segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Lei de Justiça, Amor e Caridade - Benevolência, Indulgência e Perdão

Essa aula é desse sábado (09/09/2017).

Logo que os evangelizandos começaram a chegar, antes de fazermos nossa prece inicial, eles conversaram entre eles comentando que íamos estudar a última lei de Deus, a Lei de Justiça, Amor e Caridade, foram até o cartaz fixado na parede da sala, e mostraram as mãos com as leis escritas, lembrando que a aula anterior havia sido Lei de Liberdade. Achei isso muito legal!




Então, depois da prece, ao iniciar a aula, pedi que me dissessem o que nós estávamos estudando: As Leis de Deus, foi a resposta, reforcei, "sim, estamos estudando as Leis de Deus, também chamadas de Leis Divinas, Leis Naturais e Leis Morais. 

Continuei "Hoje vamos estudar a última lei, quem sabe qual é?" Animados, responderam juntos "A Lei de Justiça, Amor e Caridade". Aproveitando o gancho expliquei que a Lei de Justiça, Amor e Caridade se resume em por o amor em ação, agindo como Jesus em todos os momentos da nossa vida:

Fui falando sobre cada um dos itens abaixo, questionando se eles sabiam o que cada um queria dizer, como podemos agir dessa forma e fiquei muito feliz com as respostas, em perceber o entendimento deles em relação a cada um, falaram de forma simples, usando sua forma infantil de falar, mas com o entendimento claro.

Com JUSTIÇA – respeitando os direitos dos outros, conhecendo bem as pessoas e os fatos antes de julgar, não fazendo com o outro o que não gostamos que façam conosco. Eles deram exemplos: não fazer fofoca, não dizer que foi o amigo que fez algo se não temos certeza.

Com AMOR – agindo como Jesus nos ensinou, vendo o outro como nos vemos, com o mesmo sentimento. Abraçando o amigo, não sendo egoísta.

Com CARIDADE – colocando amor em ação, fazendo o bem sempre, dando de nós e não somente coisas materiais. Ouvindo, emprestando o ombro, dando do nosso tempo para o bem do outro. Dividindo o lanche, dando um abraço quando o amigo estiver triste;

Com BENEVOLÊNCIA – usando a bondade e a boa vontade com todos que convivem conosco, em casa, na escola, na evangelização. Se oferecendo para ajuda o amigo sempre que ele precisar, e também em casa nas tarefas domésticas.

Com INDULGÊNCIA – sendo tolerantes diante das dificuldades e dos erros dos outros, aceitando o outro como ele é, pois ainda somos todos imperfeitos. Entendendo quando o amigo não quer falar, ou não ficando aborrecido quando ele grita com a gente.

Com PERDÃO – não ficando magoado quando alguém nos ofender, desculpando verdadeiramente os outros sempre. Quando o amigo pisa no nosso pé e não pede desculpas, a gente fala: Tá desculpado!

Gente, fiquei encantada!

Fazemos um link com a experiência com o arroz, basta clicar para ver a proposta da experiência. O resultado só na próxima semana.

Contamos então uma adaptação da história "A Margarida Friorenta" fazendo um teatrinho com os personagens.

Depois aplicamos a atividade "Que frio é esse?"

E finalizamos com "Meu Teatro de Dobraduras", cada um fez os quatro personagens da história em dobradura, fixamos em palitos, assim puderam levar para casa e contar a história para a família. Eles adoraram! Falaram que iam fazer em casa um jardim para servir de cenário.

Muito feliz com o resultado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!