domingo, 6 de agosto de 2023

MODERAÇÃO – 3⁰ Ciclo

 


1º MOMENTO: Ambientação no Salão principal. 
 

2º MOMENTO: Prece, passe e água fluidificada. 
 

3º MOMENTO: falar sobre o tema. 
 
Moderação:  Qualidade que consiste em evitar excessos.
 
Podemos definir moderação como a qualidade de quem age com prudência (com calma), evitando tudo o que acreditamos ser fonte de erro ou de dano. A gente tem que pensar.... Isso está certo?  Vai causar algum dano para mim ou para alguém? 
 
Moderação é cautela, cuidado. Sabedoria.
 
 “Tudo que se faz com moderação dá certo.   É muito importante aprendermos a viver com moderação. 
 
Devemos ter moderação no comer, no dormir, no vestir, no falar, no calar, no sorrir, no chorar, no exercitar, no trabalhar, no descansar... em tudo. 
 
Nossa tendência natural não é a moderação, mas os excessos, os extremos. 
 
Jesus deseja que cada um de nós desenvolva a moderação. Ela é atributo Divino.
 
Quando Jesus, sofreu por nós a ponto de sangrar por todos os poros, Ele não expressou raiva ou se queixou por causa de Seu sofrimento. Com insuperável autodomínio, (moderação) não pensou em Si mesmo, mas em cada um de nós. Com humildade e imenso amor.
 
 
https://www.semeandovida.org/2022/07/moderacao-em-tudo.html
 

4º MOMENTO:  Reflexões

Vivemos em um mundo de contrastes. Em um mundo de muitos desastres, roubos e tragédias. Muitos querem culpar a Deus pelo caos, mas sabemos que esta desordem vem da falta de equilíbrio em que a gente vive. A culpa deste desequilíbrio é nossa, e não de Deus.
Imagina uma pessoa que não tem moderação, que só grita, só xinga... aí se envolve num pequeno acidente de trânsito.  O carro do lado, passou e deu uma leve encostada no carro dele, que nem amassou... Ele não vai se importar com o tamanho da leve encostada, mas sim vai fazer aquele escândalo. Se bobear, vai para cima do outro condutor para agredi-lo. Sem ao menos perceber que ele não fez de propósito.  O rapaz pode até ter tido um mal estar no volante.  Mas a falta de moderação cega a gente.
Quando a pessoa não tem moderação é feio de ser ver... uma pessoa que não tem limites para falar alto, para comer muito, para se vestir com roupas muito curtas… Tem gente que nem chora, tem gente que berra, que parece que a veia da garganta vai pular do pescoço.  É horrível isso né?
Para tudo temos que ter moderação.  Moderação com os horários para jogar, ver filmes, brincar. Temos que ter moderação até com o que temos dentro em casa.  
Tem gente que tem um monte de roupas, calçados, brinquedos, que nem usam mais.  Só acumulam as coisas ao invés de doar para uma pessoa ou uma casa de caridade.
A moderação evita extremos e está relacionada ao autocontrole. A moderação é uma coisa boa, mas viver uma vida de moderação é um desafio. 
 
Mesmo as coisas boas podem se tornar um obstáculo para nós, se usadas sem moderação. O chocolate é bom, mas muito não é saudável.  Somos naturalmente imoderados.
 
Quando não estamos vivendo com moderação, quando não temos autocontrole em uma determinada área de nossas vidas, isso pode indicar que não estamos permitindo a presença de Deus plenamente nessa área. Não precisamos viver na derrota. 
 
O mundo apela à luxúria e avança na mentira de que o que precisamos é mais diversão, mais coisas, mais entretenimento. O que realmente precisamos é de Deus. E devemos desejá-lo acima de tudo.  
https://www.gotquestions.org/Portugues/Biblia-moderacao.html
 

5º MOMENTO: Dinâmica e Conversa  
 



6º MOMENTO: Música e Prece final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!