quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Caridade - Maternal

Já tem uns 4 anos que a companheira Joelma Farias teve a ideia de confeccionar cartões para as crianças das famílias assistidas pela nossa casa. Assim, tiramos uma aula de novembro para confeccionar cartões, que levam nosso amor e nossas boas vibrações para as crianças e suas famílias, pois no final do ano, elas são apadrinhadas e recebem roupas e brinquedos, os cartões que confeccionamos são entregue juntos.

Para não vincular os cartões às figuras que são símbolos do Natal, usamos o tema caridade e Jesus como figura de destaque nos cartões.

A aula a seguir foi aplicada pela Cíntia Machado.

Ela começou a aula questionando: O que é a caridade? Ouviu as respostas e complementou, é o amor em ação e pode ser praticada por todos.  

Explicou que amor em ação representa as atitudes no bem. Significa amarmos e ajudarmos uns aos outros.

Perguntou: Quem é o nosso próximo? Ouviu as respostas e completou, é a humanidade inteira. Quem ama ao próximo sabe perdoar, é bondoso, prestativo, não pensa o mal, tem palavras de carinho para com o próximo.

Como se pode praticar a caridade? Ouviu as respostas e deu alguns exemplos: doação de alimentos, roupas, dinheiro, remédios; atitudes como um abraço, carinho, sorriso, aperto de mão. Pode ser exercida através da prece, vibrações, perdão sincero, sentimentos de amor e carinho, coisas boas que desejamos aos outros; por palavras que expressam amor, consolo e o falar suave, sem gritar; silêncio diante da ofensa, atenção diante de um desabafo de alguém que sofre.

Concluiu, reforçando que a caridade é o amor em ação. A caridade pode ser material ou não, pode ser realizada por ricos, pobres, não depende da idade, da saúde, da religião, do lugar em que se está, ou seja, pode ser praticada por todos.

Jesus nos recomendou, sabiamente, que amássemos uns aos outros. Se fizermos isso, seremos automaticamente caridosos.

Explicou que o Centro Espírita Miguel pratica a Caridade, ajudando a quem precisa. Agora no final do ano, crianças carentes, que o papai e mamãe não tem condições de comprar, recebem um presente especial: roupas, calçados, produtos de higiene, brinquedos, etc. 

Para acompanhar esse presente nós vamos fazer um cartão muito especial, um cartão que levará para essas crianças as boas energias que nós vamos enviar para elas. Nós agora vamos exercitar a caridade confeccionando esses cartões, vocês poderão escrever e desenhar coisas boas para essas crianças, e enquanto fazem isso, estarão enchendo o cartão com boas vibrações.
  
Como atividade, a turma confeccionou cartões que serão colocados junto com os presentes. As crianças assistidas, além de receberem os presentes materiais, irão receber junto os cartões que foram confeccionados pelos evangelizandos lhe desejando muitas coisas boas. Com certeza os nossos amigos ficarão muito felizes! 

Disponibilizou os cartões (cartolina amarela já cortada), adesivos com a figura de Jesus, flor, coração e palavras (amor, caridade, esperança, fé e paz), lápis preto, lápis de cor e giz de cera para que realizassem a atividade.

Os cartões ficaram lindos!!! Como não conseguimos tirar fotos da confecção, segue abaixo as fotos dos cartões confeccionados pela turma do Jardim, que foram enviadas pela nossa coordernara, Graça Borges.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!