terça-feira, 31 de março de 2020

OS DEZ MANDAMENTOS - JARDIM

Essa aula seria aplicada no dia 14/03/2020, mas tivemos que cancelar por conta da pandemia.

Mostrar uma figura de Moisés, com as tábuas da Lei. 




Explicar que o povo hebreu acreditava na existência de um só Deus, mas houve uma grande seca, um período muito longo sem chuvas, impedindo que se cultivasse o alimento, os animais morriam, houve muita fome. Para que o povo não morresse, foram para o Egito, em busca de alimento. 

No início eles foram bem recebidos, mas com o passar do tempo, foram escravizados e obrigados a servirem ao faraó e aos seus deuses. Passaram muitos, muitos anos e os hebreus acabaram acreditando nos deuses egípcios, adorando imagens, adotando outras crenças. 

Moisés foi responsável por libertar o povo hebreu da escravidão, mas por terem vivido muitos, muitos anos com as crenças egípcias, estavam com dificuldades para voltar a acreditar em um Deus Único. 

Mostrar o cartaz com as regras da sala, comentar: nós ficamos um tempinho bem pequeno longe da evangelização, e ao retornar, foi necessário relembrar como devemos nos comportar, por isso a tia Carol fez esse cartaz, pra nos lembrar. 

Deus percebeu que o povo hebreu também precisava ser lembrado como deveria se comportar. Então, permitiu que os Espíritos Superiores se comunicassem com Moisés, usando a mediunidade. Vocês lembram o que é a mediunidade? É a capacidade que algumas pessoas têm de se comunicar com os espíritos desencarnados.

Colar na parede um monte, feito com papel pardo. 




Explicar que para se comunicar com os Espíritos Superiores, Moisés precisava de tranquilidade, mas o povo hebreu não dava um minuto de sossego, o tempo todo precisavam que Moisés resolvesse os problemas que eles criavam por não saberem como se comportar. Moisés então foi para o alto do Monte Sinai, (colar a figura de Moisés, usada no início da aula, no alto do morro), assim, pode ouvir os Espíritos do Bem, que orientaram como o povo deveria se comportar, seguindo os Dez Mandamentos de Deus.




Conforme for falando dos mandamentos, colar figuras no monte. (Usei os mandamentos como estão no ESE, e vou usar figuras que já tenho, de anos anteriores). Procurando sempre dar uma explicação de como devemos interpretar cada mandamento nos dias atuais. Reforçando que o povo Hebreu precisava dessas regras para evoluir. 

1º MANDAMENTO - ENUNCIADO: Amar a Deus acima de todas as coisas e não fazer imagens para adorar.




EXPLICAÇÃO: Devemos amar, respeitar e ter gratidão a Deus em todos os momentos. Ter fé e acreditar que Deus sabe o que é melhor para nós. Não acreditar que as coisas acontecem por acaso, que objetos tem o poder de mudar o que irá nos acontecer. Não ter imagens para se ajoelhar em frente e orar. Agradecer a Deus pelo alimento em nossa mesa. Fazer prece todos os dias quando acordamos, demonstrando nosso amor e respeito por Deus, nosso Pai e Criador. Não carregar amuletos, nem acreditar que se não estiver com o amuleto, coisas ruins vão acontecer;


2º MANDAMENTO - ENUNCIADO: Não falar o nome de Deus em vão.




EXPLICAÇÃO: Não usar o nome de Deus para justificar ações. Não usar o nome de Deus nos momentos de raiva. Não usar o nome de Deus em brincadeiras. Toda vez que mentir, se disser “Juro por Deus” para as pessoas acreditarem, estará usando o nome de Deus em vão. E se toda as vezes que se irritar, falar “Meu Deus” e um monte de palavras feias, também. Não pedir a Deus ajuda para passar de fase no jogo.


3º MANDAMENTO - ENUNCIADO: Lembrar-se de santificar o dia de sábado.




