sábado, 24 de junho de 2023

RESIGNAÇÃO – 2º Ciclo

Objetivos: Fazer com que os evangelizandos entendam o significado de resignação. Resignar-se diante das provas e expiações é ser obediente aos desígnios do Pai. 

“A obediência é o consentimento da razão; a resignação é o consentimento do coração.”


1° Momento

Página de livro de abertura – GOTAS DE ESPERANÇA (um evangelizando lê) – nome sorteado na caixinha


2° Momento: APRESENTAÇÃO DO VÍDEO BURRO DE CARGA 

https://youtu.be/0uc5iSfWJgk



O vídeo é inspirado no texto de mesmo nome, psicografado pelo Espírito Neio Lúcio. Alvorada Cristã


3º Momento: DINÂMICA PARA ADVINHAR O TEMA DA AULA

Cada evangelizando receberá um bombom embrulhado em um papel. Em cada papel estará uma letra da palavra RESIGNAÇÃO. Eles deverão colocar em ordem e ler a palavra.


4º Momento: REFLEXÃO

Perguntar se eles sabem o que é resignação? 

Em caso positivo se eles podem citar algum exemplo de atitude resignada. Explicar que a resignação é aceitarmos sem reclamar, sem se rebelar, as dificuldades ou sofrimentos que nós não podemos mudar.

As coisas que podemos mudar para o nosso bem estar nós iremos mudar, trabalharemos para mudar, mas enquanto não muda, devemos ser pacientes, resignados.

Existem certas coisas que passamos pois devemos passar, pode ser uma prova ou uma dificuldade que devemos trabalhar para aprender nesta reencarnação.

É o caso do burrinho. Aquela era uma condição imposta ao burro, ele nasceu para ser burro de carga, ele não podia simplesmente sair dali e se rebelar. Ele fazia sem reclamar, aceitava sua condição. E veio a sua recompensa, no caso do burrinho foi levar o filho do rei. O burrinho tinha qualidades que nenhum outro cavalo de “raça” tinha.

E qual é a nossa recompensa por ser resignado? É a nossa evolução, os nossos resgates perante Deus, Pai Criador.

Jesus tinha várias qualidades, várias virtudes, e uma delas era a resignação. Ele foi resignado quando aceitou reencarnar na Terra, mesmo já sendo um espírito evoluído. Foi resignado quando cumpria as ordens de Deus. Foi resignado quando foi à cruz, quando o corpo físico dele desencarnou. Ele em nenhum momento reclamou ou se mostrou revoltado 

Resignação não significa que devemos deixar que as pessoas façam com a gente o que quiser, resignação não é sinônimo de humilhação. 

Mas sim aquelas coisas da vida que não conseguimos mudar.

Um exemplo: Uma pessoa está desempregada, ela vai procurar emprego, mas enquanto ela está desempregada ela não pode ser rebelar, ela tem que confiar em Deus, ela tem que ser resignada. Uma pessoa que está doente, ela está buscando ficar curada, tomando os medicamentos, cuidando da saúde, mas enquanto ela ainda está doente ela tem que ser resignada.

É uma aceitação ativa.


5º Momento: Fixação do conteúdo

Mostrar para os evangelizandos as seguintes imagens, e pedir para que eles separem por coisas que eles gostam de fazer e coisas que eles não gostam.



Após eles terem separados as figuras em gosto e não gosto, explicar que existem coisas que mesmo não gostando não podemos mudar, exemplo: tomar vacina, estudar, ir para a escola na chuva.
 
Existem coisas que não gostamos, mas podemos mudar um pouquinho, comer só um pouquinho de legume, obedecer nossos pais e aí não vamos tomar bronca.

Quando não podemos mudar uma situação existem duas soluções: gritar e ficar rebelde; aceitar pensando em uma solução sem chorar e sem reclamar, assim estaremos sendo resignados.


6º Momento: ATIVIDADE

Os evangelizandos usarão duas folhas de papel A4, e um palito de churrasco. Na primeira folha eles irão desenhar um chão de terra da metade para baixo, pintar a folha de marrom. Do lado direito da folha em cima eles desenharão um Jesus e a palavra RESIGNAÇÃO e do lado esquerdo a palavra REBELDIA.
Com a outra folha a gente dobra ao meio e corta, e pinta de marrom também, essa parte eu colo em cima da outra folha, um pouco mais para baixo com cola só na lateral (para fazer uma espécie de bolsinha) com a outra parte que sobrou cortamos um pedaço bem pequeno e dobramos ao meio, e o evangelizando vai se desenhar, depois colamos o palito no meio desse desenho e mostraremos que quanto mais resignados mais perto de Jesus e quanto mais Rebelde mais distante.



7º Momento: ACONTECEU COMIGO...

Uma caixinha conterá o nome de todos os evangelizandos presentes no dia, e será sorteado o nome de um evangelizando. Ele contará uma situação difícil ou uma situação em que ele agiu de acordo com os ensinamentos da aula. E conversaremos sobre o acontecido, reforçando no final sempre a importância de agirmos como Jesus agiria.

Prece Final 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!