quarta-feira, 15 de maio de 2019

A Parábola dos Primeiros Lugares e dos Convidados


PARÁBOLA DOS PRIMEIROS LUGARES E DOS CONVIDADOS

 

(Evangelho da Meninada)


Eis aqui alguns conselhos práticos que Jesus nos dá nas seguintes parábolas:
Observando Jesus que os convidados escolhiam os pri­meiros lugares nas mesas, disse-lhes:
“Quando fores convidado a um banquete, não te as­sentes no primeiro lugar, porque pode ser que esteja ali outra pessoa, mais autorizada do que tu, convidada pelo dono da casa. E tu, envergonhado, terás de ceder-lhe o lugar, indo para o último. Mas quando fores convidado, vai tomar o último lugar para que, quando vier o que te convidou, te diga.
“Amigo, senta-te mais para cima”.
E isto te servirá de glória na presença dos que estive­rem juntamente sentados na mesa. Porque todo o que se exalta será humilhado, e todo o que se humilha será exaltado”.
Lina, não compreendi bem essa parábola, disse o sr. Antônio.
Nem eu, secundou-o dona Aninhas.
      Vou explicá-la. Nesta parábola, Jesus nos recomenda a modéstia. Nunca perderemos por ser modestos. Não quei­ramos ser mais do que os outros porque, muitas vezes, apesar de todo nosso saber, de todos nossos haveres, de toda nossa virtude, há outros, muitos outros que estão acima de nós. E sendo modestos, eVitaremos desapontamentos e mes­mo humilhações.
Agora compreendi. Realmente, por mais alto que um homem esteja colocado, sempre há alguém acima dele. Nin­guém perde por ser modesto, falou o sr. Antônio.
A modéstia, queridos, recomendou-nos dona Lina, éuma grande virtude que vocês devem cultivar a vida inteira. Porém ouçam o que mais disse Jesus:
“Quando deres algum jantar ou alguma ceia, não cha­mes nem teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes que forem ricos, para que não suceda que te convidem por sua vez e te paguem com isso. Mas quando deres algum ban­quete, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos; e serás bem-aventurado porque esses não têm com que te re­tribuir; porém isso te será retribuido na ressurreição dos justos”.
Acho esquisito esse ensinamento, Lina, observou o sr. Antônio.
Ele nada tem de esquisito, titio, respondeu dona Lina. Por essas palavras, Jesus nos ensina que todo o bem que fizermos aos pobrezinhos, ou a quaisquer pessoas, nos sera pago e muito bem pago no mundo espiritual, onde ressurgire­mos depois da morte de nosso corpo. Não é um ensinamento simples e bonito?
      É verdade, respondeu o sr. Antônio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!