segunda-feira, 13 de junho de 2016

Dia do Meio Ambiente - 2º Ciclo

Na aula do segundo ciclo, a companheira Verônica Carvalhal aplicou a dinâmica do lixo, preparando antecipadamente a sala com papel picado, caixas vazias, sacolas e as cadeiras fora do lugar. Fizeram a prece inicial com a sala toda bagunçada e suja e no lugar da água fluidificada, ela fez um guaraná natural bem ralo simbolizando a água suja (rios poluídos).






Dando continuidade a dinâmica do lixo, propôs os seguintes questionamentos:

    Será que toda a natureza do nosso planeta é bem cuidada? O que vocês acham? Provavelmente, a maioria dos evangelizandos irão responder que não, pois há muita poluição, desmatamento, rios poluídos, queimadas, entre outras ações. Muitas dessas ações são causadas pelo próprio homem, que está acabando com a natureza e o ambiente em que vivemos.

    Como vocês acham que Deus se sente quando vê a bagunça que as pessoas fizeram com o maravilhoso mundo que Ele criou?
        
    Será que existem regras que devemos seguir para respeitar o meio ambiente natural em que vivemos? Citem algumas. Nesse momento, é importante verificar o que os evangelizandos já sabem sobre o assunto, pois, diariamente, os meios de comunicação trazem informações a respeito da ação humana sobre o meio ambiente e suas consequências. Incentivar os exemplos e comentários que os evangelizandos fizerem. Com certeza, essas experiências contribuem muito para um aprendizado significativo e se não prestaram atenção ainda nesses informativos, de agora em diante vão estar antenados quando o assunto surgir.

    É confortável ficar em um ambiente bagunçado e sujo?

    Como nos sentimos neste tipo de ambiente?

    Beber água poluída é legal?

    Quais os males que isso traz a nossa saúde?

O mesmo está acontecendo com nosso planeta, as geadas estão derretendo, os animas estão ficando extintos, os rios e lagos estão secando e a população já está sentindo esse efeito em São Paulo eles já estão a quase três anos vivendo em racionamento devido a seca dos rios.

Após a reflexão, fizeram juntos a limpeza da sala.

Elaboraram um cartaz sobre como devemos cuidar do nosso planeta, ela levou figuras direcionadas para o tema.

Foram aplicados alguns passatempos sobre como devemos cuidar do nosso planeta: jogo dos 07 erros, palavra cruzada e caça palavras 

E realizaram um trabalho de reciclagem - a confecção de um estojo reaproveitando rolo de papel toalha. 













aula foi finalizada com um relaxamento: pediu para que fechassem os olhos e pensassem que estavam numa linda floresta. Conduziu mentalmente os evangelizandos por uma trilha, dizendo como era cada lugar percorrido: lindas árvores, flores, animais, riachos, cachoeiras, folhas secas, insetos, répteis, anfíbios, enfim... tudo que a imaginação permitisse.
No final do passeio foi pedido para que todos observassem a beleza da natureza, reforçando que amá-la e preservá-la é o nosso dever. Ela está sendo destruída e quem perde somos nós, vamos fazer diferente e cumprir nosso dever. Vamos preservar o que Deus criou, vamos respeitar e cuidar com muito amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!