segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Marta e Maria


(Evangelho da Meninada)

  
Continuaram o caminho e entraram numa aldeia, onde foram hospedados por uma bondosa mulher chamada Marta, que tinha uma irmã chamada Maria.

Jesus descansava e aproveitava o tempo para ensinar; Maria sentou-se a seus pés e ouvia embevecida as palavras dele. Porém, Marta estava toda entregue aos afazeres da casa, limpando, esfregando, arrumando, e preparando as coisas para seus hóspedes. Percebendo que Marta não fazia nada, foi reclamar com Jesus:

   “Eu estou trabalhando sozinha, e Maria aí sem me ajudar; mande que ela me ajude”.

 “Marta, Marta”, respondeu-lhe Jesus, não te embara­ces em cuidar de muitas coisas. Uma só coisa é necessária; Maria escolheu a melhor parte que não lhe será tirada”.

  O que significa esta resposta que Jesus deu à Marta? perguntou dona Aninhas.

  Fiquei curioso também eu por saber, disse o sr. Antônio.

 Com esta resposta, Jesus chama nossa atenção para as coisas espirituais, que valem mais do que as materiais. Maria ouvia a palavra de Jesus, que eram ensinamentos que lhe beneficiariam a alma, e esta era a melhor parte. Marta, porém, preocupada com as coisas materiais, não soube reservar nem alguns poucos minutos para aprender as lições novas que Jesus trazia.

Vocês, por exemplo, que estão ouvindo e aprendendo a história de Jesus, escolheram a melhor parte.

E agora vamos a nossas orações, que já se faz tarde.

**********

Em Betânia morava (e isto não é história inventada, mas verdadeira) uma família muito querida de Jesus, formada por três irmãos: Marta, Maria e Lázaro.

Era nessa casa graciosa, de pedra caiada, cheia de flores e uma figueira plantada, que Jesus se hospedava, quando suas peregrinações o levavam àquela região.

As duas irmãs - ah! as duas irmãs - tinham temperamentos bastante diferentes. Talvez pela responsabilidade de ser a mais velha e se colocar, às vezes, como mãe dos irmãos, Marta era muito asseada e ordeira, cumprindo com dedicação as obrigações da casa. E Maria, sempre pensando longe, o que se percebia por seus olhos sonhadores estarem sempre voltados para um ponto além das coisas visíveis.

Marta até compreendia que a irmã fosse assim, esperando que o avançar da idade lhe botasse algum senso prático na cabeça. Porém, quando as tarefas da casa aumentavam, Marta se irritava com a atitude de Maria, o que levava a desentendimentos...

Certo dia, depois de muito andar pelas estradas da Samaria e da Judéia, Jesus foi visitar as duas irmãs que, como sempre, o receberam prazerosas e hospitaleiras.

Marta, ainda insatisfeita com os arranjos que dava ao ambiente doméstico, andava para lá e para cá, quanto mais agora, que um visitante tão caro chegara.

Maria, porém, deixou de lado tudo que estava fazendo para sentar-se perto de Jesus e ouvi-lo falar. Não era algo que fizesse por querer, mas quando estava diante do Mestre, nada podia ser mais importante que sua presença.

Jesus compreendia os anseios de seu coração, e suas palavras caíam-lhe como gotas de chuva sobre campos ressequidos.

- Senhor - interrompeu Marta - fale com minha irmã! Diga a ela que me ajude. Será que ela não vê o quanto eu trabalho?

- Marta, Marta... - respondeu Jesus - por que te preocupas tanto? Tu queres pôr tua casa em ordem para receber-me, e reconheço o teu zelo, mas já me recebestes em vossos corações.

Enquanto Marta refletia sobre suas palavras, o Mestre prosseguiu, ternamente:

- Observa que Maria, em sua juventude, acaba de ficar com a parte mais importante deste momento, e que o que ela escolheu jamais lhe será tirado, e ficará com ela para sempre.

***

v  BÍBLIA – Luc. 10:38-42


38. E aconteceu que, na ida deles, entrou numa aldeia, e certa mulher de nome Marta recebeu-o na casa dela.
39. E tinha uma irmã, chamada Maria, a qual, sentada aos pés de Jesus ouvia o seu ensino.
40. Marta entretanto, estava atarefada com muito serviço; e disse: “Senhor, a ti não importa que minha irmã me tenha deixado sozinha a servir? Dize-lhe, pois, que me ajude".
41. Mas, respondendo-lhe, Jesus disse: "Marta, Marta, estás ansiosa e preocupada com muitas coisas,
42. no entanto, poucas são necessárias, ou melhor, uma só; como Maria escolheu a parte boa, esta não lhe será tirada" .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!