segunda-feira, 7 de maio de 2018

Personalidade Feminina 2ª Revelação - 3º Ciclo



A Claudia Costa aplicou a aula desse sábado (05/05/2018).


Motivação Inicial – Breve resgate da segunda revelação: relembrar as aulas anteriores (Jesus, parábolas, curas e ensinamentos, Paulo de Tarso, Apóstolos)

Primeiro momento - sondagem de conhecimentos - fazer os seguintes questionamentos aos evangelizandos: (ouvir as respostas) - perguntar se entre os discípulos de Jesus havia somente homens;
- indagar se conhecem alguma mulher seguidora dos ensinos de Jesus naquela época; perguntar se eles sabem como e onde Jesus morreu; - questionar se haviam mulheres quando Jesus foi crucificado e se eles sabem quem seriam essas mulheres.

Segundo momento: exposição dialogada: contar a historia de Maria de Magdala (síntese cap. 20, livro Boa Nova, Fcº Xavier, Esp. Humberto de Campos/FEB)
http://www.correioespirita.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=931:quem-foi-de-fato-maria-de-magdala&catid=94 - Gerson Simões Monteiro - Pois bem: a verdade é que certos religiosos levantam dúvidas quanto à vida pregressa de Madalena. Segundo eles, não há nenhuma referência no Novo Testamento que esclareça a sua vida de erros antes de conhecer Jesus.
Como a obra psicográfica de Chico Xavier é confiável quanto aos fatos ocorridos durante a vida do Mestre na Terra, encontramos no capítulo 20 da obra Boa Nova, ditada pelo espírito Humberto de Campos, os esclarecimentos nesse sentido. Vejamos o que diz este capítulo de inicio:

“Maria de Magdala ouvira as pregações do Evangelho do Reino, não longe da vila principesca onde vivia entregue a prazeres, em companhia de patrícios romanos, e tomara-se de admiração profunda pelo Messias.

Que novo amor era aquele apregoado aos pescadores singelos por lábios tão divinos? Até ali, caminhara ela sobre as rosas rubras do desejo, embriagando-se com o vinho de condenáveis alegrias. No entanto, seu coração estava sequioso e em desalento. Jovem e formosa, emancipara-se dos preconceitos fér­reos de sua raça; sua beleza lhe escravizara aos caprichos de mulher os mais ardentes admiradores; mas seu espírito tinha fome de amor.

O Profeta nazareno havia plantado em sua alma novos pensamentos. Depois que lhe ouvira a palavra, observou que as facilidades da vida lhe traziam agora um tédio mortal ao espírito sensível. As músicas voluptuosas não encontravam eco em seu íntimo, os enfeites romanos de sua habitação se tornaram áridos e tristes. Maria chorou longamente, embora não compreendesse ainda o que pleiteava o profeta desconhecido. Entretanto, seu convite amoroso parecia ressoar-lhe nas fibras mais sensíveis de mulher. Jesus chamava os homens para uma vida nova”.

Como vimos, Madalena, depois de levar uma vida de prazeres em companhia de patrícios romanos, tomara-se de admiração profunda por Jesus. E neste mesmo capítulo, informa Humberto de Campos que, certo dia, ela procurou o Mestre na casa de Pedro, quando, ao fim do diálogo, Jesus lhe sorriu com bondade e disse:

- Vai, Maria!... sacrifica-te e ama sempre. Longo é o caminho, difícil à jornada, estreita a porta; mas, a fé remove os obstáculos... Nada temas: é preciso crer somente!

Assistência aos leprosos

Depois da morte do Cristo, Madalena foi residir em Dalmanuta, quando certo dia, um grupo de leprosos veio procurá-la. Procediam da Iduméia aqueles infelizes em supremo abandono. Perguntavam por Jesus Nazareno, mas todas as portas se lhes fechavam. Maria foi ter com eles, e reuniu-os sob as árvores da praia e lhes transmitiu as palavras de Mestre.

As autoridades locais, entretanto, ordena­ram a expulsão imediata dos enfermos. Maria Madalena, diante disso, se pôs em marcha para Jerusalém, na companhia deles. Passando a viver no Vale dos Leprosos, em breve tempo, sua pele apresentava, igualmente, manchas violáceas e tristes da lepra. Sentindo-se ao termo de sua tarefa meritória, Maria de Magdala abandonou o vale, para ir ao  encontro de seu círculo pessoal em Éfeso.

