quarta-feira, 3 de abril de 2019

Vivência - Corpo, Perispírito e Espírito - 2º Ciclo


Desenvolvimento: Resgate com vivência do planejamento anterior (Os evangelizandos terão a liberdade de criar e externar seus sentimentos) (As atividades deverão, sempre, serem coordenadas pelos evangelizadores e avaliadas posteriormente).

Objetivo: Mostrar que o homem encarnado é composto por três elementos: corpo, perispírito e Espírito. Fazer com que o evangelizando compreenda que a reencarnação é o meio que o espírito dispõe para voltar ao corpo físico e aperfeiçoar-se.

1- Dinâmica - Corpo físico, Espírito e Períspirito

Material: Frasco com perfume

Descrição: Durante a leitura da história, o evangelizador deverá pedir para que os alunos encham os pulmões (inspire e expire o ar), depois perguntar a cada um o que viu durante o caminho, até chegar ao centro espírita. E por fim deixar que cada um cheire o perfume.   
História:
Qual a primeira coisa que fazemos quando acordamos?
Abrimos os olhos,
espreguiçamos,
bocejamos,
lavamos o rosto, escovamos os dentes,
tomamos café da manhã...
Tudo isso fazemos porque estamos vivos e somos sadios.
Vamos provar que estamos vivos?
Todo mundo respirando.
Enchendo os pulmões.
Inspira...
Expira...
Inspira...Expira...
 Estamos vivos?
Pra ter certeza vamos colocar as mãos no peito, no rumo do coração.
O que sentem?
Tum, Tum,tum...
Parece que sim não é?
Isso tudo nos prova que estamos vivos no nosso planeta terra.
Mas tem uma coisinha mais que nos faz ter certeza que estamos vivos, existindo nesse planeta: Nosso pensamento!
Se eu pergunto a vocês o que viram durante o caminho de casa até aqui o que vocês me dizem?
O que fizeram pra lembrar de tudo?
Pensaram!
Isso mostra que vocês estavam bem vivinhos pois além de respirar, bater o coração, pensam!
Mostrar a eles um vidro de perfume suave - de preferência infantil. O que tenho aqui?
Um perfume
Sintam seu cheirinho (deixar cada criança cheirar).
Nós somos como esse vidro de perfume.
O cheirinho, é o nosso Espírito. É quem realmente somos. Capazes de pensar, de raciocinar sobre o certo e o errado.
Esse líquido que carrega o cheirinho para que ele possa ficar guardado no vidro, é o nosso perispírito. Ele que envolve o nosso Espírito.
E esse vidro, é o nosso corpo. Ele quem guarda o nosso Espírito e nos mantém firmes aqui na terra.
Devemos cuidar bem do nosso corpo, pois ele é importante para  nosso Espírito. Do mesmo jeito precisamos cuidar dos nossos pensamentos porque também podem prejudicar nossa saúde.
Comentário: ''O corpo (físico) é o invólucro material que reveste o Espírito temporariamente, para preenchimento da sua missão na Terra e execução do trabalho necessário ao seu adiantamento'' (O céu e o inferno. 1ª Parte. Cap. 3. Item. 5. Allan Kardec).
(Baseada na história retirada do blog: http://evangelizaresaberamar.blogspot.com.br/2013/04/corpo-perispirito-e-espirito.html e no Livro ''O céu e o Inferno'' - 1ª Parte - Cap. 3 - Item. 5/Allan Kardec)

2- Devemos cuidar bem do nosso corpo, pois ele é importante para  nosso espírito. Do mesmo jeito precisamos cuidar dos nossos pensamentos porque também podem prejudicar nossa saúde. Permitir que eles encham seu saquinho.

Mostrar um saquinho. Permitir que eles encham seu saquinho.
Encher ele com corações escritos, amor, bondade, paz, carinho, solidariedade, gentileza, respeito, saúde, higiene, ouvir o outro, cuidar do ambiente, fé, coragem, caridade, tratar bem aos animais, evitar o desmatamento… Ele vai ficar cheio, porém, leve.

Em outro saquinho, do mesmo tamanho, colocar algumas pedras escritas ódio, tristeza, mágoa, depressão, inveja, palavrão, raiva, preguiça, mentira, grito, deboche, cólera, roubo, morte, maus tratos, egoísmo, desrespeito, ... O saquinho não ficou cheio, mas ficou pesado…

Assim somos nós. Quando enchemos nossa alma de bons sentimentos, ficamos completos, porém leves, em paz.
Se guardarmos dentro de nós sentimentos ruins, ficamos pesados, oprimidos. Estamos fazendo mal a nós mesmos.
Por isso, crianças, vamos cuidar bem dos nossos pensamentos, dos nossos sentimentos, da nossa saúde. Assim, estaremos fazendo o bem aos outros e a nós mesmos.




(Ampliar a uva partida ao meio e recortar do tamanho da imagem do abacate)



3- Levar um cacho de uva para a aula, já lavado. Dar uma ou mais para cada um comer e pedir que não engulam o caroço. Pegar uma uva e abrir, mostrando a eles o mesmo da explicação dessa imagem (cole uma imagem de uva no lugar do abacate). Normalmente as crianças não gostam de abacate, por isso escolhi trabalhar com uva. O ABACATE.

A uva: A casca é o corpo físico, a polpa é o corpo fluídico e a semente é o espírito. A semente é o espírito porque quando ela deixa aquele abacate, pode voltar pra terra e nascer um outro abacate a partir dela.
Seria interessante se eles desenhassem uma uva inteira, ela dividida no meio, e prendessem os caroços com fita durex e fizessem setas mostrando corpo, perispírito e espírito.


4- Música Sou Espírito - Alzira França Amui e Moacyr Camargo
Evangelização de Espíritos Sacramento.
(Obs.: Não encontrei a letra da música na internet, portanto pode conter erros pois fui ouvindo e copiando)

Sou espírito, ser absoluto e inteligente
Tenho vida, sou ouvida
Tenho vontade e pensamento
Sou espírito, livre, encarnado
Sou espírito procurando dia à dia melhorar
Quero um corpo para trabalhar
Instrumento do meu querer
Programo minha vida para crescer e trabalhar
Sou espírito que ganha oportunidade
Entre tantas a mais bela
Viver, viver e crescer
Quero ter em minha vida trabalho com amor e amparo
Tenho uma programação a vencer
Ajude-me, irmão!
Preciso evangelizar
Sou espírito, desejo luz
Quero me transformar
Quero me renovar
Meu corpo, doente
Ao meu querer ardente
Que o Pai me concedeu
Com oportunidade de renovar
Vivo, aprendo, amo e sigo
De que adianta a vida, sem o Evangelho no coração?
Quero lhe pedir
Luz-explicação
Quero caminhar pelos caminhos da renovação
Ilusões que passam
Elas me arrastaram aos erros do meu coração
Quero luz, mãos a me amparar
Quero explicações
Explique-me sempre
Oportunidade é valor
Para minha modificação
Sou espírito, espírito evangelizado
Agora desejo ser
Sou espírito, ser absoluto e inteligente
Tenho vida, sou ouvida
Tenho vontade e pensamento
Sou espírito, ser absoluto e inteligente

Colocar a letra fixada no mural para que acompanhem: 1º acompanhando a leitura da evangelizadora, 2º só ouvindo, 3º  cantando. Logo após pedir que desenhem a música , o que sentiram, como se sentiram sabendo que são corpo físico, perispírito e espírito imortal em constante evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!