segunda-feira, 26 de novembro de 2018

O Serviço da Perfeição - História adaptada para apresentação


CENÁRIO: Colchão sobre uma mesa pequena, uma cesta com vasos

Os  dois personagens entram juntos nas salas.

PERSONAGEM 1 - Espírito de Luz, caracterizado com uma túnica clara, carregará a cesta com os vasos, colocará no lado oposto em que a cama estiver na sala e ficará lá observando e aguardando para entrar em cena. - ANGELA

PERSONAGEM 2 – Artesã, estará caracterizada com roupas simples e surradas (até com remendos), terá uma cicatriz na perna. Vai entrar, sentar na cama e começar a falar em direção aos evangelizandos: - CARLA


 Eu sou uma artesã, dediquei muitos anos da minha vida ao meu trabalho. Modelava o barro, transformando-o em lindas peças, mas adoeci gravemente, desde então venho passando por enormes dificuldades.

Meus parentes, parece que perderam a memória... me esqueceram, principalmente os que eu mais ajudei quando tinha saúde.

Sem ter como trabalhar para me sustentar e sem a família para me auxiliar, passei a viver pelas ruas e a depender da caridade das pessoas. Acabei caindo e quebrando minha perna (passar a mão na perna quebrada fazendo expressão de dor), faz muito tempo que estou presa a essa cama.

(fecha os olhos e som voz de choro faz uma prece) oh meu Deus! Eu imploro a ti meu Pai, envie alguma consolação para os meus sofrimentos, pois não aguento mais...

(Deita na cama e dorme)

(O Espírito de Luz se aproxima, fala em direção aos evangelizandos) 
— Vejam, ela está sonhando, vou aproveitar para dar o consolo que pediu em prece.

(Segura a mão da artesã, ajudando-a a levantar-se da cama e a conduz até a cesta, mostrando-lhe alguns vasos de sua produção)

(A artesã vai levantar e andar normalmente, pois é um sonho)

O Espírito de luz pergunta: — Como é que você conseguiu realizar trabalhos assim tão perfeitos?

A artesã responde orgulhosa: - Usando o fogo com muito cuidado e com muito carinho, no serviço da perfeição. Alguns vasos voltaram ao calor intenso duas ou três vezes.

— E sem fogo você realizaria a sua tarefa?

 Nunca!

— Assim também, o sofrimento e a luta são as chamas invisíveis que Nosso Pai Celestial criou para o embelezamento de nossas almas, que um dia serão vasos sublimes e perfeitos para o serviço do Céu.

(A artesã retorna para a cama e deita. O Espírito fica parado observando. A artesã acorda, senta-se novamente na cama, passa a mão na perna quebrada, ainda fazendo expressão de dor, mas depois sorri e agradece)
 Obrigada Pai, compreendi que todo o meu sofrimento é necessário para a minha evolução espiritual. Que seja feita a Sua vontade!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!