Ambientação e Prece inicial no salão principal
1º MOMENTO: Teia
da vida.
Cada criança receberá um crachá contendo uma figura que simbolize a natureza: planta, solo, sol, água, animais...).
“O grupo forma uma roda e cada criança passa a representar um dos elementos da natureza. No centro é colocada uma criança representada pelo crachá do Sol. Com um barbante começamos a traçar a ligação entre os seres.
O Sol passa a luz ao solo, que sustenta a plantação, que
sustenta os animais. Também passa luz à água que sustenta outros animais. Tudo
isso auxilia os humanos. Assim é formada a utilidade de um ser vivo para o
outro...
No fim, os caminhos de barbante formam uma teia, e assim
exploramos que a natureza está viva e em constante trabalho de colaboração. Se
um fio daqueles se arrebentar, se alguma espécie viva desaparecer, o que
acontecerá ao meio ambiente e ao homem?” Conversar a respeito e deixar as
crianças falarem.
2º MOMENTO: Salvando a natureza
Simular um rio e colar
várias imagens de objetos simulando poluição (pneus, bota, latas, vidros etç) e
vários peixinhos mortos.
Na parede, fixar figuras das lixeiras de lixo reciclável.
Usamos esse modelo, colocamos o tipo de lixo e os evangelizandos coloriram. |
Em conjunto vamos pedir para que recolham o lixo do rio e
colocando na lixeira correspondente.
Enfatizar que quando
jogamos o lixo no lugar certo, separamos os recicláveis, podemos reutilizá-lo,
e com isso estamos preservando a natureza e salvando vidas.
No final da atividade, colar vários peixinhos felizes no
rio.
3º MOMENTO: Desenho sobre o tema da aula e pintura
das imagens utilizadas
Prece final
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!