quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Lei de Liberdade - Jadim

RELEMBRANDO AS AULAS PASSADAS

Como ficamos todo o mês de setembro falando de paz, iniciamos a aula desse sábado (12/10/2019) lembrando que estamos estudando as Leis Morais e explicando que paramos porque em setembro escolhemos falar de paz. 

Para relembrar as tudo que já estudamos, fizemos algumas perguntas, mesmo ajudando para que se lembrassem nossos evangelizandos tiveram dificuldades para responder. 

As perguntas foram feitas para o grupo, pois por conta do feriado, poucos evangelizandos compareceram.

1) Qual é a Lei que rege o Universo? É a Lei de Deus

2) A Lei de Deus também é conhecida como? Lei Divina, Lei Natural e Leis Morais

3) Por que Deus criou as Leis Morais? Para nos ajudar a progredir.

4) Quantas são as Leis Divinas? São 10

5) Onde estão gravadas as Leis de Deus? Elas estão gravadas na nossa consciência

6) Qual a Lei que nos ensina a louvar a Deus? Lei de Adoração – lembrar que na aula que falamos sobre a Lei de Adoração, a tia Ângela trouxe um guarda-chuva para mostrar que quando oramos e não nos concentramos, quando não fazemos a nossa oração do fundo do coração, as boas energias não chegam até nós.

7) Qual Lei que nos ensina que todos devemos colaborar com as tarefas da casa? Lei do Trabalho – lembrar que nessa aula aprendemos que quando amamos nossa família, ajudamos com as pequenas tarefas do dia a dia.

8) Qual Lei fala da continuidade da vida no planeta Terra? Lei da Reprodução – nessa aula tia Carol falou que todos os seres vivos se reproduzem e montamos um cartaz com figuras de flores, árvores, famílias de animais e pessoas. 

9) Qual a Lei que nos ensina a cuidar do corpo, do espírito, do planeta e do próximo? Lei de Conservação – Nessa aula a tia Ângela trouxe figuras para montar um cartaz “Cuidado x Não cuidado”.

10) Qual Lei nos fala que tudo tem começo e também tem fim? Lei de Destruição – nessa aula nós montamos uma maquete da destruição necessária e da abusiva.

11) Qual Lei nos ensina que precisamos conviver com as outras pessoas para melhorar? Lei de Sociedade – nessa aula a tia Carol fez uma atividade com uma figura de formiga, nos mostrando que precisamos pensar antes agir, nos colocando sempre no lugar do outro. Que devemos fazer ao outro o que gostamos que façam conosco. 

12) Qual a Lei que nos ensina que precisamos nos esforçar para evoluir? Lei de Progresso – nessa aula, fizemos uma trilha com as boas atitudes, pois quando praticarmos somente o bem, é que vamos evoluir, assim como o nosso planeta.

13) Qual a Lei que nos ensina que para Deus somos todos iguais? Lei de Igualdade – nessa aula a tia Ângela contou a história da lagartinha verde, que virou borboleta, ensinando que as diferenças físicas são importantes para a nossa evolução, que precisamos respeitar os outros, pois somos todos iguais para Deus. E vocês fizeram uma borboleta, lembram?


LEI DE LIBERDADE

Explicamos que íamos falar sobre mais uma lei, uma lei que nos fala que Deus nos criou iguais, mas nos deu a liberdade de fazemos escolhas, de seguirmos caminhos diferentes. Deus nos criou iguais, mas nos deu o direito de escolher, e como consequência das nossas escolhas, colher aquilo que plantamos na mesma existência ou em várias outras. 

Isso é a Lei de Liberdade, determinando que todos nós somos livres para escolher o que queremos fazer, mas será que podemos fazer tudo o que queremos? Dialogar com as crianças com perguntas: 

Todo mundo aqui almoçou? 
Vocês puderam escolher o que comeriam? Na hora do almoço podemos escolher algumas coisas como se queremos comer arroz ou macarrão, cenoura ou abóbora, carne ou frango, mas não podemos escolher comer chocolate ou biscoito recheado no lugar da comida, ou podemos? 

Enquanto somos pequenos (crianças), nossos pais e responsáveis fazem algumas escolhas por nós (ir para escola, frequentar a evangelização, tomar vacina, a hora de dormir) e outras eles nos dão opções para escolher (a roupa que vamos usar, o sabor do sorvete, suco ou refrigerante), assim vamos exercitando nossa liberdade e aprendendo o que é certo e errado, para quando crescermos, termos condições de decidir o que fazer.

E ao longo da nossa vida, vamos aprendendo. Será que podemos morder ou puxar o cabelo de um coleguinha só porque ele fez algo que não gostamos? É claro que não, sabem porquê? Porque a nossa liberdade tem um limite, ela termina quando começa a afetar os outros. 


OUVINDO UMA HISTÓRIA – Contar a história “O Balão do Bruno

ENTENDENDO A HISTÓRIA: Perguntas

Bruno era obediente? 
Ele usou sua liberdade para fazer o que ele queria ou aceitou a ordem do pai?
Qual foi a consequência de Bruno ter usado sua liberdade e desobedecido seu pai? 
Se Bruno tivesse sido obediente, será que a casa do cachorro teria pegado fogo?
Vocês acham que Bruno aprendeu que sempre que temos uma atitude ruim ou boa nós colhemos o resultado do que fazemos?

Como vimos, o pai do Bruno o aconselhou a não soltar o balão, mas ele decidiu soltar assim mesmo. Em nossas vidas isso também acontece, algumas vezes podemos contar com os conselhos e com a ajuda a um amigo, um parente, mas a decisão do que vamos fazer é sempre nossa, nós é que somos responsáveis por tudo que fazemos. Por isso, quando alguém fala pra gente não correr, mas a gente não atende, cai e se machuca, estamos sofrendo as consequências das nossas escolhas. Todas as nossas escolhas geram consequências, quando as escolhas são boas, as consequências também são, e quando são ruins, as consequências são ruins também.


EXERCITANDO A LIBERDADE

Permitir que os evangelizandos escolham o que irão fazer, perguntar qual das três atividades eles querem realizar, cada um pode escolher a sua.

Atividade 1 - Colorir e/ou fazer colagem – papel colorido picado, desenho de um balão, lápis de cor. Eles poderão colar pedaços de papel colorido no desenho, ou colorir ou fazer as duas coisas. 




Atividade 2 – Ligar os pontos para descobrir o que Bruno fez (soltou um balão) e colorir se desejarem.




Atividade 3 – Correlacione a ação à sua consequência.











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