segunda-feira, 6 de março de 2017

Educa-te

Utilizando o boneco que abre a cabeça, trabalhamos a ideia do educar-se para sua transformação moral. 




O grupo foi dividido em dois: Pequeníssimos (4 a 6 anos).

Colocamos dentro da cabeça do boneco várias figuras com tipos de aprendizados que podemos receber, bons e ruins (mentir, falar a verdade, fazer fofoca, maltratar a natureza, ser caridoso, estudar, ir a evangelização, etc).




Deixamos o boneco circular nas mãos dos evangelizandos, cada um foi pegando uma figura de dentro da cabeça, até deixá-la vazia. Depois, avaliaram a figura, dizendo se aquele aprendizado deveria ser mantido ou descartado, colocando de volta os que deveriam ser mantidos e jogando fora os que deveriam ser descartados. Com essa atividade, percebemos que ficou bem claro para os pequeníssimos, que só devemos guardar os bons ensinamentos, o que é ruim devemos jogar fora.

Pequenos (7 a 12 anos)

Usamos a mesma metodologia com os Pequenos, a diferença foi que usamos tiras de papel com aprendizados escritos, as tiras foram dobradas e colocadas dentro da cabeça do boneco. Cada um pegou uma tira, deixando a cabeça vazia e depois de avaliar o que estava escrito, decidiu se deveria ser mantido ou descartado.

Depois, distribuimos bonecos de papel (masculino e feminino) já cortados e solicitamos que cada um montassem o seu. Com os bonecos prontos, pedimos para que os Pequeníssimos desenhassem e que os Pequenos escrevessem, qual ou quais os aprendizados positivos eles já possuem. Cada um recebeu 1/4 de folha A4 e após realizarem a atividade, guardaram na cabeça do seu boneco, sem precisar contar para os outros o que desenharam ou escreveram.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!