terça-feira, 31 de março de 2020

OS DEZ MANDAMENTOS - JARDIM

Essa aula seria aplicada no dia 14/03/2020, mas tivemos que cancelar por conta da pandemia.

Mostrar uma figura de Moisés, com as tábuas da Lei. 




Explicar que o povo hebreu acreditava na existência de um só Deus, mas houve uma grande seca, um período muito longo sem chuvas, impedindo que se cultivasse o alimento, os animais morriam, houve muita fome. Para que o povo não morresse, foram para o Egito, em busca de alimento. 

No início eles foram bem recebidos, mas com o passar do tempo, foram escravizados e obrigados a servirem ao faraó e aos seus deuses. Passaram muitos, muitos anos e os hebreus acabaram acreditando nos deuses egípcios, adorando imagens, adotando outras crenças. 

Moisés foi responsável por libertar o povo hebreu da escravidão, mas por terem vivido muitos, muitos anos com as crenças egípcias, estavam com dificuldades para voltar a acreditar em um Deus Único. 

Mostrar o cartaz com as regras da sala, comentar: nós ficamos um tempinho bem pequeno longe da evangelização, e ao retornar, foi necessário relembrar como devemos nos comportar, por isso a tia Carol fez esse cartaz, pra nos lembrar. 

Deus percebeu que o povo hebreu também precisava ser lembrado como deveria se comportar. Então, permitiu que os Espíritos Superiores se comunicassem com Moisés, usando a mediunidade. Vocês lembram o que é a mediunidade? É a capacidade que algumas pessoas têm de se comunicar com os espíritos desencarnados.

Colar na parede um monte, feito com papel pardo. 




Explicar que para se comunicar com os Espíritos Superiores, Moisés precisava de tranquilidade, mas o povo hebreu não dava um minuto de sossego, o tempo todo precisavam que Moisés resolvesse os problemas que eles criavam por não saberem como se comportar. Moisés então foi para o alto do Monte Sinai, (colar a figura de Moisés, usada no início da aula, no alto do morro), assim, pode ouvir os Espíritos do Bem, que orientaram como o povo deveria se comportar, seguindo os Dez Mandamentos de Deus.




Conforme for falando dos mandamentos, colar figuras no monte. (Usei os mandamentos como estão no ESE, e vou usar figuras que já tenho, de anos anteriores). Procurando sempre dar uma explicação de como devemos interpretar cada mandamento nos dias atuais. Reforçando que o povo Hebreu precisava dessas regras para evoluir. 

1º MANDAMENTO - ENUNCIADO: Amar a Deus acima de todas as coisas e não fazer imagens para adorar.




EXPLICAÇÃO: Devemos amar, respeitar e ter gratidão a Deus em todos os momentos. Ter fé e acreditar que Deus sabe o que é melhor para nós. Não acreditar que as coisas acontecem por acaso, que objetos tem o poder de mudar o que irá nos acontecer. Não ter imagens para se ajoelhar em frente e orar. Agradecer a Deus pelo alimento em nossa mesa. Fazer prece todos os dias quando acordamos, demonstrando nosso amor e respeito por Deus, nosso Pai e Criador. Não carregar amuletos, nem acreditar que se não estiver com o amuleto, coisas ruins vão acontecer;


2º MANDAMENTO - ENUNCIADO: Não falar o nome de Deus em vão.




EXPLICAÇÃO: Não usar o nome de Deus para justificar ações. Não usar o nome de Deus nos momentos de raiva. Não usar o nome de Deus em brincadeiras. Toda vez que mentir, se disser “Juro por Deus” para as pessoas acreditarem, estará usando o nome de Deus em vão. E se toda as vezes que se irritar, falar “Meu Deus” e um monte de palavras feias, também. Não pedir a Deus ajuda para passar de fase no jogo.


3º MANDAMENTO - ENUNCIADO: Lembrar-se de santificar o dia de sábado.




EXPLICAÇÃO: Respeitar os momentos de nos dedicarmos a Deus, como: fazer o culto do evangelho no lar sem reclamar, não ficar aborrecido quando tem que vir para a evangelização. Prestar atenção ao que está sendo falado pela evangelizadora.  Não trazer brinquedo escondido para brincar na hora da evangelização e não presta atenção na aula. Só querer falar de assuntos que tem nada a ver com a aula da evangelização;


4º MANDAMENTO - ENUNCIADO: Honrar pai e mãe.




