domingo, 4 de setembro de 2016

“O que sobrou do almoço” adaptação

Para que os evangelizandos a compreendessem a importância de uma alimentação saudável para o nosso corpo, incentivá-los aos bons hábitos alimentares e conscientizá-los sobre a fome em nosso planeta, nossa aula desse sábado (03/09/16) falou sobre alimentação saudável e sem desperdícios.

Usamos uma adaptação da história O que sobrou do almoço, para iniciar nossas reflexões a respeito do tema.

Paulinho é um menino de 7 anos que adora observar tudo ao seu redor. Outro dia foi fazer um passeio com sua turma da escola, como o passeio era o dia todo, ele e seus amigos almoçaram juntos em um restaurante. Eles se divertiram muito, a comida estava deliciosa! Mas, enquanto todos escolhiam a sobremesa, e o garçom estava retirando os pratos, foi com grande tristeza que Paulinho percebeu algo: alguns de seus amigos haviam deixado boa parte da comida no prato. E, pior: fizeram, depois, o mesmo com a sobremesa: serviram-se, e não comeram tudo!

Parece bobagem, não é? Mas é um assunto muito sério. Paulinho fica sempre muito triste quando as pessoas jogam comida fora. Ele lembra que enquanto há pessoas que desperdiçam o alimento, há outras que não têm o que comer. (mostrar a imagens de crianças famintas)


Vocês sabiam que, se todos nós aproveitássemos bem a comida, mais pessoas poderiam ter o que comer? 


Paulinho reconhece que é um tanto enjoado, chato mesmo, para comer, isso foi outra coisa que o fez pensar... Lembrou-se de seu pai dizendo: Paulinho, você é cheio de "não gosto disso", "não como aquilo"... Pensou em milhões de crianças que passam fome, sem nada para comer. Paulinho ficou até com vergonha, decidiu que agora não iria mais dizer que não come salada, não gosta de comer o pão dormido ou reclamar que a carne está muito dura... Naquele momento, agradeceu a Deus por poder escolher o que comer, desejando que não houvesse mais fome no mundo.

Questionamos: O QUE JESUS NOS ENSINOU?

Lembramos que na oração o Pai Nosso, tem um trecho que fala: "O pão nosso de cada dia nos dai hoje". E que nela, Jesus quis nos mostrar que precisamos do alimento para o nosso corpo. Afinal, nosso corpo é um presente que Deus nos deu, assim como tudo que Ele criou para podermos nos alimentar. Mas temos que nos lembrar de aproveitar bem tudo o que Ele nos deu: nada deve ser desperdiçado!

Temos que aproveitar os alimentos e também cuidar do nosso corpo. 

O que devemos fazer para aproveitar bem os alimentos? Ouvimos, reforçamos e complementamos.

O que devemos fazer para cuidar bem do nosso corpo? Ouvimos, reforçamos e complementamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!