terça-feira, 28 de março de 2017

Pluralidade dos Mundos Habitados

Começamos a aula relembrando o que aprendemos em aulas passadas, fomos dialogando com os evangelizandos sobre as duas aulas anteriores (Corpo e Espírito e Imortalidade da Alma).

Quem lembra quando a tia Carol trouxe o boneco do Woody?
Ela explicou uma coisa pra gente, alguém se lembra o que foi? Fomos estimulando para que se lembrassem que ela trouxe um desenho que era o presente de Deus para nós e que explicou que nós somos espíritos, que temos um corpo.

Continuamos lembrando que na semana passada aprendemos que quando o nosso corpo morre o nosso espírito continua vivo. Perguntamos: Quem se lembra por quê? Porque nós somos Espíritos Imortais.


Aprendemos também que Deus criou todos os espíritos iguais e que cada um evolui de acordo com seu esforço, lembramos da atividade Progressão dos Espíritos


Mostramos as figuras da aula Ordens dos Espíritos lembramos que cada Espírito possui um grau de evolução diferente do outro.


Aproveitamos o gancho para questionar "Será que todos esses espíritos que Deus criou e que estão em estágios diferentes de evolução habitam o mesmo planeta?" Ouvimos as respostas.

Mostramos o Sistema Solar.




Levamos os evangelizandos a perceberem que o Sistema Solar é formado por oito planetas. Explicamos que no Universo existem milhares de sistemas como o Sistema Solar, e se Deus criou Universo com milhares de planetas, será que todos os espíritos criados por Deus habitariam somente a Terra?

Explicamos que os planetas são mundos onde os espíritos encarnados e desencarnados se desenvolvem física e moralmente. Por isso Jesus nos disse: “Há muitas moradas na casa do Pai.”


Falamos que é de acordo com nosso progresso, que vamos habitar os planetas, que também evoluem como nós. Mas em cada planeta o Espirito tem um corpo apropriado, por exemplo: o peixe vive na água e corpo dele é perfeito para viver na água, se a gente tirar ele da água, ele morre. A mesma coisa acontece com os Espíritos que vivem nos diversos planetas do Universo, possuem o corpo adequado para viver em cada planeta, de acordo com o grau de evolução do planeta. Então quando Jesus nos falou: “Há muitas moradas na casa de meu Pai”, Ele quis dizer que cada planeta do Universo está habitado.

Cada evangelizando recebeu um kit para montar o seu móbile. 

Primeiro mostramos os mundos que foram usados para montar o móbile e explicamos:



Mundos primitivos – destinados à primeira morada do espírito, que ainda são rudes, vivem para se alimentar e se proteger. 

Mundos de provas e expiações – como a Terra, onde ainda existe muita ignorância e pouca bondade. 

Mundos regenerados – será o próximo estágio da Terra, o espírito se esforça para melhorar e progredir, ajudando o próximo. 

Mundos Felizes – o espírito aqui não deseja, nem pratica o mal, trabalha para ajudar e pratica o amor ao próximo. Todos progredirem para se melhorar ainda mais.

Mundo Celeste – destinados aos espíritos puros, que só fazem o bem. 

Depois os evangelizandos coloriram os mundos.







Colamos os mundos em pedaços de linha, que levamos cortada em de tamanhos diferentes e prendemos nos palitos de churrasco já presos em forma de X, como na figura abaixo.

Acabou que essa atividade não funcionou muito bem com a turma do Jardim, pois estávamos com quatorze evangelizandos e duas evangelizadoras. 

Os evangelizandos ficaram ansiosos para verem seu móbile pronto e com isso ficaram bastante agitados. A medida que os móbiles iam ficando prontos, eles agitavam tanto o móbile que a linha embolava toda, aí queriam que a gente consertasse, mas estávamos montado o móbile dos amigos que ainda não tinham, foi bom para o exercício da paciência (deles e nossa KKKK), do saber esperar. Mas infelizmente alguns móbiles ficaram tão embolados que não deu para consertar. Faz parte e precisamos saber que as coisas podem não funcionar como planejamos. 




  

2 comentários:

  1. Que ótima ideia! Adorei!!!
    E realmente, nunca sabemos se a aula que estamos propondo vai sair como o esperado, mas faz parte, o importante é estarmos de coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por nos dar sua opinião, ela é importante para melhorarmos cada vez mais o nosso trabalho! E realmente, quando fazemos com amor fica bem mais fácil!

      Excluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!