quinta-feira, 14 de março de 2019

ENEFE 2019 - Teatro "A Árvore e a Fonte"




Adaptamos o livro "A Árvore e a Fonte" de Cezar Braga Said e montamos uma pequena apresentação teatral.


Segue abaixo o roteiro:

ROTEIRO

Antes dos evangelizandos serem deslocadas para o local da apresentação, a ÁRVORE e a FONTE já estavam posicionadas.

ÁRVORE: Olá! Eu sou uma Árvore muito antiga, e vivo nessa Floresta há muitos anos!  São tantos anos que até perdi a conta. Conheço todos os mistérios e encantamentos desse lugar e sei de muitas coisas e muitas histórias. Eu adoro contar essas histórias para todos os animaizinhos, mas já faz um bom tempo que ninguém aparece por aqui para conversar. 

(A ÁRVORE interage com as crianças): Estou me sentindo tão sozinha! Será que posso contar uma dessas história para vocês?

Há muito tempo atrás, uma fonte surgiu aqui na floresta.

(A FONTE acena para as crianças.)



ÁRVORE: Eu fiquei muito feliz e emocionada e logo começamos a conversar

FONTE: Eu levei o maior susto, não fazia ideia de que uma árvore fala!

ÁRVORE: (sorrindo) Claro que falamos, da mesma forma que uma fonte também fala.

FONTE: As árvores falam, quando o vento sopra bem forte através dos seus galhos e folhas, assim como está fazendo agora.

ÁRVORE: Fuuu. Fuuu. Fuuu.  E as fontes falam, quando elas brotam do chão e fazem bolhazinhas

FONTE: blu blu blu.

ÁRVORE: Falam quando se juntam às águas das Cachoeiras e saltam de grandes alturas

FONTE: chuá chuá.

ÁRVORE: E também quando fazem carinho nas pedras no seu caminho

FONTE: vruvru vruvru... Olha, essa árvore é bem sabida!

ÁRVORE: Como já falei, eu vivo aqui há muitos anos e depois que lenhadores e caçadores passaram a vir por esses lados, quase nenhum bicho da floresta aparecia para conversar. Por isso fiquei muito feliz quando a fonte brotou bem pertinho de mim.

Ah! Como o tempo passa rapidinho e logo a fonte começará uma viagem por toda a floresta, cumprindo a sua missão. O criador dá uma missão para cada um de nós, a minha é oferecer sombra para os animais se protegerem do Sol; os meus galhos para os passarinhos fazem seus ninhos; os meus frutos que alimentam a todos; as minhas folhas que vão para o chão e servem de adubo e alimento para os pequenos animais e até meu tronco, um dia, será aproveitado para muitas coisas.

FONTE: E antes de ser empurrada para cá me disseram que eu precisava dar de beber a todo mundo que me procurasse, mas eu estava assustada, pois não sabia se ia aguentar de tanta saudade da minha família, nem sei se teria água para todo mundo.

(FONTE e ÁRVORE se abraçam, mostrando que ficaram muito amigas.)

ÁRVORE: Mas antes da Fonte partir, eu pude lhe contar várias histórias sobre a floresta, pude falar sobre os perigos que existem, sobre os dias felizes, sobre os lenhadores que cortaram as minhas Irmãs. 

(Interagindo com as crianças) Vocês sabiam que um grande perigo são os balões que os seres humanos soltam e que causam terríveis incêndios, queimando árvores, matando plantas e bichos e até secando muitas Fontes?!

E para que a fonte não tivesse medo de fazer sua viagem, contei que haveria algo que estaria sempre com ela e que ia ajuda-la em todos os momentos. Ela precisava estar preparada para descobrir o que é.

FONTE (falando baixo para as crianças): O que será que está sempre comigo? Eu fiquei bem curiosa! Você estão curiosos? Aguardem que já vamos descobrir.

Um dia, apareceu um LENHADOR, que com seu machado, cortou minha amiga Árvore (A ÁRVORE sai de cena). Adeus amiga, sentirei muito a sua falta... 

