domingo, 4 de setembro de 2016

Pera, Uva Ou Maçã?

Levamos frutas e legumes in natura, dispomos sobre a mesa. Verificamos se os evangelizandos conheciam todos os alimentos que estavam sobre a mesa, fixando com eles os nomes de cada um. 



Perguntamos quem sabia brincar de pera, uva, maçã. Explicamos como a brincadeira seria feita. 

Um a um os evangelizandos foram vendados. A evangelizadora apontou para um alimento e perguntou "É esse?" Assim sucessivamente até o evangelizando escolher um alimento. Pedimos ao restante da turma para não dizer nada. 










O alimento foi avaliado de três formas pelo evangelizando com os olhos vendados: Pera - odor, Uva – tato, Maça – dica.

Tentativa Pera (odor): a evangelizadora aproxima o alimento in natura do nariz do evangelizando para ele sentir o cheiro e pergunta “Que alimento é esse?”.

Tentativa Uva (tato): a evangelizadora deixa o evangelizando segurar o alimento e tatear por 15 segundos e pergunta “Que alimento é esse?”.


Tentativa Maçã (dica): a evangelizadora dá dicas (a cor do alimento, se é uma fruta ou um legume, se é consumido cru, cozido ou tanto cru como cozido, etc) e pergunta “Que alimento é esse?”.  




Inicialmente quem acertasse poderia escolher o que ia comer ao final da brincadeira, quem errasse teria que comer um pedaço da fruta ou legume que a evangelizadora escolhesse, explicamos que o objetivo era estimulá-los a provarem novos alimentos e não puni-los por terem errado (usando as anotações feitas anteriormente). 

Ao final da brincadeira, disponibilizamos pedaços de frutas e legumes (laranja lima, pera, maçã, kiwi, banana, cenoura brócolis e tomate) para que experimentassem, não forçamos e alguns não quiseram experimentar nada, outros experimentaram e gostaram, e outros não gostaram. 

Cenoura, tomate, laranja lima e brócolis



 Ficamos muito satisfeitas com o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!