EXPLICAÇÃO: Respeitar os momentos de nos dedicarmos a Deus, como: fazer o culto do evangelho no lar sem reclamar, não ficar aborrecido quando tem que vir para a evangelização. Prestar atenção ao que está sendo falado pela evangelizadora.  Não trazer brinquedo escondido para brincar na hora da evangelização e não presta atenção na aula. Só querer falar de assuntos que tem nada a ver com a aula da evangelização;


4º MANDAMENTO - ENUNCIADO: Honrar pai e mãe.




EXPLICAÇÃO: Respeitar os pais e as pessoas responsáveis por nós (avó, tia). Colaborar com as tarefas da nossa casa. Tratar com amor e carinho os pais as pessoas responsáveis por nós. Não fazer pirraça quando os pais não fazem o que você quer. Abraçar, beijar e falar que ama os pais;


5º MANDAMENTO - ENUNCIADO: Não matar.




EXPLICAÇÃO: Preservar todas as criações de Deus. Não desejar o mal para alguém quando estamos com raiva. Não falar palavras que magoem as pessoas. Não arrancar flores, deixando todas espalhadas pelo caminho. Quando se aborrecer, deixar de colocar a comida para os animais de estimação. Quando ficar chateado desejar que o outro morra. Ofender as pessoas por serem diferentes de nós.


6º MANDAMENTO - ENUNCIADO: Não cometer adultério.




EXPLICAÇÃO: Não trair a confiança de alguém. Não enganar as pessoas. Não mentir ou copiar as respostas do amigo do lado. Não mentir a idade para pagar menos ou para assistir um filme que não é para a sua idade.


7º MANDAMENTO - ENUNCIADO: Não roubar.




EXPLICAÇÃO: Não pegar nada que não é seu sem pedir permissão. Devolver tudo que pegar emprestado. Não comer alguma coisa no mercado e não pagar. Não pegar dinheiro na carteira dos pais sem pedir. 


8º MANDAMENTO - ENUNCIADO: Não prestar falso testemunho contra o próximo.




EXPLICAÇÃO: Não fazer fofoca. Não acusar alguém de ter feito algo sem ter certeza que foi a pessoa. Não culpara alguém por algo que foi você que fez.


9º MANDAMENTO - ENUNCIADO: Não desejar a mulher do próximo. 



E 10º MANDAMENTO - ENUNCIADO: Não cobiçar aquilo que pertença ao seu próximo.




EXPLICAÇÃO: Os hebreus brigavam muito porque um queria ficar com a mulher do outro, por isso veio separado, para reforçar. Para nós basta o 10º, não querer o outro tem, seja mulher, sapato, roupa, brinquedo, casa, família. Não ter inveja do outro, achar que tudo do outro é melhor do que o seu. Não querer ser igual ao outro, ter o mesmo cabelo, a mesma cor da pele ou dos olhos. Não se comparar com outras pessoas, as notas na escola, os desenhos que fazem.




ATIVIDADE 1: ESTAMOS CUMPRINDO OS DEZ MANDAMENTOS

Apresentar um cartaz com várias imagens, coladas com fita crepe, para que os evangelizandos identifiquem, quais estão em desacordo com os Dez Mandamentos e retirem do cartaz, pedindo sempre para dizerem porquê estão retirando aquela imagem.






ATIVIDADE 2: QUAL É O MANDAMENTO?
Falar uma ou duas palavras para advinharem qual é o mandamento. 

ACIMA e IMAGENS = Amar a DEUS acima de todas as coisas e não fazer imagens para adorar.

EM VÃO = Não falar o nome de DEUS em vão.

SÁBADO = Lembrar-se de santificar o dia de sábado.

HONRAR = Honrar pai e mãe.

MATAR = Não matar.

ADULTÉRIO = Não cometer adultério

ROUBAR = Não roubar.

TESTEMUNHO = Não prestar falso testemunho contra o próximo.

MULHER = Não desejar a mulher do próximo. 

COBIÇAR = Não cobiçar aquilo que pertença ao seu próximo.


