terça-feira, 13 de junho de 2017

O Cantil da Alegria – É Importante Nutrir o Corpo e o Espírito

É muito interessante observar que nada acontece por acaso. Nosso trio de evangelizadoras estava com dúvidas sobre qual tema escolher para trabalhar nas aulas de tema livres dos dia 03, 10 e 17 de junho/17. 

Primeiro veio a ideia de usar o vídeo "A Grande Viagem" na preparação do resgate dos princípios básicos, e quando o vídeo estava sendo projetado na sala, tivemos a ideia, ao mesmo tempo, de trabalhar a história e alguns dos acessórios da maleta.

Quando fomos analisar o perfil dos nossos evangelizandos, observamos que grande parte deles tem dificuldade para se alimentar de forma saudável e de provar novos alimentos. Assim escolhemos o primeiro acessório, o Cantil da Alegria, que fazia referencia a nutrir o espírito.

Logo veio o tema principal da aula "É importante nutrir o corpo e o espírito". E as ideias foram fluindo para levar os evangelizandos a perceberem que o nosso corpo e o nosso espírito necessitam de bons alimentos para se manterem nutridos e saudáveis. E a aula ficou linda!

Iniciamos a aula relembrando que na semana passada, nós ouvimos a história do Beto, e vimos que quando reencarnamos, trazemos em nossos corações alguns acessórios que nos auxiliam em nossa evolução. E que nessa aula íamos falar sobre um desses objetos, o Cantil da Alegria. 




Mostramos o cantil para os evangelizandos e recordarmos: 
Para que serve mesmo o cantil? Para levarmos água quando vamos a um lugar que não sabemos se terá água. 
E a água é importante para o nosso corpo? Sim, pois se a gente não beber água, nosso corpo desidrata e ficamos doentes, podemos até desencarnar. 
Por que a alegria é um alimento importante para o nosso espírito? Porque assim como nosso corpo precisa de água, nosso espírito precisa de alegria para realizar tudo o que desejamos, pois quanto mais alegria nós tivermos, mais forte estaremos! 

Quem sabe o que é alimento? Alimento é tudo aquilo que ingerimos (comemos e bebemos). Depois que ingerimos, o nosso corpo processa os alimentos e os transforma em combustível que move o nossos músculos. Tudo o que ingerimos passa pelo processo de digestão e se transforma, parte vai ser usado como energia e outra parte será incorporada às nossas células e farão parte do nosso corpo para o resto da vida. Então precisamos ter muita atenção com os alimentos que ingerimos.

Com o nosso espírito acontece a mesma coisa, parte do alimento que ele recebe vira energia e outra parte se incorpora ao espírito e fará parte dele para o resto da vida, ou seja, infinitamente, pois o espírito é imortal. Quando frequentamos a evangelização, estamos alimentando nosso espírito, esse alimento vira energia que fortalece nossa vontade de fazer coisas boas, quando o que aprendemos o que estudamos aqui, esse aprendizado passa a fazer parte do nosso espírito, ninguém mais poderá tirar dele, pois vamos sempre fazer uso desse aprendizado em nossa vida.

E Jesus nos ensinou uma oração muito especial, o “Pai Nosso”, nessa oração tem um trecho que fala “o pão nosso de cada dia nos dai hoje”. Com isso, Jesus quis nos mostrar que precisamos alimentar todos os dias o nosso corpo e também o nosso espírito. Mas basta somente alimentar? Não, nosso corpo e nosso espírito precisam de uma boa alimentação para ficar bem nutridos. 
Vocês acham que qualquer água serve para ser bebida? Não, a água para ser bebida precisa ser livre de impurezas, filtrada, fervida. Mas se eu quiser eu posso abrir a bica e beber a água? Sim, posso, mas nessa água pode ter impurezas que irão me fazer mal, eu posso ficar doente. 

E em relação ao alimento, qualquer alimento serve para nutrir nosso corpo? Não, precisamos de alimentos saudáveis, podemos comer qualquer alimento, mas nem todos nos farão bem. 

Os ensinamentos de Jesus representam a água filtrada que nutri o nosso espírito, quando esteve entre nós Ele disse “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.” “Aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede". Os ensinamentos de Jesus também representam o alimento saudável que nutri o nosso espírito, quando esteve entre nós Ele disse “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome”. Ou seja, quando aprendermos seus ensinamentos, nunca mais faremos nada errado.

Assim como nós escolhemos qual alimento vamos comer para alimentar o nosso corpo, nós também podemos escolher qual o alimento vamos comer para alimentar o nosso espírito.




Por exemplo, quando comemos doces ficamos agitados, podemos ter dor na barriga e nossos dentes podem ficar careados. Quando vemos um filme de terror, ficamos com medo, não conseguimos dormir direito, temos pesadelos. 
Vamos ver se vocês entenderam? Aplicar a atividade abaixo.

Aplicamos então a atividade "Vamos Ficar Nutridos!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!