Eu fiquei um tempo sozinha, mas nuvens de chuva que passaram por aqui, me deram força para começar a minha viagem. Durante a viagem, animais se aproximaram e puderam beber um pouco da minha água tão clarinha e fresca. Eu fiquei tão feliz! Pois pude conhecer tantos animais, tantos lugares e fazer cada vez mais amigos!

Certa vez, surgiu no meu caminho uma pedra impedindo minha passagem. Era uma pedra muito mal-encarada, e disse que fonte nenhuma ia passar por ela, pois era a dona do caminho e era ela que mandava. Confesso que fiquei com medo, mas ouvi uma voz... 

APOIO: “Acalme-se, deixe que as águas que vêm atrás se juntem a você concentre-se e siga em frente.”


FONTE: Resolvi então passar bem devagarzinho pelo lado da pedra. Que começou a rir, pois sentiu cócegas, acabei descobrindo que aquela marra toda era porque ela não gostava de tomar banho.

Segui meu caminho e de repente, surgiu na minha frente um imenso incêndio e uma andorinha se aproximou, dizendo que já estava preocupada com a falta d'água para apagar o incêndio. Encheu seu pequeno bico de água e foi apagar o incêndio, quando ela  voltou, perguntei “Mas você está sozinha tentando apagar esse fogaréu todo? É impossível só com estas gotinhas.” Sabem o que ela me respondeu? “Pode ser mas minha avó fez isso quando houve um grande incêndio por aqui e mamãe me disse que as gotinhas da vovó ajudaram a diminuir o fogo, posso até não conseguir sozinha, mas estou fazendo a minha parte.”
E eu ouvi a voz novamente...

APOIO: “O importante é que sempre faça sua parte, não se importe com o que falam de você. Sem querer agradar a todos, faça o melhor que possa e siga adiante.”


FONTE: Continuei o meu caminho, até que ouvi um som muito alto...

APOIO: Imita um som alto de água corrente.

FONTE: Olhei para todos os lados com muito medo, pois não sabia que barulho era aquele. E a voz mais uma vez surgiu...

APOIO: “Vai desistir agora que está tão perto de encontrar o que procura e de terminar sua viagem? O que sua amiga árvore pensaria de você neste momento?

Ninguém nunca sabe o que vai encontrar no momento seguinte da sua vida. Vá, tenha coragem! Vença o seu medo. Estou com você.”

FONTE: Era um rio! Me juntei a ele, e viemos juntos até aqui, encontramos o mar, vejam como é imenso! Estou muito feliz por ter conseguido chegar até aqui!

Ah, que saudade da minha amiga Dona Árvore.



BARCO (se aproxima):  Olá pequenina fonte!

FONTE: quem é que está falando comigo?

BARCO: sou eu.

FONTE: Quem é eu?

BARCO: Eu sou um barco agora, antes fui aquela velha árvore que você conheceu na floresta. Viu como nada morre e tudo se transforma. Voltamos a nos encontrar. Me conte como foi sua viagem.

FONTE: Dona Árvore, foi tudo como a senhora falou. Estou feliz por reencontra-la, mas tenho ainda uma dúvida...

BARCO: Fale...

FONTE: A senhora disse que algo iria me ajudar durante a minha viagem, eu não consegui ver quem era, mas uma voz muito amiga me encorajou o tempo todo! Me ajudou a não desistir, a vencer os meus medos, quem era essa voz?

BARCO: Essa voz amiga, sábia e carinhosa, é sua consciência. Foi por tê-la ouvido que você chegou até aqui. Muitas Fontes que não querem ouvi-la também chegam, mas depois de muito tempo... 

Ouça sempre a sua consciência, pois ela é a presença do Criador em você e vai ajudá-la a ser muito feliz. Bem, agora é hora de pescar. (Vai se encaminhando para sair do palco)

FONTE: Que legal!

BARCO: Até mais tarde minha amiguinha, até outro dia...

FONTE: Tchau Dona Árvore, quer dizer, “Seu” Barco, até outro dia...


E logo após a encenação, fizemos uma reflexão sobre a história, fazendo um link com o tema do ENEFE deste ano. "É hora de agir! Ama e trabalha!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!