ATIVIDADE 3: SANTIFICAR O DIA DE SÁBADO – SÁBADO É DIA DE EVANGELIZAÇÃO

Apontar um evangelizando, falar um dia da semana para que digam algo que farão naquele dia, pode ser qualquer coisa, e podem repetir a mesma coisa em dias diferentes, mas ao falar sábado, não apontar ninguém todos deverão dizer juntos “Sábado é dia de evangelização!”

Exemplo:
Segunda-feira – Vou estudar.
Sexta-feira – Vou ver TV.
Quarta-feira – Vou brincar.
Domingo – Vou ao shopping.

Sábado – Sábado é dia de evangelização! (Todos juntos)

segunda-feira, 9 de março de 2020

Primeira Revelação - Moisés - Jardim

A aula desse sábado (07/03/2020) foi da Angela. 

Ela confeccionou um livro com figuras que serviram como apoio para contar a história de Moisés. Fixou o livro em papel pardo, com tiras cobrindo as figuras.


As figuras foram tiradas dos site:https://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/moises.htm  




Fez as 10 perguntas abaixo para os evangelizandos e a medida que iam respondendo, ela ia levantando as tiras.

1 – Você está andando com sua mamãe quando de repente um moço que mora na rua pede um pouco de comida, o que você faz? 

2 – Você está com muita vontade de ver televisão para dormir, mas sua mãe diz que você precisa fazer a prece primeiro, então para ver desenho mais rápido você faz a prece sem se concentrar, isso está certo? 

3 – Você não quer vir para a escolinha porque tem a festinha de aniversário de uma amiga que só começa depois da evangelização, o que você faz? 

4 - Você brincou muito e bagunçou todo o seu quarto, mas não quis arrumar e ainda desobedeceu sua mãe quando ela pediu, isso está certo? 

5 – Seu amigo começa a jogar pedras em um cachorro de rua que está muito machucado, você faria o mesmo? 

6 – Você promete ao seu papai que caso ele te comprasse um sorvete, você iria dividir com ele, mas ao conseguir você não faz isso, está certo? 

7 – Seu colega de escola não quer te dar uma bala pois é a última que ele tem, então sem ele ver você pega e esconde na sua mochila, isso está certo? 

8 – Você e sua prima estavam brincando e de repente você quebra o vaso de flores da sua casa, quando perguntam quem fez aquilo você mente e diz que foi sua prima, então ela fica de castigo no seu lugar, você contaria a verdade? 

9 – Durante a festa de aniversário do seu melhor amigo, ele ganha um vídeo game, você então começa a querer jogar o vídeo game no meio da festa de aniversário ignorando que o presente não é seu, você acha isso certo? 

10 – Seu vizinho tem uma nova biscicleta muito legal e você pede para sua mamãe uma igual, sendo que ela te deu uma bicicleta nova de Natal, o que você faz? 




Após todas as perguntas serem respondidas, ela usou o livro para contar a história de Moisés.



Há muito tempo atrás, no Egito antigo, existia um faraó muito mau, ele não gostava das crianças recém nascidas e pediu para que seus soldados as capturassem. Os pais de Moisés, com medo que seu filho morresse o colocou em uma cestinha, que viajou pelo grande rio Nilo, até que a princesa do Palácio, enquanto tomava seu banho o encontrou. 

Ela achou aquele bebezinho dentro da cesta e se compadeceu e assim ela o adotou, cuidando dele e lhe dando de mamar com a ajuda de sua ama de leite.

Moisés cresceu e se tornou um jovem muito bom e educado, gostava de tratar os outros bem. Certo dia, passeando pelo castelo, não gostou da forma que um escravo estava sendo tratado e ordenou que aquilo parasse, porém o soldado não obedeceu e eles brigaram. Moisés, por esse ato, foi expulso do Palácio. 

Começou a cuidar de ovelhas, se casou, formou uma família. Um dia escutou uma voz o chamando, e descobriu ser Deus lhe dando uma missão: libertar o povo hebreu. Então, ele foi falar com o faraó que rapidamente negou dizendo que não queria ficar sem seus escravos  mas Moisés não desistiu e depois de muito pedir, o faraó decidiu libertar o povo hebreu. Eles cruzaram o mar vermelho, com a ajuda de seu cajado, e assim, chegaram a terra prometida.

