segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Boas Vindas: Tema Amizade - Emprestando o Lápis

Essa dinâmica teve como objetivo fazer os evangelizandos perceberem a importância de partilharem os materiais disponíveis para uso coletivo, sem briga. 

A turma estava animada para a primeira aula do ano.

Pedimos a cada evangelizando que escolhesse um único lápis de cor entre os que disponibilizamos. Entregamos o desenho de uma flor para colorirem. 



Explicamos que deveriam usar apenas o lápis de cor que escolheram para colorir o desenho. Quando terminaram, entregamos outro desenho exatamente igual ao primeiro, mas agora explicamos que poderiam pegar emprestado o lápis do amigo para colorir, cada um deveria emprestar o lápis que escolheu ao amigo que pedisse e também poderia pegar emprestado o lápis que estava com o amigo para colorir seu desenho. Foi muito legal porque as evangelizadoras não precisaram ajudar nessa negociação, pois quando o amigo pedia o lápis emprestado, imediatamente o outro trocava o lápis que estava usando pelo o lápis de quem pediu.




Quando terminaram, pedi que observassem o primeiro desenho, eles perceberam que o desenho ficou com uma cor uniforme. Depois pedi que observassem o segundo desenho, que ficou bem colorido. Chegamos a conclusão que o primeiro desenho ficou um tanto sem graça, e o segundo ficou bem mais alegre. Explicamos que quando nos unimos e compartilhamos o que temos com os outros, nossa vida fica mais alegre, mais colorida. Perguntamos se era mais divertido quando brincavam sozinhos ou quando tinham um amigo para brincar com eles. Aproveitamos o gancho para manter um diálogo com os evangelizandos, lembramos que na evangelização somos todos amigos, por isso devemos sempre compartilhar o que temos, para que possamos ter uma ótima convivência.

Fizemos questionamentos: “Por falar em amigo, vocês sabem me dizer o que é amizade? O que vocês entendem quando ouvem a palavra amizade?” Ouvimos as respostas e incentivamos com outras perguntas: "Quem aqui tem  amigos?", "Qual o nome do seu melhor amigo?", "O que você e seu amigo costumam fazer juntos?", "Alguém tem um amigo que demora muito tempo para encontrar?" (nessa eles lembraram de amigos do colégio, que ficam sem ver durante as férias escolares), "Como vocês se sentem quando encontram esse amigo depois de tanto tempo?"


Explicamos que todos nós precisamos do contato com outras pessoas, para compartilhar, trocar ou dividir nossos sentimentos e sonhos. Essa troca nos leva ao nosso crescimento, à nossa evolução. Uma boa amizade faz com que a gente se sinta acolhido, amado, compreendido. É muito bom ter alguém para compartilhar nossas alegrias, para ouvir nossas aventuras, para nos ajudar e nos incentivar sempre que precisarmos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!