segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Pequeníssimos Seareiros do Encontro de Trabalhadores do CEM


Apresentamos o tema escrito numa cartolina e lemos para eles. Perguntamos se sabiam o que quer dizer "seareiros" e explicamos o significado dessa palavra inserida na frase-tema do encontro. 


Seareiro - aquele que cultiva uma seara.
Seara - agremiação; grupo de pessoas que seguem os mesmos princípios morais.

Mostramos uma imagem de seara. 



Perguntamos se lembravam-se o nome de algum trabalhador citado quando ainda estavam no salão principal junto com os adultos.

Nossos Seareiros!


Pequenos e Pequeníssimos

Usamos silhuetas humanas cortadas em papel pardo, para representar os trabalhadores encarnados e cortadas em papel sulfite branco para representar os trabalhadores desencarnados. O evangelizando citava o trabalhador, recebia uma silhueta e colava na seara.







Fazemos comentários sobre os patronos do nosso grupo, Sr. Elviro e Sra. Hilda, que foram trabalhadores da casa e agora estão desencarnados e foram escolhidos porque, o Sr. Elviro foi evangelizador e implantou a Mocidade em nossa casa, e a Sra. Hilda porque foi evangelizanda dele e depois se tornou evangelizadora também.

Depois contamos a história "A Formiguinha Orgulhosa" usamos as imagens dos personagens presas em nossas blusas.

Após a história, fizemos perguntas para verificar o entendimento da história. A pergunta foi direcionada a um evangelizando, que respondeu, escolheu uma figura  e colou no cartaz.


Perguntas:
1. Como Fifi gostava de se sentir? – Ela gostava de se sentir importante.
2. Fifi achava que carregar folhas para abastecer o formigueiro era uma tarefa importante? – Não, ela achava que era uma tarefa comum demais.
3. Fifi achava a tarefa de organizar as folhas importante? – Não, ela achava que era uma tarefa muito chata.
4. O que Fifi pensava que acontecia quando ela não ia fazer suas tarefas? – Fifi achava que teria outra formiga para fazer a tarefa dela.
5. Por que Fifi achou que a tarefa de sentinela era uma tarefa importante? – Porque todos poderiam vê-la ao entrar ou sair do formigueiro e ela ainda poderia dar o alarme em caso de perigo.
6. Fifi gostou de ser sentinela? – Não, ela logo achou chato ficar parada sem ter muito o que fazer.
7. O que aconteceu quando Fifi dormiu? – Fifi sonhou que o formigueiro era atacado pelo Tamanduá e que a formiga rainha ficava zangada com ela.
8. O que Fifi aprendeu com o seu sonho? – Fifi aprendeu que quando assumimos uma tarefa, temos que ser responsáveis, pois toda tarefa é importante.
9. Fifi mudou? – Sim, ela se tornou responsável, não falta mais sem avisar e até realiza outras tarefas no formigueiro.

Figuras usadas

Cartaz finalizado

Apresentamos a letra da música "A Formiguinha (faixa 7 do CD Evangelização em Notas Musicais 1 - da FEB)" colada em 1/4 de papel pardo.



Ouvimos a música algumas vezes, a partir da segunda vez pedimos que os evangelizandos cantassem a música enquanto ouviam e depois pedimos que cantassem mais algumas vezes sem que a música estivesse tocando.

Entregamos ¼ de papel A4 para cada evangelizando e pedimos que se desenhassem. 





Quando terminaram, colocamos sobre a mesa várias imagens referentes ao que diz a letra da música: formiguinha trabalhando, formiguinhas trabalhando juntas, crianças praticando ações que demonstrassem fraternidade.









Deixamos que escolhessem, mas pedimos que dissessem o motivo da escolha, então colaram ao redor da letra da música montando um cartaz, depois que o cartaz estava montado, colaram a si mesmo no cartaz, nesse momento a evangelizadora explicou que, como Seareiros da Verdade, devemos trabalhar, ajudar e ser fraternos como a música nos ensina.



Brincamos com o jogo da memória "Em que Posso Ajudar?"

Perguntamos o que entenderam do estudo apresentado. Se conseguiram perceber a importância de cada de nós na seara de Jesus.


Explicamos que uma de nossas transformações é lembrar que a limpeza do ambiente é de uma só pessoa mas a conservação é todos e que devemos praticar essa ação renovadora e voluntária. 

Como ainda sobrou um tempinho, pedimos para desenharem o que mais gostaram de fazer.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!