Levamos frutas e
legumes in natura, dispomos sobre a mesa. Verificamos se os evangelizandos conheciam todos os alimentos que estavam sobre a mesa, fixando com eles os nomes de cada um.
Perguntamos quem sabia brincar de pera, uva,
maçã. Explicamos como a brincadeira seria feita.
Um a um os evangelizandos foram vendados. A evangelizadora apontou para um alimento e perguntou "É esse?" Assim
sucessivamente até o evangelizando escolher um alimento. Pedimos ao restante da
turma para não dizer nada.
O alimento foi avaliado de três formas pelo
evangelizando com os olhos vendados: Pera - odor, Uva – tato, Maça – dica.
Tentativa Pera (odor): a evangelizadora aproxima o alimento in natura do nariz do evangelizando para ele sentir o cheiro e pergunta “Que alimento é esse?”.
Tentativa Uva (tato): a evangelizadora deixa o evangelizando segurar o alimento e tatear por 15 segundos e pergunta “Que alimento é esse?”.
Tentativa Maçã (dica): a evangelizadora dá dicas (a cor do alimento, se é uma fruta ou um legume, se é consumido cru, cozido ou tanto cru como cozido, etc) e pergunta “Que alimento é esse?”.
Inicialmente quem acertasse poderia escolher o que ia comer ao final da brincadeira, quem errasse teria que comer um
pedaço da fruta ou legume que a evangelizadora escolhesse, explicamos que o
objetivo era estimulá-los a provarem novos alimentos e não puni-los por terem
errado (usando as anotações feitas anteriormente).
Ao final da brincadeira,
disponibilizamos pedaços de frutas e legumes (laranja lima, pera, maçã, kiwi, banana, cenoura brócolis e tomate) para que experimentassem, não forçamos e alguns não quiseram experimentar nada, outros experimentaram e gostaram, e outros não gostaram.
Cenoura, tomate, laranja lima e brócolis |
Ficamos muito satisfeitas com o resultado.
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