segunda-feira, 25 de março de 2019

Corpo, Perispírito e Espírito - Maternal

A aula do dia 23/03/2019 foi da Cíntia.

PRIMEIRO MOMENTO: Cantar fazendo os gestos da música.

Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé

Olhos, ouvidos, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé.


DESENVOLVIMENTO: Do que falamos nessa música?

A cabeça, o ombro, o joelho, fazem parte do quê? Fazer com que eles cheguem à conclusão que estamos falando do CORPO.

Agora, vou fazer uma pergunta muito difícil. Vamos ver quem vai saber responder: O corpo pensa? Ele me mexe sozinho, quando quer? Não! Concluir que o corpo faz o que EU mando.

Mas se eu não sou o corpo, quem eu sou? Mostrar a metade de um abacate (cortar na hora para não escurecer tão rápido). 



Levar o desenho de um boneco em papel, o mesmo boneco em papel transparente e o desenho de uma luz.

Pedir para prestarem muita atenção, porque este assunto é muito difícil...rsrsrs

Começar a desmembrar as partes do abacate e relacionar com as figuras. 

Dizer que a parte de fora, a casca, é como o nosso corpinho. 
Falar também que a polpa é o que une o nosso corpinho a quem eu ou de verdade (relacionar a polpa com o boneco transparente e dizer que seu nome é perispírito) e finalmente...tchan, tchan...apresentamos: O EU!!!! (Relacionar a semente com a luz e dizer que o nome dessa luz que fica dentro, é o ESPÍRITO, a parte mais importante de todas, porque é a que nunca morre, vive para sempre, pensa, decide entre o certo e o errado.

Eu falei que o Espírito é o mais importante? Sim! Mas o corpo também é. Ele foi emprestado por Deus para que possamos viver no planeta Terra, realizando as coisas como andar, falar, pega e através disso tudo, aprender muitas coisas. Por isso precisamos cuidar muito bem dele também e usá-lo para fazer o bem.

ATIVIDADE 1: Como cuido bem do meu corpo? 

Disponibilizar figuras do sono, higiene, alimentação e etc.

Como uso meu corpo para o bem? Disponibilizar figuras de carinho, abraço, beijo etc.

Pedir para colarem confeccionando um cartaz

ATIVIDADE 2:  Como cuido bem de mim, já que eu sou o espírito? 

Disponibilizar figuras de prece, Jesus, evangelização, estudo, lazer e etc.

Como eu, Espírito que sou, posso fazer o bem? 

Disponibilizar figuras de ações caridosas com o próximo.

Pedir para colarem confeccionando um cartaz

ATIVIDADE 3: Massinha

Confecção livre. Pedir para criarem com a massinha o que mais gostaram na aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!