, ela quase foi obrigada a abandona-lo. Uma joaninha gigante apareceu e comeu um o besouro e o caracol e salvou o filhote da minhoca.

 

Lara Antunes (5 anos): Era uma vez dois porquinhos, o porquinho mais novo queria sorvete, sorte que tinha uma barraquinha que vendia sorvete. Quando eles foram embora, apareceu uma cobra e o porquinho mais velho pisou nela e matou.

 

Maya (6 anos): Eu era uma coelhinha, minha mãe uma coelha estávamos com meu pai. Eu estava tirando sangue, meu pai estava filmando olhando para mamãe, ele falou que quando terminasse ia me dar um presente e papai gastou muito dinheiro.

 

Mirian (5 anos): Um caminhão pegou todas as frutas e levou para as lojas. Ele deixou as frutas para os animais.






 

SÉTIMO MOMENTO: Avaliação da aula.

 

Prece Final

quarta-feira, 24 de maio de 2023

CORAGEM - Maternal

Objetivo: Compreender que a CORAGEM nos possibilita enfrentar os obstáculos que tentam nos impedir de chegar ao nosso objetivo.

 

1º Momento:

Música, prece inicial e água fluidificada 

Chamadinha com a Lata da Alegria

Música de introdução da aula

 

2º Momento: Incentivação

Iniciar a aula fazendo algumas perguntas relacionadas a questão da coragem x medo.  Convidar as crianças para assistirem uma história através de um teatrinho. 

 

3º Momento: Teatro - Mamãe não quero dormir. 

Improvisar o cenário de um quarto e encenar a história de Talita, uma menina que chora toda vez que a mãe deixa o quarto e apaga a luz, se recusando a dormir sozinha e no escuro. Após várias tentativas, a mãe tem a ideia de convidá-la a orar pedindo coragem a Jesus para enfrentar esse medo. Após a prece ela sente crescer esse sentimento dentro dela como se tivesse vestido uma capa (coragem/proteção). 

Nesse momento tocar uma música que remeta a força interior crescendo.  A partir daí ela se sente segura para enfrentar esse obstáculo. 

 







4º Momento: Refletir que assim como a personagem da história, nós também ao sentirmos medo de algo, devemos recorrer a Jesus através da prece para que nosso coração se encha de coragem e possamos enfrentar o obstáculo com sabedoria. 

 

5º Momento: Atividade 1

Fazer uma prece coletiva pedindo coragem a Jesus. Nesse momento cada um vestirá uma capa (TNT) da coragem.

Criar situações em que eles vestidos com a capa da coragem terão que encontrar soluções.  Exemplos: Medo do escuro – acender a luz para certificar que não há monstros; Medo de aprender andar de bicicleta para não se machucar - colocar kit de proteção (capacete e joelheira); Medo de ficar longe da mamãe – pedir que ela deixe um beijinho marcado na mão para que se lembrem dela enquanto estiver longe.

 






6 Momento: Atividade 2

Cantar a música Jesus Herói. Pausar alguns momentos da música e pedir que completem de acordo com a figura apresentada.

 https://youtu.be/04aApam25FQ

 











7º Momento: Pintura das figuras da música e massinha. 

 




8º Momento: Prece Final com todos pedindo coragem para algum medo.