quarta-feira, 19 de junho de 2019

O Olhar Além de Mim (Infortúnios Ocultos) – Caridade

Nesse sábado (15/06/2019) tivemos mais um momento de convergência (quando todos os setores estudam o mesmo tema). A aula foi elaborada pela Carolina.

1º MOMENTO: Introdução ao tema

Ela espalhou pela sala corações com as letras da palavra caridade, colocando no verso a ordem quem que aparece na palavra. 


A turminha aguardando no corredor, enquanto ela escondia os corações.
Pediu aos evangelizandos para procurarem os corações e colarem na ordem correta. Quando todas as letras estavam no lugar pediu que lessem o tema da aula.






2º MOMENTO: Balões

Cada evangelizando recebeu 1 balão. Formaram uma roda e foram orientados a jogar os balões no ar, tendo muito cuidado, pois nenhum balão poderia cair no chão. 






Os evangelizandos deveriam perceber que deveriam cuidar do balão dos outros também. 





Ao final da dinâmica, a Carol perguntou aos evangelizandos se foi fácil cuidar de seu balão e o que poderiam ter feito para facilitar seu trabalho.



CONCLUSÃO: Muitas vezes, ainda pensamos exclusivamente em nós, sem nos preocuparmos com o bem-estar alheio. Mas todos nós dependemos uns dos outros. Não há ninguém que possa viver sozinho.



3º MOMENTO: O que é CARIDADE?

Ela explicou que qualquer pessoa pode ser caridosa, mesmo que não tenha dinheiro porque ela pode doar suas boas palavras e seus bons sentimentos a todos.

Caridade é o amor em ação e pode ser praticada por todos.  Amor em ação: São atitudes no bem. 

Caridade é essencialmente amor ao próximo. É amarmos uns aos outros e fazermos a todos o que gostaríamos que nos fizessem.

Explicou as diferentes formas em que o amor se manifesta: o amor de Deus, o amor à natureza e aos animais, o amor universal, o amor próprio, o amor maternal e filial, o amor entre homem e mulher, o amor a uma causa ideal e o amor como força que move o universo.



4º MOMENTO: Trem da caridade

Apresentou um cartaz com a imagem do trem da caridade.




Figuras para impressão.





Os evangelizandos sortearam figuras de diversos tipos de ações (caridosas ou não). Juntos refletiram e conversaram sobre casa imagem e decidiram se ela entraria ou não no nosso trem.



Depois de todas a imagens coladas no trem, todos desenharam em volta.









5º MOMENTO: Caridade é compartilhar o amor

Ela contou de forma resumida a história "O Coração mais Bonito"


Cada evangelizando recebeu pedacinhos de papel de uma cor diferente do outro e um coração. Ela pediu a eles trocassem pedacinhos dos seus corações com os demais evangelizandos e no final cada um construiu um coração colorido com os pedacinhos de cada um dos colegas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!