quarta-feira, 27 de março de 2019

Autoconhecimento, Perfeição Moral e Reforma Íntima


OBJETIVO: Os evangelizandos deverão entender que o autoconhecimento é indispensável ao progresso do Espírito e que, portanto, devemos nos examinar constantemente, para descobrirmos de que modo podemos nos melhorar. Deus nos criou para chegarmos à perfeição e somente com o autoconhecimento e com a reforma íntima alcançaremos a perfeição moral.


1º MOMENTO: DESCOBRINDO AS NOSSAS QUALIDADES


Entregar a cada criança um papel quadriculado para que façam um acróstico com seu nome e com as suas maiores qualidades. Apresentar o seu próprio acróstico para que eles vejam o exemplo:




2º MOMENTO: SOMOS LOBOS OU SOMOS OVELHAS?

Aplicar a Dinâmica “Balões e Palitos”: Pedir a todos para ficarem de pé, formando uma roda. Entregar a cada evangelizando uma bola de soprar e um pedaço de barbante. Pedir que encham a bola e que amarrem no cós da roupa, na parte de trás. 

Quando todos estiverem com as bolas amarradas, entregar um palito e uma bala para cada um explicando que o palito deve permanecer em uma das mãos e a bala na outra mão. Nós vamos contar até 30, após esse tempo, quem continuar com a bola sem estourar poderá comer a bala.

Iniciar então a contagem. O esperado é que o grupo saia estourando uns as bolas dos outros. Porém, a ordem não foi essa, pois se todos permanecem em seus lugares, sem estourar as bolas dos outros, todos poderiam comer as balas. 

Questionar: Por que correram para estourar as bolas dos outros? (Lembrar que em nenhum momento foi dito que deveriam estourar a bola dos outros).

O que representa a bala? O prêmio, a conquista de algo bom.

E o que representa o palito? Nossas tendências, a violência, a disputa.

Quando fizemos o acróstico com o nosso nome, vimos que todos nós possuímos muitas qualidades, com essa atividade podemos perceber que também possuímos defeitos. Para nos tornarmos pessoas melhores devemos nos esforçar por transformar em virtudes. (apresentar a definição de qualidade, defeito e virtude)

Apresentar a “Régua da Perfeição Moral”. De um lado um lobo que representa todas as nossas dificuldades, os nossos defeitos, as nossas tendências ruins; do outro, a ovelha que representa as nossas virtudes, as nossas conquistas morais.

Com uma figura humana fixada na régua com um clips, para que possamos movimentar para um lado e para o outro. Mostrar e explicar que durante nossa existência, estamos algumas vezes mais próximos do nosso lobo, e outras, mais próximos da nossa ovelha. Precisamos nos esforçar para ficar mais tempo próximos da ovelha. 

O que precisamos fazer para nos tornarmos uma ovelha realmente?  (Lembrar da página de preparação). 

Usar alguns slides para finalizar a aula.









O grande filósofo Sócrates, que viveu em Atenas alguns séculos antes de Cristo, disse “Conhece-te a ti mesmo.”




Santo Agostinho, no Livro dos Espírito, nos orienta como podemos nos conhecer.








3º MOMENTO: CONCLUSÃO

Para Deus o que importa é o que somos por dentro, por isso devemos começar nossa reforma íntima o mais cedo possível. Temos que superar as imperfeições, transformando-as em virtudes. É uma tarefa individual e um compromisso de cada um consigo mesmo, e que ninguém pode fazer pelo outro. Mas à medida que vamos analisando nossos pensamentos e atitudes, com a finalidade de errar menos e evoluir, seremos mais felizes. 

Por exemplo: quem costuma falar mal dos outros deve aprender a ver os pontos positivos em seus companheiros de jornada; aquele que costuma reclamar, deve se esforçar para agradecer tudo o que tem e reclamar menos; quem costuma mentir, deve se determinar a falar sempre a verdade. 

Deus criou todos Espíritos para chegarem à perfeição. Somente por meio das próprias experiências e das próprias conquistas é que cada um de nós vai chegar a essa perfeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!