Planejamento do dia 01/04/2023
Objetivo: Conscientizar a
importância de ouvir, refletir e agir de acordo com o que nos é pedido por
aqueles que nos amam.
Recursos: Lata da alegria, contação
da história “ O aprendizado de Paula” (https://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/maternal/32obediencia.htm)
, volantes de papelão, semáforo e relógio da rotina.
1°
momento
Boas- vindas com a música:
“Olha quem está aqui (dizer o nome
da criança)
Pra alegrar o nosso dia
Vamos dar as boas-vindas
Com a lata da alegria”
A medida que cantamos o nome das
crianças, pegamos uma ficha da lata para que possamos cumprimentar. Nas fichas
conterão “jogar beijos”, “abraço”, “coração” e “palmas”.
2
° momento
Música para prece / Prece / Chamadinha
Música de introdução das aulas
3°
momento
História de Paula
O dia amanheceu lindo, e Paula levantou bem cedinho para ir à
escola, ela adora estudar, Paula vestiu seu vestido preferido e foi tomar café,
chegando na cozinha, sua mãe viu que a menina iria passar frio e disse:
- Paula esse seu vestido é lindo, agora tem sol lá fora, mas a
tempo vai mudar, a mãe já viu a previsão e vai chover e esfriar, pode ir com o
vestidinho, mas leve o casaco.
- Ai mãe! Eu não! Estou bem assim, não quero ficar carregando
casaco... O dia está lindo.
- Minha filha, vai esfriar e você vai passar frio, e pode ficar
gripada... Se isso acontecer, você não vai no aniversário da Maria!
Paula acabou desobedecendo sua mãe e foi sem o casaco.
E o tempo mudou mesmo, assistindo a aula a menina começou a
tremer de frio, no recreio nem conseguiu brincar com os coleguinhas, pois já
estava se sentindo fraca, parecia que uma gripe se aproximava.
Quando chegou em casa espirrando, a mãe viu que Paula não havia
levado o casaco. Preparou um chá e disse para a menina deitar... Paula ficou
dois dias de cama, e perdeu o aniversario tão esperado da sua melhor amiga
Maria.
Paula ficou muito chateada, pois havia esperado aquele
aniversário durante meses.
Passados alguns dias, Paula pode voltar à a escola, estava feliz
por estar se sentindo bem novamente, a aula foi muito legal as crianças
aprenderam sobre boas maneiras, e fizeram uma linda pintura.
Quando chegou da escola para almoçar, Paula viu que sua mãe
havia feito brigadeiros... Ela adora brigadeiros, vendo aquela enorme bandeja
de doces no armário, Paula falou:
- Mamãe, posso comer, posso comer?
- São para depois do almoço filha, e você sabe que não pode
comer muito doce porque faz mal. E hoje a tarde vamos passear no zoológico.
Paula ficou muito feliz porque iria no zoológico, ela adorava os
animais, principalmente a girafa com aquele pescoção! Mas Paula insistiu com a
mãe para comer o brigadeiro.
- Ah mãe! Deixa...
- Só um! – disse a mãe
- A menina comeu um, mas vendo que sua mãe saiu da cozinha para
atender a vizinha, acabou comendo mais um, e mais um, e mais um... e....
muitos!
Logo ela começou a sentir uma dor no estômago e foi se deitar.
Quando a mãe retornou, viu que Paula tinha novamente
desobedecido suas ordens, e foi falar com a menina. Chegando no quarto viu que
Paula estava se sentindo mal. E disse:
- Filha o que a mãe disse? Novamente você me desobedeceu.
- Sim mãe, me desculpe, eu estou me sentindo mal, nunca mais vou
te desobedecer, sempre que faço isso eu fico mal, sinto dor e acabo perdendo
algo muito bom e divertido, acredito que não vou poder ir no zoológico assim -
falou Paula muito triste.
- É Paulinha, creio que não vamos ao zoológico, mas você
aprendeu a lição... Eu falo para o seu bem, porque amo você e sei o que é
melhor para você.
Assim, Paulinha não foi no zoológico, mas aprendeu a lição: ela
viu que sua mãe tinha razão e que a amava muito, por isso não iria mais
desobedecê-la.
4°
momento
Roda de conversa sobre a história,
levantando os seguintes questionamentos:
A mamãe da Paula queria que ela
levasse o casaco porque achava seu vestido feio?
Porque ela queria que levasse o
casaco?
Queremos ensinar e proteger a quem
amamos.
Contar que já fiz desobediência, mas
que aprendi.
Mais alguém tem uma história para
contar?
5°
momento
Passeio
de carro para combinarmos as regras de convivência (sentados nas cadeiras, distribuir volantes)
Mostrar
o semáforo (colado na parede).
Ir
colando as ações positivas ao lado do sinal verde, ressaltar que podemos
continuar dirigindo.
As ações que não são legais, devemos ter
atenção, no sinal amarelo, pensar em Papai do céu, conversar com Jesus (colar
figura de crianças em prece e Jesus).
No sinal vermelho, colar as más atitudes, pois
devemos parar, não devemos agir assim.
6°
momento:
Momento musical. Vamos brincar de obedecer aos comandos das
músicas.
“Estátua diferente” – Tio Ricardo
“Vem brincar comigo” - Clésio Tapety
7°
momento
Apresentar
o relógio da rotina, relembrar os momentos da aulinha ressaltando que tudo tem
sua hora, e que demos seguir os combinados, obedecendo aos pedidos das tias.
8°
momento
Música para prece
Prece final
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!