terça-feira, 14 de abril de 2015

O CANTIL DA ALEGRIA

Frase: Precisamos estar bem nutridos de ALEGRIA para poder realizar tudo que desejamos. Quanto mais alegria, mais fortes estaremos.

Atividade proposta: Fixar na parede a figura de uma criança sorrindo e de outra criança chorando. Perguntar qual das crianças eles acham que está se sentindo melhor, mais disposta? Explicar que a alegria nos faz bem, nos deixa com disposição para brincar, para estudar, para trabalhar. A alegria é como um fortificante que dá energia para o nosso Espírito.
Colocar a música “Sorria” do CD Evangelização em Notas Musicais 1 e cantar junto com as crianças.


SORRIA
Letra e música: Vilma de Macedo Souza

Sorria, sorria
Você fica muito mais bonito assim
Fazendo o bem
Sorrindo de alegria

Só com Jesus a alegria não tem fim.

         Depois perguntar o que os deixa alegres, ouvir as respostas e elogiar para incentivá-los a continuar falando. Perceber se as respostas vão estar vinculadas somente às coisas materiais, o que é o esperado, mas pode acontecer de um ou outro se sentir feliz por fazer algo bom, vinculado ao lado espiritual.
Mostrar figuras de crianças: na evangelização; ajudando alguém; abraçando e beijam os pais, os amigos, os irmãos; etc. Nesse momento citar as respostas vinculadas ao lado espiritual que alguns possam ter dado. Reforçar que o mais importante é a alegria de fazermos o bem, pois Jesus fica muito feliz e permanece ao nosso lado nos dando forças para continuarmos praticando boas ações.
Contar uma adaptação da história “Uma flauta especial” que foi retirada da aula 20 Ciclo I “A” elaborada pela AME-JF.  (Nós fizemos uma nova versão para a história adaptando ao Cantil da Alegria e contamos usando dois bonecos de meia como os personagens principais).





Refletir com eles sobre a história, mostrando que a alegria de Augusto contagiou Felicidade, que se transformou em uma menina alegre e cheia de disposição para ver a beleza da vida.


Cada evangelizando decorou o seu cantil.



Em 2017 fizemos uma outra atividade ara esse item, vejam:

O Cantil da Alegria – É Importante Nutrir o Corpo e o Espírito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!