quinta-feira, 16 de abril de 2015

Jogo A Ciranda da Boca Limpa

MATERIAL NECESSÁRIO:
Um tabuleiro com uma boca no meio, retângulos com “palavras boas” cobertas ao redor da boca e uma ciranda de 40 crianças felizes em volta.



Um dado, com 4 lados com cada uma das cores da roupas das crianças (meninos: blusa xadrez azul e verde/ meninas: vestido lilás e estampado de vermelho), um lado preto e o outro com as quatro cores das roupas. 






Tampinhas plásticas de garrafa de refrigerante (ou outros tipo de marcador) 10 de cada cor: azul, vermelha, verde, lilás 


e preta com palavras que sujam a nossa boca.



Explicar que naquele lugar todos são felizes porque só falam “palavras boas”, que fazem bem ao outro. Mas as “palavras ruins” querem sujar a boca e transformar aquele lugar em lugar triste, para isso, as crianças de lá contam com a nossa ajuda.

Cada evangelizando deve jogar o dado uma vez, se o dado cair no azul, vão pegar uma tampinha azul e colocar em cima de uma criança que tenha roupa azul, se cair no vermelho, vão pegar uma tampinha vermelha e colocar em cima de uma criança que tenha a roupa vermelha, se cair no verde, vão pegar uma tampinha verde e colocar em cima de uma criança que tenha roupa verde, se cair no lilás, vão pegar uma tampinha lilás e colocar em cima de uma criança que tenha a roupa lilás, se cair no lado colorido (com as 4 cores das roupas), poderão escolher uma tampinha de qualquer cor e colocar em cima da criança com a roupa da cor da tampinha escolhida, mas se cair no preto, uma tampinha preta contendo uma “palavra suja” será colocada em cima da boca.





É importante que prestem bastante atenção, pois cada vez que DEZ crianças seguidas, de mãos dadas, estiverem com a tampinha em cima delas, serão abertas as TRÊS “palavras boas” que estão acima de suas cabeças.



O jogo termina quando todas as palavras boas tiverem sido abertas ou se as tampinhas com as “palavras sujas” acabarem e a boca estiver suja.

Durante o jogo interagir com os evangelizandos explicando as palavras que forem aparecendo no jogo. Dialogando para que entendam como nossas palavras podem afetar os outros e a nós mesmos.

PALAVRAS RUINS: palavrões, fofocas, insultos, ofensas, xingamentos, gritos, reclamações, mentiras, grosserias e intrigas.
PALAVRAS BOAS: elogios, incentivos, agradecimentos, desculpas, gentilezas, estímulos, encorajamentos, preces, consolações, verdade, cumprimentos e cortesias.




Essa ideia foi tirada do site da revista Nova Escola, gostei tanto que adaptei para a minha aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!