terça-feira, 12 de julho de 2016

Escola de Evangelização

Aula aplicada pela companheira Cíntia Machado.

Iniciou desenhando no quadro o corpo de um pássaro sem as asas e perguntou o que estava faltando, se os evangelizandos sabiam qual a utilidade das asas e o que aconteceria com o pássaro se ele tivesse uma asa só. Chegando à conclusão de que o pássaro não conseguiria voar.




Depois desenhou no quadro a figura de uma pessoa com duas asas e explicou que o Espírito também precisa desenvolver duas asas, mas não para voar como os pássaros e sim evoluir. Uma dessas asas representa o conhecimento intelectual e a outra asa representa o conhecimento moral, esclarecendo através de um diálogo, cada um desses conhecimentos:

O conhecimento intelectual é o que aprendemos na escola tradicional, aquela que frequentamos todos os dias. Lá aprendemos a ler, a escrever, português, matemática, também uma profissão, etc.
Pedir para cada evangelizando dizer o nome da sua escola.

E o conhecimento moral? Aprendemos aonde? Que escola temos que frequentar? Esta escola aqui, a escola de evangelização, aonde viemos todos os sábados para juntos aprendermos a Doutrina Espírita, que ensina a importância de se ter boas atitudes, de fazer o bem, de amar a Deus e ao próximo, ou seja, todos os ensinamentos de Jesus.
Qual o nome da nossa Escola de Evangelização? Escola de Evangelização Vicente de Paulo (EEVP).

Concluiu que desenvolvendo essas duas asas (imaginárias), o espírito alcançará voo, ou seja, o espírito evolui. Mais uma vez questionou: Se desenvolvermos uma asa só, conseguiremos voar?

Fez um convite: “Vamos conhecer a nossa escola?” Os evangelizandos foram arrumados formando uma fila, para uma visita breve em que foram apresentados às outras quatro turmas, conhecendo o nome da turma e a idade dos evangelizandos:
Maternal – Turma Gérmem – 3 e  4 anos
Primeiro ciclo – Turma Broto – 7 e 8 anos
Segundo ciclo – Turma Flor – 9 e 10 anos
Terceiro ciclo – Turma Fruto – 11 e 12 anos.


Voltando para sala, a Cíntia explicou que eles já passam pelo Maternal, hoje estão no Jardim, que é a Turma Semente – 4 e 6 anos. E que irão progredir até o Terceiro ciclo, passando por cada uma das turmas. Contou que depois virão outras etapas e que futuramente, se quiserem, poderão ser evangelizadores. Explicou que o estudo não acaba e que nós, evangelizadoras, estudamos a Doutrina Espírita até hoje e continuaremos a estudar sempre, para utilizarmos na vida tudo que aqui aprendemos. Quanto mais aprendemos, mais evoluímos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!