segunda-feira, 15 de outubro de 2018

O Homem de Bem – Eu Missionário - Jardim

Essa foi a nossa aula do dia 13/10/2018, e nossa intenção foi fazer os evangelizandos compreenderem que somente quando praticarmos verdadeiramente o amor e a caridade, é que nos tornaremos um Homem de Bem, pois nossa missão na Terra é nos melhorarmos para poder ajudar na transformação da sociedade e do planeta. 

Começamos a aula perguntando aos evangelizandos o que seriam boas e o que seriam más ações. Deixamos que falassem a vontade.

Lembramos que quando esteve encarnado na Terra, Jesus nos disse: “Sedes perfeitos assim como Vosso Pai Celestial é Perfeito”. Questionamos: "O que devemos fazer para sermos perfeitos?" Ouvimos, ajudando para que chegassem à conclusão de que, para sermos perfeitos, devemos praticar somente as boas ações.

Lembramos também que o Evangelho Segundo o Espiritismo (aproveitamos para lembrar Kardec e a codificação) fala que precisamos combater em nós as duas piores imperfeições que temos: o orgulho e o egoísmo. Somente com o verdadeiro amor e a verdadeira caridade conseguiremos combater essas imperfeições.

Sabemos quando uma pessoa age com orgulho quando ela se sente melhor do que os outros, quando ela se acha mais importante do que os outros, por exemplo:
- Não deixa um amiguinho participar da brincadeira, excluindo-o do grupo.
- Acha que só o que ela faz é importante, então só ela que quer falar, interrompe o que o outro está falando, não aceita a ideia do amiguinho para mudar de brincadeira, acha que tudo que ela possui de material (roupa, sapato, brinquedo) é melhor do que o do amiguinho.

Os evangelizandos citaram algumas situações em que pessoas conhecidas agiram com orgulho.

E uma pessoa egoísta todos nós já sabemos como age, né? Deixamos que citassem atitudes de pessoas egoístas, e essas eles sabem muito como são, então foram muitos exemplos dados.

Continuamos explicando que no ESE também fala que para sermos perfeitos como Jesus nos orientou, devemos agir como Jesus agiu. Lá encontramos uma lista que nos ajuda a começar essa transformação.

Vamos ver o que está nessa lista? Citamos algumas das características do Homem de Bem, usando como apoio figuras em tamanho ½ A4.












Foi muito legal ver o entendimento deles, pois a cada característica citada, davam exemplos de acontecimentos do dia a dia que demonstrava alguém ou eles próprios agindo daquela forma. Eu fico muito feliz quando vejo que já conseguem compreender o que é falado por nós nas aulas de evangelização.

Explicamos que Jesus era um missionário que veio ao nosso planeta nos ensinar o amor, essa era a missão de Jesus, ensinar o amor através dos seus exemplos, e até hoje Jesus é o nosso melhor professor, pois praticou as Leis de Deus, deixando para nós muitos exemplos. 

Allan Kardec também era um missionário, sua missão era codificar a Doutrina Espírita, e ele realizou essa tarefa, reuniu toda nossa Doutrina em cinco livros, o Pentateuco, cumprindo assim a sua missão.

Nossos responsáveis também são missionários, pois têm a missão de nos educar, de nos ensinar a sermos pessoas do bem.

Nós também somos missionários, vocês sabem qual é a nossa missão?
As respostas dadas: fazer o bem, amar, ser caridoso.

Dissemos "Muito bem! É isso mesmo, cada um de nós é um missionário, cuja missão é nos tornarmos melhores a cada dia, assim, estaremos nos transformando para sermos perfeitos e, com os nossos exemplos: fazendo o bem, amando, sendo caridosos, podermos ajudar na transformação da sociedade e do planeta, assim como Jesus fez." 

Para que pudessem compreender melhor, entregamos 1/2 folha A4 e pedimos aos evangelizandos que contornassem uma das mãos, um ajudou o outro, contornando ou orientando: "o lápis tem que ficar mais em pé", "tem que abrir mais os dedos", "contorne o pulso também".







E depois pedimos escrevessem uma ou mais ações que já realizam e que ajudam na transformação do planeta, só um evangelizando precisou de ajuda para escrever, os outros escreveram sem problemas. 








Colamos a imagem da Terra na parede da sala, colamos as mãos em volta do planeta e montamos um cartaz "EU SOU UM MISSIONÁRIO DO BEM E VOU AJUDAR A TERRA A EVOLUIR". 




Distribuímos as figuras usadas para falar das características do homem bem e pedimos que colorissem.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!