quarta-feira, 4 de abril de 2018

ENEFE 2018 - Mapa do Tesouro - Pequeníssimos

Decorar o chão de uma sala com um grande mapa do tesouro desenhado no chão, usando desenhos e tiras de papel preto para imitar o tracejado do mapa.

A porta da sala estava identificada com a figura abaixo: 




Os evangelizandos caminharam e a cada desenho, havia uma questão para responderem, a pergunta era feita para um determinado evangelizando, mas eles puderam conversar entre si. O evangelizador também pode ajudar quando foi necessário. 




1. O que é família?
          a. Pai, mãe e filhos.
          b. Duas ou mais pessoas que se unem para se ajudar e evoluírem juntas.


2. Qual a diferença entre casa e lar?
          a. Não há nenhuma diferença.
          b. Casa é uma construção. Uma família em uma casa forma um LAR, que é o lugar onde desenvolvemos e fortalecemos os laços de afeto com todas as pessoas daquela família que habita aquela casa.


3. Por que o Lar é a primeira escola?
          a. Porque é no lar que, ao reencarnarmos, recebemos da nossa família nossos primeiros ensinamentos: andar, falar, respeitar, amar, etc.
          b. Porque antigamente não existia escola e as pessoas estudavam em casa.


 4. Verdadeiro ou falso? “Todas as famílias são iguais.” Justifique a sua resposta.


5. Qual dessas imagem não representa uma família? (Reforçar que família é igual a duas ou mais pessoas que se unem para se ajudar e evoluírem juntas.)



 6. Por que é importante realizar o Culto do Evangelho no Lar? 
R: Porque quando realizamos o Culto do Evangelho no Lar, o nosso lar fica envolvido em boas vibrações e emana muita luz, envolvendo nossa família e todas as famílias que moram perto de nós.

7. Quais dessas atitudes contribuem para um ambiente de paz no lar? (Colocamos todas em um envelope colado e pedimos que retirassem as figuras do envelope uma a uma, justificando porque a atitude retratada contribuia ou não para a paz no lar)


8. O que está errado nessa imagem?

Deveriam estar fazendo uma refeição juntos mas cada um está fazendo uma coisa diferente, ou seja, estão no mesmo ambiente, mas não estão realmente “em família”.

9. Quatro imagens, uma palavra: Pedimos que observassem as imagens e descobrissem o que elas possuiam em comum, falta alguma coisa nessas famílias, algo que não estão fazendo no momento. O que falta é? Conversar – Dialogar - Diálogo







O “X” do mapa era um baú  com um pergaminho escrito “Qual é o maior tesouro que você e sua família possuem?” Pergunta que foi respondida na atividade "Meu Maior Tesouro"




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!