EXPLICAÇÃO: Respeitar os pais e as pessoas responsáveis por nós (avó, tia). Colaborar com as tarefas da nossa casa. Tratar com amor e carinho os pais as pessoas responsáveis por nós. Não fazer pirraça quando os pais não fazem o que você quer. Abraçar, beijar e falar que ama os pais;


5º MANDAMENTO - ENUNCIADO: Não matar.




EXPLICAÇÃO: Preservar todas as criações de Deus. Não desejar o mal para alguém quando estamos com raiva. Não falar palavras que magoem as pessoas. Não arrancar flores, deixando todas espalhadas pelo caminho. Quando se aborrecer, deixar de colocar a comida para os animais de estimação. Quando ficar chateado desejar que o outro morra. Ofender as pessoas por serem diferentes de nós.


6º MANDAMENTO - ENUNCIADO: Não cometer adultério.




EXPLICAÇÃO: Não trair a confiança de alguém. Não enganar as pessoas. Não mentir ou copiar as respostas do amigo do lado. Não mentir a idade para pagar menos ou para assistir um filme que não é para a sua idade.


7º MANDAMENTO - ENUNCIADO: Não roubar.




EXPLICAÇÃO: Não pegar nada que não é seu sem pedir permissão. Devolver tudo que pegar emprestado. Não comer alguma coisa no mercado e não pagar. Não pegar dinheiro na carteira dos pais sem pedir. 


8º MANDAMENTO - ENUNCIADO: Não prestar falso testemunho contra o próximo.




EXPLICAÇÃO: Não fazer fofoca. Não acusar alguém de ter feito algo sem ter certeza que foi a pessoa. Não culpara alguém por algo que foi você que fez.


9º MANDAMENTO - ENUNCIADO: Não desejar a mulher do próximo. 



E 10º MANDAMENTO - ENUNCIADO: Não cobiçar aquilo que pertença ao seu próximo.




EXPLICAÇÃO: Os hebreus brigavam muito porque um queria ficar com a mulher do outro, por isso veio separado, para reforçar. Para nós basta o 10º, não querer o outro tem, seja mulher, sapato, roupa, brinquedo, casa, família. Não ter inveja do outro, achar que tudo do outro é melhor do que o seu. Não querer ser igual ao outro, ter o mesmo cabelo, a mesma cor da pele ou dos olhos. Não se comparar com outras pessoas, as notas na escola, os desenhos que fazem.




ATIVIDADE 1: ESTAMOS CUMPRINDO OS DEZ MANDAMENTOS

Apresentar um cartaz com várias imagens, coladas com fita crepe, para que os evangelizandos identifiquem, quais estão em desacordo com os Dez Mandamentos e retirem do cartaz, pedindo sempre para dizerem porquê estão retirando aquela imagem.






ATIVIDADE 2: QUAL É O MANDAMENTO?
Falar uma ou duas palavras para advinharem qual é o mandamento. 

ACIMA e IMAGENS = Amar a DEUS acima de todas as coisas e não fazer imagens para adorar.

EM VÃO = Não falar o nome de DEUS em vão.

SÁBADO = Lembrar-se de santificar o dia de sábado.

HONRAR = Honrar pai e mãe.

MATAR = Não matar.

ADULTÉRIO = Não cometer adultério

ROUBAR = Não roubar.

TESTEMUNHO = Não prestar falso testemunho contra o próximo.

MULHER = Não desejar a mulher do próximo. 

COBIÇAR = Não cobiçar aquilo que pertença ao seu próximo.


ATIVIDADE 3: SANTIFICAR O DIA DE SÁBADO – SÁBADO É DIA DE EVANGELIZAÇÃO

Apontar um evangelizando, falar um dia da semana para que digam algo que farão naquele dia, pode ser qualquer coisa, e podem repetir a mesma coisa em dias diferentes, mas ao falar sábado, não apontar ninguém todos deverão dizer juntos “Sábado é dia de evangelização!”

Exemplo:
Segunda-feira – Vou estudar.
Sexta-feira – Vou ver TV.
Quarta-feira – Vou brincar.
Domingo – Vou ao shopping.

Sábado – Sábado é dia de evangelização! (Todos juntos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!