Como sempre, começamos a aula relembrando que estamos estudando as Leis Morais, também chamadas Leis Divinas ou Leis Naturais. Falando um pouco das Leis que já estudamos, relembrando brevemente o que foi visto em cada aula: Lei de Adoração, Lei de trabalho, Lei da Reprodução, Lei de Conservação, Lei de Destruição, Lei de Sociedade, Lei de Igualdade.
Contamos que íamos estudar a Lei de Progresso. Explicamos que, como sabemos, o Espírito é imortal e foi criado por Deus para evoluir. Ao longo dos anos, os Espíritos que habitam a Terra evoluíram intelectualmente, fazendo grandes descobertas que ajudaram no progresso de toda humanidade e do planeta Terra, mas os Espíritos não evoluíram moralmente da mesma forma, por isso ainda fazemos mal uso da nossa inteligência e das descobertas que foram feitas.
Antes mesmo de começarmos a falar, a evangelizanda Joanna já se antecipou, dando como exemplo o fogo, falando que o homem coloca fogo na floresta. Nós apenas complementamos com o que havíamos colocado em nosso planejamento, explicando que o fogo deveria ser usado para cozinhar os alimentos, nos aquecer, iluminar, mas ainda é usado para destruir, vemos pessoas que provocam incêndios ao soltar balões que caem em florestas e matam muitas árvores e animais, pessoas que colocam fogo na vegetação e esse fogo fica fora de controle, provocando enormes incêndios.
Demos um outro exemplo: a lâmina, que deveria ser usada para cortar os alimentos, e quando em forma de bisturi, se transformar em um instrumento de cura nas mãos dos médicos, mas ainda é usada para tirar a vida de pessoas e animais.
Mostramos duas figuras:
Pedimos aos evangelizandos que observassem as duas e refletissem sobre a situação apresentada em cada uma delas, perguntaamos qual das duas imagens representava o melhor comportamento.
Explicamos que Deus, quando nos criou, colocou em nós o sentimento mais essencial, o Amor, e é o esforço e a perseverança que nos ajudam a vencer nossas imperfeições e descobrir esse amor dentro de nós. Para nos melhorarmos e progredirmos, precisamos nos esforçar (empenhar, ter força de vontade).
No caso da primeira figura, eles frequentam a evangelização, aprendem sobre os ensinamentos de Jesus, mas não colocam em prática. Nós também somos assim, ainda não conseguimos praticar tudo o que aprendemos com Jesus, mas precisamos nos esforçar. E precisamos também ter perseverança, que significa não desistir, precisamos insistir até conseguirmos agir como verdadeiros cristãos, atitude representada na segunda figura. Pois só seremos verdadeiramente perfeito, quando vivenciarmos o amor na sua a mais alta expressão como Jesus fez, somente assim conseguiremos progredir.
O nosso verdadeiro progresso está nas conquistas do espírito, naquilo que adquirimos enquanto estamos encarnados e podemos levar conosco quando nos desencarnamos.
Questionamos se sabiam o que levamos quando desencarnamos, citamos coisas materiais (casa, carro, roupas, brinquedos) e virtudes (inteligência, humildade, bondade). Explicamos que cada Espírito tem a possibilidade de conquistar os bens espirituais que lhe faltam, e de se libertarem do mal que ainda possuem, mas precisam ter vontade, usando o esforço e a perseverança como instrumentos.
Lembramos que quando evoluímos, também ajudamos o planeta a evoluir, essa transformação faz parte da Lei de Progresso. Para verificar se já sabiam quais atitudes levam à nossa evolução e à evolução do nosso planeta, aplicamos as seguintes atividades:
ATIVIDADE 1: A TRILHA DA EVOLUÇÃO
Riscamos um caminho em papel pardo, partindo do Mundo de Provas e Expiações para o Mundo Regenerado.
Cada evangelizando retirou uma figura da sacola (as figuras abaixo foram usadas na atividade, imprimimos e colorimos).
Junto com o grupo, o evangelizando avaliou se a atitude representava uma ação que ajudava a evoluir ou não.
As atitudes que ajudavam foram coladas no caminho.
Formando uma estrada com as ações que levam o Espírito para um Mundo mais evoluído, mostrando o seu progresso e progresso do próprio planeta.
ATIVIDADE 2: LABIRINTO
Entregamos a cada evangelizando uma folha com um labirinto, para que encontrassem o caminho com as atitudes que nos levarão a ser evoluído como Jesus.