Recebida por Jesus

Uma noite, atingiram o auge as profundas dores que sentia. Em dado instante, observou-se que seu peito não mais arfava. Maria, no entanto, experimentava sensação de alívio. Foi quando viu Jesus aproximar-se, mais belo que nunca. Seu olhar tinha o reflexo do céu e o semblante trazia um júbilo indefinível. O Mestre estendeu-lhe as mãos e ela se prosternou, exclamando, como antigamente:

- Senhor!... Jesus recolheu-a brandamente nos braços e murmurou:

- Maria, já passaste a porta estreita!... Amaste muito! Vem! Eu te espero aqui!

Conclusão
Como vimos, a revelação de ordem espiritual, através dos canais da mediunidade, vem esclarecer aspectos da vida de Maria Madalena não citados pelos evangelistas, mostrando quem de fato era ela moralmente, sua conversão pelo próprio Cristo, seu trabalho de auto-aprimoramento através do amor ao próximo e sua bela passagem de retorno ao mundo espiritual, recebida por Jesus, como aquela que conseguiu vencer a si mesma e muito amar. (fazer esclarecimentos necessários)
Subsidio para Evangelizador: Mª Madalena Procura Jesus e inicia seu processo de cura/Haroldo Dutra Dias

Terceiro momento: Apresentar vídeos – “Jesus Crucificado” https://youtu.be/3mgmZw5-A1Y (somente parte final) e; - “Jesus aparece para Maria de Magdala”. https://youtu.be/Ncw8o2VsLig  - Explicar o que assistiram e esclarecer dúvidas.

Quarto momento: Avaliação/Fixação - vídeo “segredos da Terra Santa” https://youtu.be/73z64TCg_2s;
visita do personagem Maria de Magdala (perguntas):

Prece de encerramento: Fazer harmonização com o vídeo da musica “História de Madalena” – Tim e Vanessa. https://youtu.be/TEJBcNQTe5Q

Letra: HISTORIA DE MADALENA                Tim e Vanessa/CD Verbos • 2003



Naquela tarde em Jerusalém
O céu estava tão cinzento
Até o vento se escondera pra chorar
E eu também chorava amargamente
Lembrando em minha mente
Os teus olhos
Aquela chama em teu olhar
Os teus olhos
De quem sabia amar
Meu coração de mulher
Muito tempo buscou o amor
Que enfim em ti encontrei
Como viver sem você Sem a tua amizade
Seu o teu carinho
Naquela manhã em Jerusalém
A saudade foi maior
E então fui em busca de ti
Mas a pedra não estava no lugar
O sepulcro era vazio
Uma voz me chamou
Então vi
Os teus olhos
Aquela chama em teu olhar
Os teus olhos
De quem sabia amar
Então, você está aqui
E tudo está em paz


A visita foi o último momentos da aula.





Perguntas para Maria de Magdala:

1- Como se sentia quando dava festas em sua casa? Sentia-se feliz?
2- Por que você procurou Jesus?
3- Como foi seu encontro com Jesus?
4-  O que Jesus quis dizer quando falou que você não deveria mais passar pela porta larga é apenas pela estreita?
Resposta: - Passar pela porta larga é agir de acordo com a própria vontade, fazendo muita das vezes coisas que não são boas e passar pela porta estreita é seguir somente os ensinamentos de Jesus e fazer coisas boas, mesmo que sejam coisas difíceis.
5- Por que você decidiu seguir Jesus em todos os momentos?
6- Como os Apóstolos agiam com você?
7- O que você fez para ser uma ovelha de Jesus?
Resposta: - Mudei todas as minhas atitudes, passando apenas pela porta estreita, amando o próximo e praticando a caridade.
8- Você passou por muitas dificuldades e não desanimou por quê?
9- Foi fácil mudar suas atitudes?
Resposta: - Não, foi bem difícil, eu tive que me esforçar muito. Mas eu nunca desisti, mudei todas as minhas atitudes, passei a amar o próximo e a praticar a caridade.
10- Diante dos leprosos o que você sentiu. Como teve certeza que poderia ajudar?
11- Você ficou com saudades de sua antiga casa?
12- Como foi sua viagem para encontrar seus amigos, Maria e João?
13- E sua libertação do seu corpo de carne, pode falar sobre ela?






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!