quinta-feira, 2 de julho de 2015

Honestidade

Um homem está andando na rua, a mulher que está na frente dele mexe na bolsa e deixa cair uma nota de R$ 50,00. O que o homem deve fazer?

A mãe chega da rua e coloca uma sacola em cima da mesa e recomenda ao filho para não mexer. O filho observa que a sacola é daquela loja onde ela sempre compra chocolate para ele. A mãe entra no banheiro para tomar banho, o que o filho deve fazer?

A mãe avisa aos filhos para não lancharem sentado no sofá, mas sim sentados à mesa. A filha mais velha resolve lanchar vendo TV e deixa o copo de achocolatado virar bem no meio do sofá. Ela limpa, mas a mancha não sai. Quando a mãe pergunta o que aconteceu, o que ela deve responder?

Por que todos nós sabemos o que é certo e o que é errado? Porque as leis divinas estão impressas em nossa consciência, e, à medida que evoluímos, elas vão se tornando cada vez mais claras em nosso entendimento, como se uma voz nos falasse lá de dentro de nós mesmos, alertando-nos sobre o erro, sobre o perigo.

Mas o que é certo?  Certo é tudo aquilo que produz o bem, para nós ou para os outros, respeitados os direitos de cada um.

Nós sempre fazemos o que é certo?  Nem sempre, porém, ouvimos sempre a voz da consciência, mas nem sempre agimos em acordo com as Leis de Deus, preferindo o caminho errado. Poderemos usar este caminho errado para enganar o próximo, ou a nós mesmos, fingindo, dissimulando, roubando... E aí estaremos sendo desonestos.

A desonestidade, vai desde uma “mentira” aparentemente pequena, até grandes roubos. É uma imperfeição extremamente negativa, que pode levar a pessoa desonesta à enfermidade, ao desequilíbrio. Isto porque não conseguimos agir contra nossa própria consciência durante muito tempo, sem pagar o preço do remorso. Depois do nosso arrependimento, vem a reparação, que geralmente é com muito sofrimento.


Se desejamos, portanto, ter a consciência tranquila, preservarmos nossa saúde física, mental e espiritual, jamais deveremos agir com desonestidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!