segunda-feira, 26 de novembro de 2018

O Exemplo da Árvore - História adaptada para apresentação




Personagens:
Árvore: Cintia
Ladrão: Sara


Ponto de ação: Árvore entra em cena sorrindo com uma cesta de maçãs em mãos, limpando suas plantas, se coloca no meio das crianças e se senta.

Árvore: Olá pessoal, tudo bem? Eu sou a Dona Macieira de Jesus, vocês sabem o que é uma macieira? Exatamente, eu sou a árvore que produz maçãs, todo ano, de outubro a maio, eu, junto com minhas amigas macieiras, produzimos maçãs gostosas e bem docinhas.

(Explicar para Maternal e Jardim caso necessário).

Árvore: Sabe, quando era bem pequenininha, um brotinho desse tamaninho ainda, a minha avó sempre me contava histórias dos seus antepassados, ela dizia que nós macieiras temos um dever muito importante, o dever de alimentar os outros, de toda forma que fosse possível.

Ponto de ação: enquanto dona árvore conversa com as crianças, o ladrão entra em cena sorrateiramente e vem por trás dela, roubando todas as suas maçãs e comendo uma, pedindo para as crianças fazerem silêncio com as mãos, árvore olha para trás e pega ladrão.
Pedir para evangelizador presente avisar que tem algo errado com as maçãs e mandar árvore olhar para trás.

Ladrão: Dona macieira, e aí? Tudo beleza? Como é que tá essa força? Eu só tava pegando umas maçãs aqui, sabe coméquié né, tô com uma fome, aí eu olhei, encarei e pensei: caramba essas maçãs devem estar muito gostosas.

Ponto de ação: árvore ficará olhando séria para o ladrão, que se ajoelha e começa a pedir perdão por ter pegado sem a sua permissão.

Ladrão: Ahh dona árvore desculpa, desculpa, eu devolvo todas as maçãs, aqui, toma, tudinho.

Árvore: Ei, não precisa devolver, não estou chateada com você, você parece estar com fome mesmo, mas meu dever é te auxiliar, então tome, pode ficar com as maçãs.

Ladrão: Sério? Então se é assim, seria uma coisa feia eu perguntar se posso pegar um desses galhos e umas folhagens para fazer uma caminha confortável? Eu andei muito por dias e estou bem cansado.
Árvore: ora, claro que pode e se quiser eu até faço uma sombra do sol e dou uma refrescada com minhas folhas.

Ladrão: aí, se não for muito incomodo, eu quero sim, muito agradecido. Boa noite!

MEIA HORA DEPOIS: O Ladrão acorda bocejando.


Ladrão: muito obrigada dona árvore, mesmo, a senhora me deu coisa para comer, deixou eu repousar em sua sombra, isso é muito gentil de sua parte realmente, me ajudar, uma pessoa como eu.

Árvore: minha missão é ajudar a todos aqueles que precisam caro amigo, e você precisava na hora, então nada mais justo que te ajudar.

Ladrão: a senhora é muito boa, eu queria ser bom assim, mas já fiz tanta coisa ruim, nem sei se consigo ser bom novamente.

Árvore: Ora, todos nós conseguimos, é só dar o primeiro passo e o resto se encaminha.

Ponto de ação: árvore e ladrão se abraçam, ele tira a máscara e a joga em algum lixo perto, depois os dois se despedem das crianças, e juntos saem da sala.
OBS: Cintia (Dona macieira) fará uma conclusão esclarecendo que a mensagem que a história passa é: O exemplo que arrasta. O exemplo da árvore fez o ladrão meditar e resolver mudar. Ela não o julgou! E isso não quer dizer que tenha sido conivente com atitudes erradas. O ladrão seguirá um novo rumo e responderá pelos seus erros e também pelos seus acertos, dali em diante.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!