sexta-feira, 14 de abril de 2023

INTELIGÊNCIA E INSTINTO - 3º Ciclo

 


Planejamento do dia 08/04/23

Objetivo: compreender a diferença entre inteligência e instinto. 10 min

Primeiro momento: 
DINÂMICA - INSTINTO E INTELIGÊNCIA

Escrever em tiras de papel várias ações: escrever, mastigar, respirar, lavar as mãos, conversar, andar, afastar a mão de algo quente, estremecer de frio, fechar os olhos quando a luz acende de repente, etc...

Prender numa cartolina onde se possa separar de um lado Instinto e de outro Inteligência. Cada um vai colar a sua ação do lado que acha que é, sem confirmação.

Depois que todos colocam, analisamos juntos se cada ação é movida pelo instinto ou pela inteligência.

Se foi preciso pensar para fazer a ação, é inteligência. Se não precisa pensar, é instinto.

 

Segundo momento: contar a história O João de Barro. 5 min

 

O rei do pomar era o João-de-Barro. Na paineira grande, bem lá no fundo, moravam dois, num ninho feito de argila, em forma de forno de assar pão. Era o casal mais amigo possível. Não se largavam nunca. Onde estava um, também estava por perto o outro. E se por acaso um se afastava um pouco mais, volta e meia soltava uns gritos como quem pergunta - Onde você está? - e o outro responde - Estou aqui. E de vez em quando cantavam junto aquele terrível dueto que mais parece uma série de marteladas estridentes e alegre.
         - Que coisa interessante, vovó! - disse Pedrinho um dia.
         - Repare que eles gritam juntos. Um faz uma parte e o outro faz o acompanhamento, como no piano...
         E era assim mesmo. São tão amigos que até para cantar cantam a duas mãos, como dizia a boneca.

Certo ano o casal resolveu construir um ninho novo em outro galho da paineira, e durante quinze dias o divertimento dos meninos foi acompanhar de longe aquele trabalho. Os dois passarinhos traziam da beira do ribeirão uma pelota de barro no bico e ficavam ali a colocar aquela massa no lugar próprio, e a bicá-la cem vezes para que ficasse bem ligadinha. Enquanto um se ocupava naquilo, o outro voava em busca de mais barro. Nunca estavam os dois no mesmo serviço, revezavam-se. À tardinha interrompiam o trabalho, cantavam o dueto com toda a força e depois se acomodavam no ninho velho. Tia Nastácia vivia dizendo que nos domingos eles não trabalhavam, mas infelizmente os meninos não puderam tirar a prova duma coisa tão linda.

         (MONTEIRO LOBATO. Como um joão-de-barro anima as conversas no sítio. In: O Sítio do Pica-pau Amarelo. 4ª. Edição) 

Terceiro momento: rodada de conversa. 40 min
O que João-de-barro usou para fazer a sua casa? A inteligência ou o instinto? Pode ter usado os dois? Abrir o diálogo fraterno e deixar as crianças falarem.
Somente os homens tem inteligência? Como é a inteligência nos animais? O homem tem instinto? E os animais?

Esclarecer as dúvidas, sempre amparado nas perguntas e respostas de O LE
         Podemos distinguir-se assim:
         1º - os seres inanimados - formados apenas de matéria, sem vitalidade nem inteligência: são os corpos brutos; não possuem nem inteligência e nem instintos. Ex.: pedra.
         2º - os seres animados - que não pensam, formados de matéria e dotados de vitalidade, mas desprovidos de inteligência; possuem vida adquirida do fluido universal, mas não possuem inteligência. Ex.: flor.
         3º - os seres animados pensantes, formados de matéria, dotados de vitalidade e tendo a mais um princípio inteligente que lhes dá a faculdade de pensar; possuem vida, inteligência e instinto ao mesmo tempo. Ex.: seres humanos e animais.

O que aconteceu com o João-de-barro? Ele usou o instinto e a inteligência, só que a inteligência do João de barro é ainda primitiva, pouco evoluída.
Aliás, é frequente o instinto e a inteligência se revelarem simultaneamente no mesmo ato.
(A Gênese cap. 3, item 13).

Quarto momento: cada evangelizando ganhará uma plaquinha com a palavra inteligência e outra instinto.
O evangelizador fará as seguintes afirmativas e os evangelizandos levantarão a plaquinha correspondente. 10 min

         - O patinho logo que rompe a casca do ovo que o mantinha encerrado, se vê próximo um lago, corre alegremente para ele e lança-se na água, nadando imediatamente com perfeição.
         - O bebê logo que nasce suga o seio da mamãe. O que ele usa?
         - Quanto é 6+8? O que você usou para responder este cálculo?
         - Quem tem mais letras no nome, você ou sua mãe? O que você usou para saber a resposta?
         - O pássaro para fazer o ninho, o que usa?
         - Quando eu pergunto para você; qual o dia que você nasceu? O que você usa para responder?

  Dinâmica da batata quente - bola
Identifiquem se é um ato instintivo ou inteligente. Aqueles que acertarem mais, serão os vencedores.

Frases


A planta se volta para luz. (Instinto)
A árvore dirige suas raízes para a água. (Instinto)
Uma garota mantem o equilíbrio do corpo enquanto está montada no cavalo. (Instinto)
Um animal toma precauções para caçar sua presa. (Inteligência)
Um homem com medo foge de um leão. (Instinto)
Um rapaz fica em silêncio diante uma ofensa. (Inteligência)
Uma cobra dá um bote no homem quando se sente ameaçada. (Instinto)
Um cão enterra seu osso. (Instinto)
Bocejar quando está com sono. (Instinto)
Mastigar o alimento. (Instinto)
Um gato fica em pé e puxa a maçaneta para abrir a porta e entrar em casa. (Inteligência).
As aves constroem seus ninhos nas árvores. (Instinto)

(Baseada no livro  "A Gênese".  Cap. 3. Item 11 e12. Allan Kardec)

Sexto momento: música Essencial e prece de encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!