Para fixar o conteúdo, ela apresentou um tabuleiro aos evangelizandos.




No início, colocou um cesto com Moisés, e na chegada, colocou uma boneca, representando a princesa. E fez a proposta "Vamos ajudar Moisés a chegar na princesa?" O tabuleiro representava o caminho, através do Rio Nilo, para Moisés chegar até a princesa, os evangelizandos jogaram o dado e andaram com Moisés na cestinha até chegar a princesa do outro lado do Rio. Nas casas azuis eles tinham que responter uma das perguntas abaixo:

1 – Quem achou Moisés? 
2 – Como ele abriu o mar vermelho? 
3 – Quem o chamou para revelar a sua missão? 
4 – Qual era a missão dele? 
5 – Quem queria matar os recém nascidos? 
6 – Quem Moisés libertou? 
7 – Para onde o Povo Hebreu foi após ser libertado?

Nas casas vermelhas não tinha tarefa, mas nas casas verdes, eles tinham que falar algum sentimento bom, para ajudar o cesto a passar pelo trecho do rio em que havia jacarés.

Eles adoraram! 

Primeira Revelação - Moisés - Maternal


A aula do Maternal desse sábado (07/03/2020) foi da Cíntia.

Objetivo: Relembrar os pontos principais da vida de Moisés evidenciando a sua missão de mensageiro da primeira revelação de Deus ao receber os 10 mandamentos de Deus através de sua mediunidade no Monte Sinai.

Fixar na parede 3 cartolinas com cenários distintos. Através delas contar a história de Moisés focando em 3 momentos importantes, Enquanto a história for sendo contada, ir colando os itens nas cartolinas representando cada um dos momentos citados abaixo:




1º - Sendo encontrado pela princesa no Rio Nilo.




2º - Libertando seu povo atravessando o Mar vermelho através de um fenômeno natural.





3º - No Monte Sinai recebendo os 10 mandamentos de Deus através de sua mediunidade. 





ATIVIDADE 1: PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA FIXAÇÃO

Pergunta 1 - Por que a mãe de Moisés o colocou no Rio Nilo dentro do cesto?

Respostas:
 1 - Para salvar sua vida, impedindo que fosse morto pelo faraó.
 2 - Para que fosse dar um passeio divertido.
 3 - Porque não quis mais o bebê, pois ele chorava muito.

Pergunta 2 - Quem encontrou Moisés dentro do cesto navegando no Rio?

Respostas:
 1 - A Princesa, filha do Faraó.
 2 - Um cachorrinho que passeava pela beira do rio.
 3 - Um dinossauro que feroz.

Pergunta 3 - Como Moisés foi criado pela Princesa?

Respostas:
 1 - viveu no palácio como um príncipe e recebeu muito amor da bondosa princesa.
 2 - Foi morar em uma cabana, era muito preguiçoso e só pensava em dormir
 3 - A princesa era má para Moisés e ele se tornou malvado também.

Pergunta 4 - Qual povo ele deveria libertar da escravidão?

Respostas:
 1 - O povo hebreu
 2 - O povo do Rio de Janeiro
 3 - O povo brasileiro

Pergunta 5 - Qual o nome do mar que Moisés atravessou com o povo em busca da libertacao?

Respostas:
Cartão 1 - Mar vermelho
Cartão 2 - Mar cor de rosa
Cartão 3 - Mar colorido

Pergunta 6 - Como Moisés conseguiu atravessar o Mar Vermelho com o povo sem que morressem afogados

Respostas:
Cartão 1 - Moisés que era muito inteligente, sabia que naquele período do ano a maré estava bem baixinha permitindo que todos passassem em segurança.
Cartão 2 - Levantou o cajado e ordenou que o mar abrisse ao meio.
Cartão 3 - Todos morreram afogados.

Pergunta 7 - Qual o nome do monte que Moisés subiu ?

