quinta-feira, 12 de abril de 2018

ENEFE 2018 - História "Os Pêssegos"


         Carlos, Pedro e Marcel estava jogando bola, quando chegou o pai, com um pacotinho na mão.
            – Adivinhem! – gritou ele mostrando o pequeno embrulho
            Carlos, Pedro e Marcel correram em direção ao pai
            – Adivinhem! – repetiu o pai. – São da chácara da vovó...
            – Já sei! São ameixas! – Exclamou Carlos
            – Maçãs! - gritou Pedro.
            – Peras! - disse Marcel, indeciso.
            – Hum! … - comentou o pai, sorrindo. - Vocês são ruins no jogo do “advinha”.
            E abrindo o pacote, mostrou.



            – Pêssegos! … _ gritaram os meninos.
             – A fruta mais gostosa do mundo! … - exclamou Marcel, com os olhos cheios de gula. _ E que lindos! …
             Eram mesmo uma beleza! … Enormes… Cinco ao todo.
            Marcel não podia se conter e logo fez um cálculo:
            – Um é para mamãe, outro para o papai, outro para o Pedro, outro para o Carlos e o maior para mim…
            – Esganado! … - exclamaram os irmãos.
            Mas o pai explicou:
            – Não há maior nem menor… O que há mesmo é uma recomendação: vocês só vão comer os pêssegos logo mais, à tarde, depois do lanche… Certo?
            Os meninos ficaram desapontados… Resmungaram, carrancudos… mas não adiantou nada: papai falava, papai mandava…
            O dia passou e, à noite, quando todos estavam reunidos, o pai perguntou:
            – Então, comeram os pêssegos?
            – Eu comi, - disse Carlos – e que bom que eram! Guardei o caroço e hei de plantá-lo para nascer uma árvore.
            – Muito bem, muito bem. _ respondeu o pai. _ É bom pensar no futuro... E você, Pedro?
            – Ah! Eu comi todinho... abri o caroço e dei à Marcel o que estava dentro.
            – Muito bem, muito bem. É bom pensar nos irmãos.
            E, virando-se para Marcel, perguntou:
            – E você, filho, comeu o pêssego?
            – Eu… eu não comi não. Eu lembrei do Jorge, o filho da vizinha… Sabe? Ele está muito doente, e o doutor disse que ele precisa de frutas. Então levei o pêssego para ele.
            – Muito bem, muito bem. É bom pensar nos doentes.
            Depois, o pai continuou:
            – Interessante! Cada um de vocês teve uma ideia diferente… Qual foi a melhor de todas?
            Houve um pequeno silêncio. Pequeno, muito pequeno mesmo, porque Pedro logo falou:
            – Eu acho que…, acho que foi o Marcel…  
            – Eu também acho - concordou Carlos.
            E, batendo carinhosamente na cabeça do irmão, acrescentou:
            – Você é o maior, hein, mano?

(Coleção Conte Mais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!