terça-feira, 24 de outubro de 2017

A Importância do Lar em Nossas Vidas

Começamos a aula desse sábado (21/10/17) mostrando o desenho de uma casa.


Desenho usado na aula


Desenho para imprimir


Perguntamos se os evangelizandos sabiam que figura era aquela, todos responderam que era uma casa. Perguntamos "O que é uma casa?", resposta da turma: um lugar para morar. Correto, mas complementando, casa é uma construção, que pode ser de madeira, palha, pedras ou tijolos e cimento. Nós chamamos de casa, mas nossa "casa" pode ser uma casa mesmo ou um apartamento em um edifício, e é essa construção nos abriga da chuva, do Sol, do frio, do calor.

Mostramos o desenho de uma família tradicional.


Desenho usado na aula
Desenho para imprimir
Perguntamos se os evangelizandos sabiam que figura era aquela, e mais uma vez responderam corretamente "uma família". Perguntamos se as famílias são todas iguais, e a resposta foi não. Pedimos que nos dessem exemplos de famílias e eles deram alguns exemplos de famílias atuais e nós complementamos, mostrando assim que existem vários modelos de família, explicamos que a família é um grupo de Espíritos que se reúne para juntos aprender, ensinar, amar, perdoar, se ajudar, reforçando que não existe um modelo de família perfeito e que na verdade, cada um de nós tem a família mais perfeita para nos auxiliar em nosso progresso moral. 

Perguntamos se os evangelizandos sabiam o que é LAR, respostas: é a nossa casa, é o lugar onde moramos, é o lugar onde moramos com a nossa família. 
Explicamos que é no LAR que devemos desenvolver e fortalecer os laços de afeto com todas as pessoas da família que habitam a mesma casa. É no lar que devemos aprender os valores que farão a diferença em nossa vida, por que no lar podemos exercitar o respeito às diferenças, a paciência, o perdão, o amor, a humildade. Nosso lar deve ser um lugar feliz, cheio de paz e harmonia, devemos sentir muita alegria sempre que chegarmos nele.

Como acontece com tantas outras coisas, nós não damos a devida importância ao nosso lar. Perguntamos "Quem aqui já pensou como seria se não tivesse um lar para voltar quando termina a aula na escola, ou quando acaba nossa aula de evangelização?" Eles nunca haviam pensado nisso, falamos então que deve ser muito triste não ter um lar e todos concordaram. Uma das nossas evangelizandas, a Clara, falou: "Existem casas abandonadas, as pessoas que moram na rua podem se abrigar do frio e da chuva, mas não é o lar delas, por isso elas são tristes". Uma fofa! 

Fixamos os desenhos da casa e da família em um papel pardo, perguntamos aos evangelizandos o que aprendemos no lar que o torna tão importante em nossas vidas, ouvimos o que eles falaram, reforçamos as respostas positivas, esclarecemos quando as colocações não foram adequadas e escrevemos no cartaz em volta das figuras.






Concluímos que não importa o tamanho da nossa casa, nem de que material ela é feita, o mais importante é que seja um lar onde haja amor, afeto e amizade. Pode não ter móveis novos e bonitos, mas não deve faltar nunca o abraço carinhoso, o sorriso encorajador, o colo acolhedor. Devemos dar valor ao nosso lar e a todos que convivem conosco. E que mão podemos nos esquecer de que o Lar é a escola onde recebemos as oportunidades de desenvolver nossos sentimentos e o nosso caráter (como seremos e como agiremos). 

A atividade proposta foi o desenho da casa e da família finalizando com sentimentos que devem estar presentes em casa lar. Basta clicar em "Meu Lar", para ver maiores detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!