Respostas:
Cartão 1 - Monte Sinai
Cartão 2 - Monte das das florzinhas
Cartão 3 - Monte Perigoso

Pergunta 8 - O que ele recebeu no monte Sinai através da sua mediunidade ( comunicação com os espíritos)?

Respostas:
Cartão 1 - Os 10 mandamentos de Deus
Cartão 2 - Uma receita de bolo
Cartão 3 - Manual ensinando como jogar vídeo game.

ATIVIDADE 2: MINI MAQUETE

Cada evangelizando irá montar uma mini maquete, usando uma tampa de margarina como base, retratando a cena de Moisés e o cestinho no rio. Disponibilizar as tampas já forradas com papel azul (água), tampa de garrafa pet preta(cesto), bonequinhos bebês plásticos e mantinhas.








ATIVIDADE 3: LEVANDO MOISÉS AO MONTE

Distribuir folhas com o desenho do Monte Sinai com um caminho para colorir. Ligar Moisés até o topo e depois colorir.






segunda-feira, 2 de março de 2020

Autoconhecimento - Maternal

A aula do Maternal desse sábado (29/02/2020), foi da Juliana.

Objetivo: Fazê-los se reconhecer como indivíduos diferentes, seja na forma, gostos, personalidade e principalmente pensamentos e sentimentos. Refletir que não só podemos, como devemos mudar o que não é bom para nossa evolução, porém só conseguiremos fazer isso conhecendo a nós mesmos enquanto Espíritos que somos.


1º Momento: A canoa virou.

Cantar a música dizendo o nome de cada criança. 

Dizer que ali cada um tem um nome diferente e que todos são lindos. Os nomes são muito importantes e foram escolhidos pelo papai e mamãe para nos identificar. 


2º Momento: Cabeça, ombro, joelho e pé 

Cantar a música umas 3 x. Refletir que temos um corpo parecido, com os mesmos membros, mas não somos todos iguais. Falar das características visuais de cada um e dizer que todas são lindas e nos faz únicos, pois Deus criou nosso corpo diferente de qualquer outro com muito amor. Dizer o quanto é importante para nós e o cuidado que devemos ter com ele.

*Fazer um momento de reflexão sobre nosso corpo, pedindo para que eles prendam a respiração. Foi difícil?

Nosso corpo precisa de ar para funcionar.

Agora vamos colocar a mão em nosso peito. O que vocês sentem? 

Todos nós temos nosso coração batendo no peito.


3º Momento: Auto-retrato 

Agora que nós refletimos sobre nosso corpo, vamos dar uma folha e pedir para que eles se desenhem da forma como se veem. 


4º Momento: Somos só um corpo? Não!

Somos Espíritos que temos um corpo. E precisamos conhecer também o Espírito. O que o Espírito Alice gosta de fazer? ( repetir a pergunta falando o nome de cada criança). 

Dar uma folha de papel com 4 cenários: praia, estudo, parque, tablet. Em cada cenário fazer um círculo no cantinho para que coloquem uma boca de feliz ou triste caracterizando o que gostam de fazer. Eles poderão colorir no final. 


5º Momento: Reformando o Nosso Coração

Fixar um coração na parede com figuras que representem sentimentos ruins que temos em nós, pedir que os evangelizandos identifiquem um sentimento bom que substitua o sentimento ruim, as evangelizadoras devem ajudar, dando dicas e depois vamos entregar a figura com o sentimento bom para colarem em cima do sentimento ruim, se tiver tempo eles poderão colorir as figuras antes de colar por cima da outra.

Imprimir as carinhas e atitudes boas e ruins para serem substituídas no coração.










Sugestões de Atividades - Autoconhecimento

Faço parte de um grupo de evangelizadores que trocam muitas idéias para enriquecer as aulas. Segue abaixo algumas sugestões, que recebi, de atividades que podemos adaptar para conhecermos melhor nossos evangelizandos.

SUGESTÃO 1: (essa eu adaptei para a minha aula Autoconhecimento)











SUGESTÃO 2:






SUGESTÃO 3: