Narrar o seguinte
fato usando figura como apoio:
César, nas suas férias, ia para o alto de uma colina e lá
passava horas empinando uma pipa. Seu irmão menor olhava desde o momento em que
César começava a fazer sua pipa, prendia as varas, escolhia a linha adequada e
caprichava na rabiola. Depois, observava bem a direção do vento e... Soltava a
sua pipa, que ia subindo... Subindo... Até que, de tão alta, parecia um
pontinho no céu.
Seu irmão menor resolveu fazer o mesmo. Preparou tudo tal como
César fazia, subiu a colina, deu linha, mas... sua pipa não passava de alguns
metros do chão...
Perguntar “Se o irmão
menor preparava a pipa tal como César, por que a pipa não subia? O que poderia
estar acontecendo?”.
Ouvir as opiniões.
Lembrar que talvez o menino, por ser mais novo e menos experiente que seu
irmão, não soubesse utilizar-se o vento, avaliar se velocidade e direção do
vento eram favoráveis ao que ele desejava.
Explicar que vai
contar uma história de Jesus. (Levar um pano para envolver a cabeça e os
ombros, isso ajuda a fixar a atenção deles, e contar a história de pé,
circulando entre eles se for possível, usando a entonação da voz para chamar a
atenção para os pontos mais importantes da história).
Contar a passagem da multiplicação
dos pães, feita por Jesus.
Vocês sabem que as
pessoas sempre seguiam Jesus por onde Ele ia. Certo dia, Jesus estava num lugar
chamado Betsaida. Ele falava, passando
para todos os ensinamentos de amor: amor a Deus, amor ao próximo, amor a si
mesmo.
Já estava
anoitecendo e os discípulos começaram a ficar preocupados com toda aquela
multidão e pediram a Jesus, que falassem para todos voltassem para suas casas, mas Jesus disse: Deem vocês comida a eles. Só que os discípulos não tinham
alimento que pudesse alimentar tanta gente!
Os discípulos
começaram a andar pela multidão procurando por comida, mas o que encontraram
foi apenas 5 pães e 2 peixes... Aquilo era tudo o que tinham.
Jesus disse para o
povo se sentar, pegou os pães e os peixes, olhou para o céu deu graças por eles
e partindo os entregou aos discípulos que foram distribuindo para a multidão. (Nesse
momento podemos pegar um pão e entregar a uma das crianças e pedir que ela distribua
igualmente entre os outros. Esperar todos receberem o pão e comerem para
continuar.)
Todo o povo comeu
e ficou satisfeito.
(Retirar o
pano da cabeça e dos ombros) Explicar que cada um de nós possui uma energia boa em torno do corpo que
é capaz de ajudar os outros e até curar doenças, mas a nossa energia é tal como
a luz de uma vela: mais ou menos fraca, porque ainda fazemos muitas bobagens
(mentimos, brigamos como nossos irmãos, ficamos irritados) e temos pouco amor pelo nosso
próximo. Jesus, no entanto, possuía uma energia muito boa porque Ele era
perfeito e amava a todos. Sua energia era como a luz do sol: muito forte e
podia realizar coisas maravilhosas.
Jesus disse: EU
SOU O PÃO DA VIDA, AQUELE QUE VEM A MIM NÃO TERÁ FOME.
Na história o pão
é o alimento material que mata a fome do corpo, mas Jesus também oferecia o
alimento do espírito: Quando Jesus repartiu o pão, Ele colocou um pouco da sua
energia no pão, ajudando a saciar a fome. Ele também oferecia os seus
ensinamentos, que até hoje servem para alimentar o nosso espírito.
Depois da
história, fixar a ideia de repartir utilizando biscoito (maisena por exemplo).
Dar a cada evangelizando um biscoito, e orienta-los a dividirem seu biscoito com
quantos colegas quiserem. Depois que todos tiverem repartido, revelar que quem
dividiu irá ganhar outro biscoito inteirinho, para cada pedaço que dividiu com
o colega. Por exemplo: quem dividiu com um coleguinha, ganha mais um biscoito,
quem dividiu com dois, ganha mais dois e assim por diante, concluindo que sempre
seremos recompensados pelo bem que praticamos.
Atividade: Confeccionar a cesta com os pães.
Entregar uma folha com a imagem de uma cesta e pães.
Pedir que pintem a cesta e os pães.
Cortar a cesta e colar em outro papel, com o cuidado de colar somente as bordas
para a cesta ficar como um bolso, aberta na parte de cima. Cortar os pães e
colar em uma fita (pode ser linha ou barbante) um embaixo do outro, deixando um
intervalo pequeno entre eles.
O primeiro pão deve cobrir a ponta da fita, mas deve sobrar um pedaço da fita no final, pois vamos colar esse pedaço da fita que sobrou no fundo da cesta. Colocar os pães dentro dela, deixando o primeiro pão
com uma parte fora da cesta, assim quando retirarem o pão do cesto, os outros virão
junto, representando a multiplicação. Uma opção é escrever bons sentimentos nos pães, nas turmas em que os evangelizandos já souberem escrever, podemos fazer antes uma reflexão, motivando-os a pensarem nos sentimentos e virtudes que querem multiplicar.
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