Essa aula foi aplicada neste sábado (10/09/16) pela companheira Carolina Higino.
1º MOMENTO:
Descobrindo a personagem da nossa história
Apresentar um cartaz para as crianças e pedir-lhes que
descubram o que há atrás das tiras coloridas. (Anexo 1). Após retirarem todas as fitas, aparecerá o pintinho
Pompom que o evangelizador apresentará às crianças.
2º MOMENTO:
História – As Travessuras de Pompom
3º MOMENTO: Fixar
a história através das seguintes perguntas:
– Quem era o Pompom? – Como se chamava sua mãe? – Por que
sua mãe estava triste com o ele? – O que Pompom pensava enquanto a família
dormia? – O que fez Pompom a seguir? – Que conseqüências teve o seu ato? – Que
lição Pompom aprendeu?
Na família, em que todos se respeitam, as crianças colaboram
e a obediência é praticada; a harmonia e o amor prevalecem.
Respeitar, colaborar e obedecer são ações que levam os
membros de uma família a caminharem em direção ao progresso.
É mais fácil e agradável viver numa família, onde tudo é
compartilhado e a obediência é naturalmente aceita.
Pedir que as crianças
relatem situações nas quais a obediência se fez presente.
4º MOMENTO:
Colagem
Cobrir o desenho do Pompom com pedaços de papel crepom
(cores: branca, preta, amarela, abóbora) e lã.
5º MOMENTO:
Brincadeira ‘O Comandante’
· Organizar as crianças sentadas em círculo.
· Convidar uma delas para retirar-se por alguns instantes.
· As que ficarem na sala irão realizar um gesto obedecendo a
orientação de um dos alunos do grupo, que será o comandante.
· Se o “comandante” resolve bater palmas, todos os demais
participantes deverão repetir o gesto.
· Se este aluno, em seguida, bater o pé, todos deverão
acompanhá-lo, e assim por diante.
· Após explicar o jogo e escolher o “comandante”, inicia-se
a atividade e o aluno que estava fora da sala retorna, vai para o centro do
círculo e deverá descobrir quem é o “comandante” da atividade.
· O “comandante” deve ser discreto ao mudar a ação e deverá
disfarçar seu comando pelo maior espaço de tempo possível.
· Quando o “comandante” é descoberto, este deverá sair da sala
e outro aluno é convidado a assumir o comando.
· O jogo continua enquanto houver interesse, por parte do
grupo
Chamar a atenção para
a importância de se obedecer as regras em todas as situações, até mesmo nas
brincadeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!