domingo, 6 de agosto de 2023

MODERAÇÃO – 1⁰ Ciclo

 


 
Objetivo: Levar os evangelizandos a entenderem que:
Moderação é o processo de eliminar ou diminuir extremos. É usado como instrumento para garantir o equilíbrio e a paz em todo o meio em que estamos inseridos.

1º Momento:  Jogo da Vida (adaptação do jogo da força. No lugar da forca, desenhar uma árvore).
Após descobrir a palavra que será o tema do dia, explicar o significado de Moderação: Comportamento ou característica de quem evita excessos; comedimento, prudência.Ação ou efeito de moderar, de atenuar, de diminuir o efeito de algo.Atitude de continuar na medida exata.
 


2º Momento: Contar a Fábula da Formiga e da Cigarra.
 
A CIGARRA E A FORMIGA
 
Num dia de quente de verão, uma alegre cigarra estava a cantar e a tocar o seu violão, com todo o entusiasmo. Ela viu uma formiga a passar, concentrada na sua grande labuta diária que consistia em guardar comida para o inverno.
“Dona Formiga, venha e cante comigo, em vez de trabalhar tão arduamente.”, desafiou a cigarra “Vamos nos divertir.”
“Tenho de guardar comida para o Inverno”, respondeu a formiga, sem parar, “e te aconselho a fazer o mesmo.”
“Não se preocupe com o inverno, está ainda muito longe.”, disse a cigarra, despreocupada. “Como vê, comida não falta.”
Mas a formiga não quis ouvir e continuou a sua labuta. Os meses passaram e o tempo arrefeceu cada vez mais, até que toda a Natureza em redor ficou coberta com um espesso manto branco de neve.
Chegou o inverno. A cigarra, esfomeada e quase congelada, foi a casa da formiga e implorou humildemente por algo para comer.
“Se você tivesse ouvido o meu conselho no Verão, não estaria agora tão desesperada.”, ralhou a formiga. “Preferiu cantar e tocar violão?! Pois agora dance!”
E dizendo isto, fechou a porta, deixando a cigarra entregue à sua sorte.
A Cigarra compreendeu que tinha feito mal...       
 
Autor: Esopo
 
 
3º Momento – Reflexão.
 
Pensar no amanhã é importante
Assim, a cigarra e a formiga aponta para a necessidade de não optarmos pelo imediatismo. Nos leva a querer pensar no dia de amanhã, popularmente falando. Nos deixa longe do acaso e de esperar pelo que quer que esteja reservado.
É uma questão de planejamento: de mensurar necessidades vindouras e se permitir a tranquilidade de atendê-las sem sacrifícios. Assim, a formiga vai passar muitas vezes pela cigarra cantarolando e curtindo o verão, mas seguirá seu caminho de labor.
Somos conhecidos pelo hábito de deixar tudo para última hora. Em geral, é comum sentir o desejo de não pensarmos a longo prazo e nos manter fixos ao hoje de forma displicente. Porém, a lição não é viver para o futuro esquecendo-se do presente, mas ser sábio na dedicação a ambos.
Se é esperado que eu tenha necessidade x no futuro, preciso mover esforços agora para que possa cumpri-la. Contar com a sorte ou com o auxílio alheio diante da necessidade não é inteligente. Afinal, são condições fora do seu universo de ação.
Essa é a lição da formiga: se preparar, estar preparado. As oportunidades que tanto almejamos por vezes batem em nossa porta e as desperdiçamos porque não estamos aptos. A formiga é prudente, guarda o que precisa para que não venha lhe faltar.
 
Dialogar com os evangelizandos sobre a vida de Jesus: como era sua casa, suas roupas, sua profissão, enfim como era a sua posição perante o próximo. Jesus tinha bens materiais, se preocupava em como se vestir? E quem se aproximava Dele se preocupava em como Ele estava? Jesus era simples e agia com moderação, não se importava com o status e com os bens adquiridos. Vivemos na Terra e precisamos dos bens materiais para nos suprir e nos dar conforto, mas nem por isso iremos perder nossa simplicidade: somos criados simples e ignorantes. Nesse ponto entre a moderação, onde devemos sempre nos vigiar com os excessos e a extravagância.
 
Contar outra fábula (A Lebre e a Tartaruga)
 
Pedir para que as crianças identifique em que ponto da Fábula a seguir, a lebre agiu com falta de moderação. Onde cometeu excessos?
 
 
A Lebre e a Tartaruga
Era uma vez… uma lebre e uma tartaruga. A lebre vivia caçoando da lerdeza da tartaruga.
Certa vez, a tartaruga já muito cansada por ser alvo de gozações, desafiou a lebre para uma corrida.
A lebre muito segura de si, aceitou prontamente.
Não perdendo tempo, a tartaruga pois-se a caminhar, com seus passinhos lentos, porém, firmes.
Logo a lebre ultrapassou a adversária, e vendo que ganharia fácil, parou e resolveu cochilar um pouco.
Quando acordou, não viu a tartaruga e começou a correr.
Já na reta final, viu finalmente a sua adversária cruzando a linha de chegada, toda sorridente.
 
Moral da historia…
Devagar se vai longe.
Podemos verificar também que meio a grande humilhação, a lebre aprendeu que não devemos nos gabar por nossas habilidades e atributos, desdenhando dos demais. Também aprendeu que o excesso de confiança pode ser um obstáculo para alcançarmos nossos objetivos. Nossas virtudes devem ser guardadas no coração e não para se exibir (fazer alusão ao planejamento da Joelma sobre humildade).
 

4º Momento: Atividade das Plaquinhas (Nunca, Às vezes e Sempre)
 



Cada criança receberá 1 plaquinha de cada.
Citar situações e pedir que levantem a plaquinha demonstrando a freqüência correspondente.
 
Ex: Fico acordado até tarde /Como hambúrguer com batata frita.
Ir conversando sobre as consequências sobre a frequência apresentada pelos evangelizandos perante as situações.
 

5º Momento: Música
Tocar a música do Vídeo: https://youtu.be/Wan38brZszg


Conversar sobre o tema, destacando que toda a natureza é Criação Divina que Deus nos presenteou para cuidarmos e usufruirmos com responsabilidade. Cuidar das plantas, dos animais, dos rios e do ar são atitudes de moderação e amor! Falar das diversas maneiras que podemos contribuir, não desperdiçando água, luz, jogando o lixo no local correto, comprando apenas o necessário evitando excessos, reciclando e etc. Dessa forma estamos sendo gratos a Deus por todo esse cuidado e pensando no próximo.

6 Momento: Confeccionar um bonequinho com rolo de papel higiênico como mascote de preservação da natureza através da reciclagem








7º Momento: Prece Final


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!