segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Entendendo o que é Reforma Íntima

Perguntamos aos evangelizandos se eles sabiam o que significa “reforma”, ouvimos o que eles tinham para falar e reforçamos que a reforma é uma mudança, uma transformação para melhorar algo.

Continuamos estimulando com perguntas: Quando é que uma casa precisa de reforma? Quando ela está com as paredes sujas, descascas ou desbotada; quando o chão, as paredes, o teto estão rachados ou com manchas; quando as telhas estão quebradas, etc. 

Lembramos que nossa casa (Centro Espírita Miguel) passou por uma reforma, perguntamos se alguém lembrava como eram as salas da evangelização antes da reforma. Como essa reforma aconteceu no final de 2015, eles não lembravam, então mostramos fotos para ajudar:



O chão era de cimento, pintado de cinza bem escuro e vivia soltando pedaços.



As paredes eram azuis e em alguns lugares estava descascando. 


   
Pedimos que comparassem as fotos da sala antes da reforma com a sala atualmente. Nossa sala hoje está melhor hoje do que era antes da reforma?







Continuamos falando sobre reforma, aproveitando para explicar autoconhecimento. 

Questionamos se seria possível reformar um lugar sem conhecê-lo. Por exemplo, quem reformou nossa sala poderia ter feito essas mudanças sem conhecer a sala? 

Agora que já entendemos o que é reforma, vamos falar sobre a nossa reforma, como é que nós podemos nos reformar? Será que podemos nos reformar sem nos conhecer, sem saber o que precisamos mudar para melhorar?


Ouvimos e explicamos que podemos nos reformar de duas formas: uma reforma exterior - podemos mudar a cor do nosso cabelo, o corte, o penteado, usar maquiagem, usar roupas diferentes das que costumamos usar, emagrecer ou engordar. 

E podemos reformar o nosso interior, ou seja, fazer uma “Reforma Íntima”, como será que podemos fazer essa reforma? 

Ouvimos e completamos: mudar nosso pensamento (deixar de pensar que tudo vai dar errado sempre, não pensar em coisas ruins), mudar nossas ações (fazer sempre o bem, praticar o amor e a caridade), mudar nossos sentimentos (trocar sentimentos ruins por bons sentimentos, a raiva pelo amor, a tristeza pela alegria, a mágoa pelo perdão, etc.). 

Mas para fazer essas mudanças, nós precisamos saber o que nós queremos mudar, o que nós precisamos mudar. Cada um de nós é de um jeito e por isso, cada um precisa mudar coisas diferentes para se tornar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!