sexta-feira, 29 de março de 2019

Deus - Vivência 2º Ciclo

Iniciar com todos sentados em roda.

1- Atributos de Deus:

a) Perguntar aos evangelizandos se sabem o que quer dizer atributo e explicar se não souberem. Pedir que todos olhem atentamente para o colega do seu lado direito. Dar um tempinho e pedir que cada um diga uma boa qualidade de seu colega. E logo após, dizer para a turma que todas as qualidades que nós temos, são nossos atributos. E que Deus, Nosso pai, possui todas essas e muitas outras que não possuímos.

b) De um rolo de barbante, desenrolar uma grande parte dele. Unir as extremidades e arrebentar em outras partes e depois uni-las novamente em um nó, para que não ficasse apenas um nó de emenda no barbante. (Levar pronto para a aula) Dizer para elas que deverão encontrar o começo e o fim do barbante. Deixá-las procurar até descobrirem que não tem começo nem fim.

http://cooperecomjesus.blogspot.com/2010/09/dinamica-atributos-de-deus-deus-e-.html


2- Provas da Existência de Deus:

a) Pedir que imaginem, com os olhos fechados, que tem na mão um vasinho com terra e dentro uma sementinha bem pequenina. A sementinha começa a inchar devagarinho... sai da casquinha... com paciência surge a primeira folhinha... cresce... depois, com paciência aparece outra folhinha... Aos poucos cresce na terra a plantinha... E agora, bem devagar... eu coloco no chão, na minha frente, a minha plantinha...

b) Agora vamos imaginar que somos essa plantinha: Criar com todo o grupo uma vivência corporal que represente a germinação e o crescimento de uma semente. Os gestos devem ser lentos para representar as etapas do desenvolvimento. 


http://evangelizacao-infantil.blogspot.com/2011/05/aula-bem-aventurados-aqueles-que-sao.html


3- Os três reinos:

a) Vendar os olhos de alguns evangelizandos e pedir que toquem em algumas coisas: uma pedra, uma flor, um bichinho (de preferência uma tartaruga por precaução), um colega, e outras coisas... e depois explicar:

A matéria inerte (imóvel), que constitui o reino mineral, só tem em si uma força mecânica. As plantas, ainda que compostas de matéria inerte, são dotadas de vitalidade (fluido vital). Os animais, também compostos de matéria inerte e igualmente dotados de vitalidade, possuem, além disso, uma espécie de inteligência instintiva, limitada, e a consciência de sua existência e de suas individualidades. O homem, tendo tudo que há nas plantas e nos animais, domina todas as outras classes por uma inteligência especial, indefinida, que lhe dá a consciência do seu futuro, a percepção das coisas extra materiais ne o conhecimento de Deus. (O Livro dos Espíritos. Questão 585. Allan Kardec).
Obs: Sob o ponto de vista moral o homem pertenceria ao 4º reino.

(Adaptação: Fonte: http://www.passatempoespirita.com.br/.../dinamica-os-tres-re.../)

b) Levar para a aula um pouquinho de areia (bem pouquinho para cada um), um pouco de capim ou folhas (para cada um), um cachorro ou outro bicho e também uma figura humana, recortados em cartolina. Os evangelizandos deverão colocar essas coisas na mesa e por cima uma folha de papel ofício. Essa atividade é a técnica de sombreamento que consiste em passar o lápis grafite ou giz de cera deitado, em cima da folha ofício e aparecerá o que está embaixo.


4- Vamos criar?

Vários cartões que cada um poderá escolher e dar a resposta depois de ler (atributo de Deus, prova da Sua existência, pertence aos três reinos). A pergunta estará escrita atrás da palavra DEUS:

1- É imutável.
2- Sal de cozinha.
3- Surgimento de novos planetas.
4- Grupo dos mamíferos.
5- A Água dos oceanos.
6- É onipresente.
7- A flora de uma região.
8- A cura de uma doença após tratamento.
9- As paredes de uma casa.
10- Conhecimento infinito.
11- Dias e noites.
12- Plantas aquáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!