segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Lei de Liberdade - Responsabilidade

A aula desse sábado (02/09/17), foi da Cíntia Machado, que iniciou explicando que podemos escolher quase tudo em nossas vidas: escolher nossas ações, escolher nossos amigos, escolher a escola que iremos estudar, escolher o esporte que queremos praticar, escolher nossa roupa. Todos temos esse direito a escolha, só que cada escolha feita por nós terá uma reação, um efeito, tanto pode ser boa como ruim. E que esse seria o tema da aula.

Cada evangelizando recebeu um PAPEL dizendo o que tinha que fazer com o evangelizando que estava sentado do seu lado direito, depois escreveu o seu nome atrás. Ela reforçou que toda ação deveria ser feita com carinho, sem machucar o amiguinho, pois era apenas uma brincadeira. 




Depois ela colocou os papéis em uma caixa e esperou até término da aula.

Logo em seguida disponibilizou uma bola e um evangelizando pro vez jogou a bola contra a parede. 





Perguntou sobre o que aconteceu: observaram que quem jogou a bola forte, a bola voltou forte, quem jogou a bola fraco, ela voltou bem fraco, quem jogou a bola torto, a bola volta mais torto ainda, quem jogou a bola reto, a bola volta na mesma direção.

Ela explicou: “Ao jogar uma bola contra a parede, ela imediatamente voltará em minha direção. Da mesma forma, para cada ação que eu desempenho, haverá uma reação. Ao dar felicidade, recebo felicidade. Ao dar tristeza, recebo tristeza. Esta é a Lei da Ação e Reação. Quando sou consciente dela, me torno responsável pelo que digo e faço. Quando entendo essa lei espiritual, me torno criador do meu destino. Eu escolho o destino que eu quero para mim. E inspiro outros a também escolherem seus destinos através do meu exemplo e das minhas ações.” (informação tirada de Brahma Kumaris, Correspondence Course in Raj-Yoga, New Delhi)

Seu eu jogar para cima pétalas de rosas, o que irá acontecer? Cairão pétalas de rosas. E se eu jogar pedras? Cairão pedras na minha cabeça.

Cada atitude tem uma consequência, pediu aos evangelizandos que dissessem a consequência de cada uma das ações abiaxo:

  • Comer demais (passar mal, dor de barriga);
  • Estudar bastante para uma prova (irá bem na prova);
  • Não tomar banho (terá cheiro desagradável, poderá adquirir alguma doença);
  • Tomar muito sol (ficará queimado e ardendo);
  • Dormir tarde e acordar cedo (passará o dia sonolento);
  • Jogar videogame demais (mil e umas consequências);

Questionou: Deus é bondoso e justo? Por quê? Deus governa o Universo com base na Lei de Causa e Efeito. Tudo o que acontece tem uma causa e uma consequência. Cada pessoa é responsável por suas atitudes e colhe as consequências do que fizer. Tudo o que fizermos de bom ou ruim volta para nós.

As leis dos seres humanos, às vezes, não são cumpridas. Mas as leis de Deus sempre são cumpridas. Elas não mudam e são perfeitas.
Ex: Roubo. O ladrão pode não ser preso ou condenado, mas ele não foge da justiça Divina. Por isso dizemos que Deus vê tudo. Não é necessária a vingança.

As consequências dos atos podem ser positivas, se os atos forem positivos. Ou podem ser negativas, se os atos forem negativos. Os atos podem ser desta vida ou de uma vida anterior.

Por isso a dor e o sofrimento não são castigos de Deus são apenas consequências de atos desta vida ou de uma reencarnação passada.

Ler a História – As Duas Árvores

Retornar à atividade inicial - cada criança tira um cartão da caixa, lê o nome do colega e faz com ele o que ele havia feito para o outro. Essa atividade visa que as crianças concluam que tudo o que fazemos aos outros, volta para nós mesmos.

Depois, cada evangelizando recebeu uma árvore e escolheu o que plantar e representará o fruto que colherá. Vejam a atividade no link "Colhendo o que Plantou".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!